TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento e desenvolvimento

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.536 Palavras (11 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO.............................................................4

2.2 PLANEJAMENTO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO        5

2.3 TIPOS DE TREINAMENTO        5

2.4 DINÂMICAS DE GRUPO, JOGOS APLICADOS EM TREINAMENTOS E SUAS VANTAGENS...............................................................................................................6

2.5 AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DE UM TREINAMENTO.................................6

2.6 RESPONSABILIDADES NA OCORRENCIA DE UM ACIDENTE DE TRABALHO GRAVE OU FATAL......................................................................................................7

2.7 PPRA......................................................................................................................7

2.8 PCMSO..................................................................................................................8

2.9 LIDERANÇA...........................................................................................................8

2.10 AUTORIDADE FORMAL......................................................................................8

2.11 AUTOCRACIA......................................................................................................9

2.12 DEMOCRACIA.....................................................................................................9

2.13 LIDERANÇA CARISMÁTICA...............................................................................9

2.14 LIDERANÇA TRANSACIONAL...........................................................................9

2.15 AÇÕES DESENVOLVIDAS PELAS EMPRESAS.............................................10

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

4 REFERÊNCIAS        12



  1. INTRODUÇÃO

Nesse trabalho interdisciplinar vou abordar um pouco sobre a importância do treinamento e desenvolvimento, treinamentos que podem ser utilizados pelas empresas, dinâmica de grupo e jogos aplicados em treinamentos, avaliação dos resultados dos mesmos. Também vou abordar sobre o planejamento de um programa de saúde e segurança no trabalho, a importância  do PPRA e do PCMSO, programas que devem contar com a participação dos gestores na sua elaboração, para que os mesmos possam explicar e exigir que os trabalhadores o cumpram, e ainda sobre definição de liderança, autoridade formal, autocracia e democracia, liderança carismática, liderança transacional e também sobre as ações desenvolvidas pelas empresas para articular as áreas de treinamento e desenvolvimento.         

Uma associação de habilidades e métodos, políticas técnicas e práticas de grande importância para os Gestores de Recursos Humanos, pois através delas podem administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano.


2.DESENVOLVIMENTO

Nos dias atuais cada vez mais percebemos que o mercado de trabalho é um meio dinâmico e está em constante processo de mudança, sempre mais competitivo e desafiador para as organizações. Com tantos processos no mercado de trabalho cada vez mais ouvimos falar de treinamento e desenvolvimento, embora ambos façam parte do processo de aprendizado dentro de uma organização existe uma diferença entre eles que serão apresentadas a seguir.

.

2.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

A palavra treinamento é utilizada para referenciar todo esforço que as organizações fazem para estimular o aprendizado dos funcionários.

É um processo educacional através do qual as pessoas aprendem conhecimentos relativos ao trabalho, desenvolvendo habilidades conforme os objetivos definidos.

O objetivo do treinamento é contribuir para a realização das metas organizacionais. Segundo Chiavenato 1999.p.20, “treinamento significa o preparo da pessoa para o cargo, o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem”.

O desenvolvimento é utilizado para a ampliação de habilidades dos funcionários, fornecendo subsídios para o aumento da responsabilidade e para tomada de decisão. O desenvolvimento está relacionado com o crescimento individual, ele deve ter o principal objetivo de promover as pessoas naquilo que sentem mais propensas a fazer, crescendo e tornando-se mais fortes individualmente.

Segundo Chiavenato 1999.p.20 “A área de desenvolvimento se aproxima mais da educação que é o preparo da pessoa, da vida, para a vida e pela vida”, ou seja, treinamento é uma ação de recursos humanos pontual e desenvolvimento é uma ação mais voltado para o futuro do trabalhador dentro da organização.

Assim os termos treinamento e desenvolvimento caminham juntos, sendo impossível a realização de um deles, sem a realização do outro.

2.2 PLANEJAMENTO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO

        O planejamento para o desenvolvimento do treinamento envolve quatro etapas:

         Levantamento das necessidades de treinamento, para que um programa de treinamento tenha o resultado esperado, é preciso ajustar as ações da área de treinamento comas necessidades da instituição.

          Elaboração do programa de treinamento, sempre será realizado com base em uma perfeita interpretação das necessidades reais de treinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com