TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Rede de Computadores

Por:   •  12/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Atividade 3 – Prática 2 - Instalando o Sistema Operacional Debian 9

Olá! Estudante,

[pic 2]

https://www.debian.org/logos.

            Como estão as interações no fórum? Muitas descobertas? Espero que sim, pois a troca de ideias e o compartilhamento do conhecimento possibilita o desenvolvimento de muitas habilidades que precisamos ter enquanto profissionais de TI. E,  dando continuidade ao nosso aprendizado sobre Sistemas Operacionais de REde, convido-o a praticar mais um pouco, a partir da instalação do Sistema Operacional Debian 9. Acredito que você já deve ter ouvido falar nele, pois ele constitui a base para outros sistemas baseados em Linux, como por exemplo o Ubuntu. Para realizar a configuração, siga corretamente as orientações descritas abaixo.

Instruções:

  1. Assista os vídeos Como instalar o Debian GNU/Linux 9.8 e Debian 9 - Visão geral;

  1. Escreva um breve relatório de no máximo uma página, com base nas questões abaixo:

  1. Porque este sistema operacional é chamado de "GNU/Linux" e não apenas "Linux"?
  2. O Debian Linux pode ser instalado utilizando o LVM do Linux, com criptografia. Qual a importância disso?

RESPOSTAS

  1. Muita gente não vê diferença nenhuma, mas há sim. O termo gera sempre muita briga, mas a verdade é que analisando as documentações do projeto GNU e Linux, tudo faz sentido. Como falei antes, o Linux é o software todo especial que se comunica com o hardware do seu computador e o GNU é o método que todos nós temos para nos comunicar com o Linux, ou seja, com o Linux Kernel. Eis que somando o Linux que é o Kernel, o software especial que se comunica com o hardware, seguido pelas ferramentas que usamos para nos comunicar com o Linux (Kernel), temos a soma e o resultado é o GNU/Linux. Parece meio complexo mas não é. Em resumo, o GNU é responsável por toda uma cadeia de ferramenta que possibilitam o desenvolvimento de programas para o Linux. Um exemplo prático de um grande software GNU é o GNOME quem vem a ser GNU Network Object Model Environment. Temos também o GIMP Programa de Manipulação de Imagem GNU. Todas essas ferramentas que citamos não são desenvolvidas pela Linux Foundation, não há nenhum vínculo com o Linus Torvalds e é justamente isso que aborrece muita gente. Então, perceba que os softwares são desenvolvidos por ferramentas GNU e o Linux Kernel ou Linux são coisas diferentes, ainda que se juntem e formem o nosso precioso sistema operacional.
  2. COMO O LVM FUNCIONA? Conforme dito no início do artigo, o LVM é um gerenciador de volumes lógicos (usados em substituição ao esquema convencional de partição). Logo, em vez de formatar uma fração do disco rígido, o LVM cria unidades abstratas dentro do HD, mesmo que ele esteja alocando arquivos e sistemas. Na prática, o programa cria um bloco que tem a função de disco rígido (mais próximo de um disco dinâmico), o qual armazena grupos de volumes cuja capacidade é configurada pelo usuário. Por fim, volumes lógicos são acrescentados aos grupos para que eles armazenem dados. Mas o que os recursos do LVM representam em termos de benefícios? Abaixo, elenquei os principais deles. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS VANTAGENS DO LVM? Quando se tem um conjunto de volumes lógicos para manipular o espaço de disco, é certo que diversas vantagens ficam à disposição do usuário — vejamos três delas.

Boa produção!

Para o envio desta atividade, deve ser criado um arquivo em formato DOC ou DOCX e enviado para avaliação. O arquivo deve ser salvo com o padrão de nome “SeuNome_At3” (ex: João da Silva_At3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (147.6 Kb)   docx (84.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com