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Trabalho de Antropologia Autores Clássicos

Por:   •  26/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  99 Visualizações

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Trabalho de Antropologia

Autores Clássicos

Professora: Renata Albuquerque

Alunas:

Caroline Aguiar

Isabella Lacreta

Maria Clara Beltrame

 

São Paulo, 02 de maio de 2019

EVOLUCIONISMO CULTURA. - Morgan, Tylor e Frazer

Partindo da ideia de que desde sempre na evolução humana e do mundo,  um caminho único, linear e progressivo. O evolucionismo parte do método comparativo, que baseasse em fenômenos semelhantes independente do contexto interno de cada sociedade.

Em aula, analisamos em parte o texto: ‘Evolucionismo Cultural: Textos de Morgan, Tylor e Frazer’, escrito por Celso Castro. No texto, são retratadas as biografias dos três antropólogos, falando a visão de cada um sobre o tema.

Para Morgan, tudo começou quando conheceu um Índio em uma livraria e o mesmo lhe convidou para conhecer algumas pessoas, que eram chamados de chefes de sua tribo, com o tempo, os Índios começaram a passar informações para Morgan, de como era a organização deles, as estruturas de tribos e clãs e até ensinaram algumas palavras da língua deles. Ele, ficou tão interessado sobre o assunto, que foi nomeado como guerreiro Seneca do clã do Falcão, existiam alguns rituais onde o mesmo não podia participar, o antropólogo gostava de analisar esses povos, da forma mais pura e cura, sem deixar com que eles fossem de alguma maneira, influenciados pelos ‘’civilizados’’. Com o tempo, Morgan, publicou um livro, que falava sobre sua vivencia com os Iroqueses e tinha como objetivo principal, "encorajar um sentimento mais bondoso em relação aos índios, baseado num conhecimento mais verdadeiro de suas instituições civis e domésticas, e de suas capacidades de futura elevação.". Além desse livro, ele apresentou um trabalho onde também, falava sobre as principais características da sociedade Iroquesa, enfatizou o sistema de parentesco, que seria basicamente, aquele que teria uma figura que classifica o parente: ex: irmão. Ele acreditava que o mesmo sistema de parentesco dos Iroqueses, era encontrado em tribos norte-americanas, que acabaria então, provando sua origem comum, até mesmo, provar relações com varias partes do mundo se fossem estudadas. Realizou também alguns questionários para saber sobre os povos nativos e o sistema parentesco, de diversos continentes e também fez algumas viagens de estudo de campo, tudo isso para aprimorar seus estudos.

Morgan desenvolveu também, alguns ‘’fatos’’ classificatórios que são eles: a subsistência; o governo; a linguagem; a família; a religião; a arquitetura; a propriedade. Esses fatos o ajudaram a caracterizar certo período étnico e fazendo a diferenciando uns dos outros. Com isso, ele designou três períodos: A selvageria, a barbárie e a civilização. Onde, a bárbara e a selvagem são consideradas irracionais, inferiores e não desenvolvidas.

Existem outros dois antropólogos que partiam do mesmo ponto de vista evolucionista eram eles: Edward Burnett Taylor e James George Frazer

CULTURALISMO. - Franz Bouas

Franz Boas fez uma crítica aos antigos métodos e sugeriu novas regras para aquele método amplamente utilizado pela Antropologia em sua época: o método comparativo. Desapontado com os resultados pouco estáveis apresentados pelas pessoas que o utilizavam, Boas opta pela segurança de seu método.

Ele acredita que, mesmo que tenham duas ou mais qualidades étnicas entre uma tribo, elas não são, obrigatoriamente, naturais das mesmas causas, que podem ser tanto internas de condições psicológicas, quanto externas, firmadas no meio em que elas vivem. Características étnicas podem aparecer em diversas tribos de diferentes formas. Para entender o estudo antropológico, ele se direciona no sentido de mostrar como esses fenômenos modificam essas ideias. Alguns dos objetivos da pesquisa antropológica é um esforço de descobrir os passos pelos quais certas fases culturais se desenvolveram.

Franz concorda com a influência de fatores externos, mas não acha que as condições geográficas sejam cruciais para a cultura, considerando que similaridades culturais de povos que vivem sobre as mesmas condições poderiam ser mais bem explicadas pelo começo da difusão cultural.  

O culturalismo, parte do individual para o todo, estudar e entender as sociedades é analisar e entender empiricamente cada cultura e cada especificidade.

MALINOWSKI – FUNCIONALISMO

“O funcionalismo procura explicar aspectos da sociedade em termos de funções realizadas por instituições e suas consequências para a sociedade como um todo. (Malinowski) ”

“Cada sociedade deve ser estudada em si de forma particular e isolada e não em comparação com outras sociedades. (Malinowski) ”  

Malinowski rompe uma tradição e funda um método de pesquisa cientifica por excelência. Ele acredita que só é possível fazer pesquisa antropológica indo a campo, que é necessário ter contato com a cultura para descreve-la. E não apenas fazendo as pesquisas de gabinete, como eram citadas, ele acredita que as experiências precisam ser vividas em primeira pessoa.

Malinowski usa como metodologia a etnografia e acredita que o etnógrafo deve observar uma determinada cultura, e que estar “lá”, faz parte do trabalho do antropólogo. Como citado em aula, é preciso coletar: Dados e manifestações concretas, como roupas, uniformes (Esqueleto da Sociedade). Dados imponderáveis da vida cotidiana, que são os dados observados (Carne e o sangue da sociedade). E as palavras e opiniões dos nativos, o que eles acham e falam (O espirito da Sociedade).

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