TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Seis Sigmas

Artigos Científicos: Trabalho Sobre Seis Sigmas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 7

1- Quais foram os principais fatores que facilitaram o desenvolvimento da proposta de BSC?

Uma análise de 10 escalas de estudos de estratégia, apresentadas por Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), da Escola do Design, na qual se tem a formulação da estratégia como processo de concepção, até Escola de configuração, em que a estratégia é vista como um processo de transformação, a ênfase é dada mais a formulação que a implementação da estratégia leva as empresas a desinformação do quanto da estratégia esta sendo implementada e se as ações desenvolvidas estão efetivamente contribuindo para o alcance dos objetivos estratégicos da empresa e, consequentemente, para um bom desempenho empresarial (Galas, 2004).

Preocupado com a avaliação dessa performace, o instituto Nolan Norton, em 1990, patrocinou um estudo em diversas empresas , visando medir esse desempenho. Acreditava-se que os métodos de avaliação de desempenho empresarial, em geral apoiado por indicadores contábeis e financeiros, estavam obsoletos (Kaplan; Norton, 1996). Desse estudo, surgiu o Balanced Scorecard (Galas, 2004).

Independente de como a estratégia da organização é formulada, ou seja, da escola de estratégia seguida pela organização, o BSC complementa o planejamento, pois traduz a missão e as estratégias das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica (Kaplan; Norton, 1997).

O que permite o acompanhamento e o fator tem avaliação da implantação das estratégias. Outro fator tem reforçado a necessidade da gestão estratégica: o aumento da importância dos ativos intangíveis, pois durante a era industrial, predominavam sistemas de controle financeiro cujo objetivo era facilitar e monitorar a alocação eficiente de capital físico e financeiro, ou seja, dois ativos tangíveis, ppara a obtenção de vantagens competitivas. Com o advento da era da informação, no entanto, a alocação eficiente desses ativos não é mais suficiente para obter e manter essa vantagem. A gestão dos ativos intangíveis tornou-se mais decisiva para a competitividade das empresas que a gestão dos ativos tangíveis.

2- Qual é a definição de BSC e qual é o seu principal objetivo como ferramenta de gestão?

BSC é um sistema de gestão estratégica que se propõe a ajudar as empresas a traduzirem suas estratégias em ações.

O objetivo é compreender tabto o ambiente externo (político, econômico, social e tecnologia), quanto o interno (funcionários, clientes, fornecedores) para que consiga estabelecer estratégias competitivas eficientes que façam manter ou superar sua participação no mercado.

3- Quais são os quatro passos do processo de BSC ?

Kaplan e Norton (2000) identificam quatro passos na implementação do BSC: esclarecer e traduzir a visão (posição futura, como a empresa quer ser reeconhecida no mercado) e a estratégia, comunicar e criar vinculações, planejar e estabelecer metas e aprender a receber feedback (retorno) estratégico.

O primeiro passo procura desenvolver um entendimento da missão e da estratégia, na busca de suas metas. Dado que as afirmações feitas na missão tendem a ser vagas, ela deverá ser traduzida em objetivos específicos e, em seguida, será desenvolvida uma estratégia que use os pontos fortes da organização. Após o desenvolvimento do BSC, como parte do segundo passo, cada unidade estratégica determina suas medidas para o Scorecard, implementando o processo de comunicação e de ligações, em que os administradores consideram os fins estratégicos de suas unidades dentro dos objetivos organizacionas . Em seguida, os administradores definem metas e orçamentos e, no quarto passo, recebem feedback das estratégias das unidades de negocio e da organização, ao avaliar seus desempenhos com relação as medidas do scorecard.

4- Quais são as quatro perspectivas dos indicadores de desempenho de BSC?

Para traduzir a missão e a estratégia em objetivos e medidas, o BSC é estruturado em quatro perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.

Perspectiva financeira: os indicadores dessa perspectiva mostram se a estratégia de uma empresa, sua implementação e execução estão contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros. Dessa forma, os objetivos e medidas das outras três perspectivas têm como foco os objetivos financeiros definidos na perspectiva financeira. Qualquer medida selecionada deve fazer parte de uma cadeia de relações causa e efeito, que culminam com a melhoria do desempenho financeiro (Galas, 2004). O BSC para a implementação da estratégia, leva em consideração os objetivos financeiros de longo prazo e relaciona-os com ações que precisam ser tomadas em relação as demais perspectivas, para que o desempenho econômico seja alcançado.

Perspectiva dos clientes: Para Herrero (2005), a perspectiva dos clientes do BSC traduz a missão, visão e a estratégia da empresa em objetivos específicos para seguimentos focalizados que podem ser comunicados a toda organização. Além disso, permite a clara identificação e avaliação das propostas de valor dirigidas a esses seguimentos. Isso permite a identificação de seguimentos de clientes e mercados em que a organização atuara bem como, as medidas de desempenho da organização nesses seguimentos-alvo. Dessa perspectiva, normalmente, adotam-se medidas essenciais que indicam se uma estratégia foi bem formulada e bem implementada, tais como, nível de satisfação do cliente, índice de retenção do cliente aquisição de novos clientes, lucratividade dos clientes e participação nos seguimentos-alvo (Galas, 2004).

Fazendo uma ligação com aspecto financeiro, numa relação de causa e efeito, a perspectiva permite que os gerentes das unidades de negócio articulem as estratégias de clientes e mercados que proporcionaram maiores lucros financeiros futuros (Kaplan: Norton, 1997, p.27).

Perspectiva dos processos internos: é a analise dos processos internos da organização, incluindo a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade (Herrero, 2005). Esse recurso possibilita, aos executivos, a identificação dos processos internos que são críticos para a organização e nos quais, por isso, deve- se ter excelência. Portanto, as medidas dos processos internos estão voltadas para aqueles que permitem á organização: atrai e reter clientes em seguimentos-alvo de mercado e satis

Fazer as expectativas dos acionistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com