TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Negociação e Administração de Conflitos

Por:   •  15/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.537 Palavras (11 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 11

FGV - FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FAN – Faculdade de Administração e Negócios

DIOGO LEITE

FABIANA CARRILHO SIMOES

ROSÂNGELA

TÍTULO: NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS – GP11

MACEIÓ

2019

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

1.1.        OBJETIVOS DO TRABALHO:        3

1.2.        O Sócio        3

1.3.        RESUMO DA SITUAÇÃO EM ANÁLISE:        4

2.        DESENVOLVIMENTO        4

2.1.        DETALHAMENTO DA SITUAÇÃO:        4

2.2.        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA:        6

2.3.        INTERPRETAÇÃO DO CASO EM ANÁLISE:        8

3.        CONCLUSÃO        9

4.        REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÃO

  1. OBJETIVOS DO TRABALHO:

Este trabalho tem como objetivo principal a análise de caso real exibido em um programa de reality show original dos Estados Unidos da América. O sócio é um programa produzido pela rede de TV Americana CNBC e exibido pelo canal History. Este programa é comandado por um grande empresário americano que ajuda os negócios a se recuperarem financeiramente. A análise desenvolvida neste trabalho é focada no processo de negociação  entre o bilionário Marcus Lemonis que entra na realidade de uma empresa familiar de móveis a fim de salvar o negócio.

Durante o processo de análise de negociação, serão abordados os conceitos em todas as etapas do processo de negociação, além disso, as estratégias adotadas para o acordo serão discutidas a fim de realizar uma análise crítica fazendo um link com o resultado da negociação.

Como objetivos finais, este trabalho visa mensurar a eficiência e a eficácia do resultado alcançado pelas partes envolvidas no processo em análise, levantando os pontos principais do processo e como estes influenciaram no resultado. Também é parte integrante da conclusão uma possível sugestão para a negociação caso seja identificado que alguma das partes não obteve o benefício ideal.

Os materiais disponibilizados para estudo e os conhecimentos adquiridos em sala de aula serão utilizados como base para a análise detalhada da negociação discutida neste trabalho.

  1. O SÓCIO

O Sócio é um programa de reality show exibido na televisão americana que estreou em 30 de julho de 2013 e se encontra no ar até hoje pelo canal History. O programa de grande sucesso nos Estados Unidos e um dos mais caros começou a ser exibido no Brasil pelo canal Band TV.

No programa, o bilionário Marcus Lemonis investe dinheiro nos negócios com problemas financeiros, ou seja, são negócios que estão à beira da falência e com uma série de problemas estruturais, sendo de pequeno e médio porte. Um ponto importante é que o empresário só traz negociações com potenciais em que é possível reverter a situação financeira. Nos episódios exibidos, o grande empresário entra em conflito com os representantes das empresas com problemas financeiros mostrando que está lá para mudar a situação e propor as mudanças necessárias independentemente do que os representantes pensam ou estão acostumados a fazer.

Abaixo podemos ver o formato do programa que é simples e objetivo.

  1. Marcus Lemonis conhece o negócio e suas instalações;
  2. Marcus Lemonis entende as dificuldades da empresa;
  3. Marcus Lemonis oferece sua proposta;
  4. Os Sócios analisam e apresentam suas contra-propostas;
  5. As partes negociam; e
  6. As partes fecham um acordo.

A descrição apresentada acima é uma representação geral do formato do programa e a mesma pode apresentar algumas variações a depender dos interesses e das opções fornecidas pelas partes. De uma forma geral, o programa acontece por meio de diálogos em que as partes trocam informações, negociam, fecham acordos e os colocam em prática.

As propostas apresentadas pelo bilionário envolvem, de forma geral, um investimento inicial em dinheiro e uma participação como sócio, em porcentagem, na empresa com problemas financeiros.

  1. RESUMO DA SITUAÇÃO EM ANÁLISE:

Para alcançar o escopo principal deste trabalho, foi escolhida a situação exibida no primeiro episódio da sétima temporada do programa O Sócio.

Marcus Lemonis conhece os negócios de uma empresa familiar de móveis chamada Pacif a pedido da filha do dono, um senhor de idade que se dedica 7 dias na semana para o trabalho de fabricação de móveis.

O Sócio fará uma proposta de acordo com a situação do negócio visando auxiliar nos processos e suas eficiências. A proposta tem o objetivo de salvar a empresa e criar sociedade com outra empresa já recuperada por Marcus de móveis que fica localizada em Miami.

Diante das condições apresentadas, as partes devem realizar negociações com concessões mútuas até definirem o melhor acordo para todos.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. DETALHAMENTO DA SITUAÇÃO:

Conforme introduzido no item 1.3, a situação apresentada ocorreu no primeiro episódio da sétima temporada do programa O Sócio.

A Pacif é uma empresa familiar de móveis de médio porte. A Pacif está há muitos anos no mercado, tendo uma história atendendo principalmente o mercado de hotelaria. O dono da empresa já é um senhor de idade que passa por problemas de saúde, mas sempre dedicou sua vida ao trabalho na empresa. Sua filha, que hoje o ajuda na administração e é designer está preocupada com a situação financeira da empresa. A filha já ajudou inclusive no último ano colocando dinheiro na empresa para salvar a situação financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (723.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com