TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho acadêmico melasma unopar

Por:   •  10/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        melasma        3

2        causas        4

2.1        dados:        5

3        CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7

ANEXOS        8



  1. MELASMA

                                 O melasma, também chamado de cloasma, é um tipo de mancha amarronzada que surge principalmente na face. Ocorre com frequência em mulheres, especialmente nas de pele mais morena, nas áreas como pescoço, colo e braços também podem ser acometidas. Alguns hábitos femininos, como depilação constante do buço e rosto com cera quente pode influenciar no aparecimento dessas manchas acastanhadas Quando estas manchas ocorrem durante a gravidez, recebem a denominação de cloasma gravídico. No texto a seguir abordaremos as respostas de uma pesquisa com cinco clientes afetadas pelo melasma.


  1. CAUSAS

                       A etiologia da doença, reune inúmeros fatores envolvidos como influências genéticas, exposição à radiação ultravioleta, gravidez, menopausa, terapias hormonais, anticoncepcionais orais, cosméticos e outros. Sendo que a predisposição genética e exposição às radiações solares, ganha maior destaque quando relacionados aos fatores envolvidos. O seu surgimento geralmente está relacionado à gravidez ou ao uso de anticoncepcionais hormonais (pílula), terapia de reposição hormonal pós-menopausa e distúrbios da tireóide e tem como fator desencadeante a exposição da pele ao sol. Quando estas manchas ocorrem durante a gravidez, recebem a denominação de cloasma gravídico. Alguns hábitos femininos, como depilação constante do buço e rosto com cera quente pode influenciar no aparecimento dessas manchas acastanhadas. .O que ocorre é que os melanócitos (células da pele responsáveis pela produção de melanina, substância que dá a cor da pele) das áreas manchadas começam a trabalhar exageradamente sobestímulos normais, produzindo melanina em excesso, causando escurecimento localizado da pele. O melasma é uma dermatose muito comum, principalmente entre o grupo feminino, e muito importante, pois se trata de um problema que afeta de forma profunda a estética do rosto e consequentemente a auto estima feminina. São observados períodos de remissão parcial durante o inverno e períodos de exacerbação durante o verão, sendo que as lesões podem surgir abruptamente em decorrência da exposição solar intensa ou de forma gradual, pela exposição constante.

 

Foram realizadas entrevistas com 5 mulheres afetadas pelo melasma e a seguir estaremos abordando os resultados obtidos pelas integrantes do grupo.

Foram obtidos os seguintes dados:

 todas as entrevistadas são donas do lar e 4 das 5 mulheres tem apenas o ensino fundamental, a renda mensal de um salário mínimo todas apresentam manchas amarronzadas na pele o chamado melasma e também cloasma de todas as entrevistadas a maioria delas afirmam nao usar protetor solar regularmente. Elas afirmam ter percebido o aparecimento das manchas após a gestação e todas ela tem outros casos na família. Elas disseram não ter uma alimentação muito balanceada e acham que a alimentação pode sim estar ligada a discromia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com