TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Estagio Curricular

Por:   •  26/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  7.739 Palavras (31 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1][pic 2][pic 3]

 

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DA VISITA A ESCOLA        5

2        RELATO DA LEITURA OBRIGATÓRIA        7

3        RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE        9

4        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        11

5        PROPOSTA DE ATIVIDADE UTILIZANDO RECURSO DIDÁTICO DE APOIO ESPECÍFICO PARA A ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS        13

6        RELATO ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        15

7        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        17

8        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        19

9        RELATO DA OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM AULA        21

10        RELATO DA OBSERVAÇÃO        23

11        PLANOS DE AULA        25

12        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        28

13        REGÊNCIA        29

14        RELATO DA REGÊNCIA        31

15        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        33

CONSIDERAÇÕES FINAIS        34

REFERÊNCIAS        36

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade à distância, da Universidade Pitágoras Unopar para cumprimento das disciplinas Estágio Supervisionado II no ensino médio. O estágio foi realizado na Associação Educacional Santa Marcelina/ Escola Marcelo Candia – Susede I, no período de 24 de agosto a 29 de setembro de 2022, nos 1º anos do ensino fundamental.

O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática, sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

        A educação nos dias atuais é considerada como uma das maiores influências para a evolução da cidadania, e em consequência desse aumento é evidente o avanço do país em todos os sentidos.

        Nas atividades desenvolvidas no decorrer do estágio de Observação foram observadas a da prática docência da professora Karen Nicole, como também a análise crítica, da situação de ensino/aprendizagem da Matemática nos 1º anos do ensino médio, com a intenção de relacionar tudo que o que foi visto por mim, no que diz respeito as experiências vividas durante o estágio de observação e regência.

         Desse modo, a observação é um instrumento que nos permite realizar uma análise da metodologia, que nos compete a partir das observações, que visa conhecer as normas e regras de funcionamentos que regem a aula, adaptando ao ambiente da qual serão postas em prática como: a dinâmica, a comunicação, a interação entre o aluno e professor, para o desenvolvimento do ensino- aprendizagem de Matemática.

O desafio para nós estudantes de licenciatura em matemática é mudar a forma de pensar e de ensinar matemática. O estágio possibilitou um repensar da educação matemática, um trabalho reflexivo de nossas práticas diárias em sala de aula, se estão sendo eficazes para o ensino aprendizagem ou somente uma mera rotina.

  1. RELATO DA VISITA A ESCOLA

A escola campo que escolhi para realizar o estágio, foi a Associação Educacional Santa Marcelina/ Escola Marcelo Candia – subsede I, me impactou desde o primeiro encontro e isso por diversas razões. Logo de início, ao adentrar os portões, me deparei com um ambiente alegre, colorido, e visivelmente bem cuidado, ao qual já tinha conhecimento de como era, pois meus filhos já tinham estudados em outras unidades da rede e o funcionamento era muito semelhante em todas as escolas. Em contato com as profissionais, dentre elas as professoras, as porteiras, a coordenadora e a vice-diretora, fiquei com uma sensação de que trabalhavam felizes e cuidando de tudo ali como se fosse a “sua própria casa”, que logo esta que se confirmou nos encontros subsequentes, em todo período de observação de meu estágio.

Ao fazer o primeiro contato com a escola, fui recebida muito bem recebida pela vice-diretora, a Sra. Rozângela Coutinho, logo pude identificar que a escola incentiva e valoriza a presença de estagiários, pois entende que acolhendo esses alunos estagiários é que a escola poderá colher os frutos no futuro, já que esses alunos quando formados podem para lá voltar na condição de professores.

Desde o primeiro momento, a diretora e a coordenadora deixaram-me a vontade e se colocaram à disposição para me oferecer apoio e me ajudar nas atividades do estágio. Após a recepção, expliquei quais atividades pretendia desenvolver e solicitei um professor de matemática, que seria o responsável pelo meu acompanhamento no período do estágio. Fui então apresentado à professora Karen Nicole, que me recepcionou muito bem e demonstrou muita boa vontade em me orientar, e partilhou um pouco das atividades desenvolvidas com os alunos e me apresentou a sala dos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.1 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com