TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tuany Gabrieli Pereira Dos Santos Oliveira

Dissertações: Tuany Gabrieli Pereira Dos Santos Oliveira. Pesquise 790.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Parlamentarismo e Presidencialismo

Diferença Entre Parlamentarismo E Presidencialismo

Qual é a diferença do Parlamentarismo e o Presidencialismo?

O presidencialismo

O presidencialismo é um sistema de governo no qual o presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado.

Como chefe de Estado, é ele quem escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios. Juridicamente, o presidencialismo se caracteriza pela separação de poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.

As origens partidárias do presidente e do parlamento são desvinculadas.as eleições parlamentares e presidenciais podem ocorrer em datas diferentes, ou, mesmo quando a eleição é realizada na mesma data, como acontece no Brasil, o eleitor pode optar por eleger um presidente de um partido e um representante parlamentar de outra agremiação.

Assim, o presidencialismo difere do parlamentarismo justamente pelas origens distintas dos poderes executivo e legislativo. Ao passo que, no parlamentarismo, o executivo surge da correlação de forças entre os partidos eleitos para o parlamento, no presidencialismo o executivo deriva da eleição direta do presidente pela população.

A coalizão refere-se a acordos entre partidos normalmente em torno da ocupação de cargos no governo e alianças dificilmente em torno de ideias ou programas entre forças políticas para alcançar determinados objetivos. Na maioria das vezes a coalizão é feita para sustentar um governo, dando-lhe suporte político no legislativo em primeiro lugar e influenciando na formulação das políticas secundariamente.

Em sistemas multipartidários, nos quais há mais do que dois partidos relevantes disputando eleições e ocupando cadeiras no Congresso, dificilmente o partido do presidente terá ampla maioria no Parlamento, para aprovar seus projetos e implementar suas políticas.

Assim, alguns partidos - ou muitos, dependendo da conjuntura política - se juntam para formar um consórcio de apoio e sustentação ao chefe de governo. Essa prática é muito comum no sistema parlamentarista, no qual uma coalizão interpartidária...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com