TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tuberculose Primaria

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

            Tuberculose Pulmonar Primária          Manifestações Clínicas

Havia uma crença de que a tuberculose pulmonar primária ocorresse predominantemente  em crianças, já que existe uma grande prevalência nas regiões em que o risco de infecção é alto. Entretanto, a partir da primeira metade do século XX, com a redução na incidência de tuberculose em muitas regiões e com o resultante aumento no número de indivíduos não sensibilizados, forma primária da doença parece ter-se tornado mais comum em adultos do que antigamente . Com base em dados derivados de estudos moleculares, parece que 30 a 40% dos casos de tuberculose verificados em algumas populações são recém-adquiridos.

 O foco inicial da doença parenquimatosa na tuberculose primária é denominado foco ou nódulo de Ghon. Ele aumenta á medida que a doença progride ou, então, regride e cicatriza, o que é mais comum. Nesta última eventualidade, os fibroblastos na periferia dos focos/nódulos necróticos proliferam e formam colágeno. Embora esse processo algumas vezes resulte na transformação de toda uma área em densa cicatriz fibrosa, o material necrótico central em geral persiste e se isola do parênquima pulmonar circundante por intermédio de uma cápsula fibrosa bem desenvolvida. Nesse estágio, é comum ocorrer a calcificação distrófica do material necrótico. Em geral é suficientemente grande, tornando-se visível na radiografia.  Embora a doença esteja inativa, microrganismos viáveis podem permanecer dentro das áreas necróticas encapsuladas, servindo como um foco de reativação em ocasiões futuras.  

Na fase inicial da infecção , é comum a disseminação dos microrganismo para os linfonodos regionais via canais linfáticos, resultando em inflamação granulomatosa dos vasos linfáticos, resultando em inflamação granulomatosa dos vasos linfáticos e dos próprios linfonodos.  A combinação de um nódulo de Ghon e de linfonodos infectados é conhecida como complexo de Ranke. O curso da doença nos linfonodos é similar ao verificado no parênquima, consistindo inicialmente em inflamação granulomatosa e necrose, seguida por fibrose e calcificação; contudo, o grau da reação inflamatório é maior nos linfonodos do que no parênquima, tornando esse local de infecção mais óbvio em termos radiológicos.

A maioria das crianças com tuberculose primária é assintiomática. Comparativamente , 82% dos 103 adultos com doença primária (avalidos em um trabalho de revisão ) mostraram-se sintomáticos; os sintomas consistiam em febre em 40% dos pacientes , tosse em 37%, perda de peso em 24% e hemoptise em 8%. As outras manifestações relatadas foram sudorese, dor torácica e letargia.

           Manifestações Radiológicas

 Como já dito, a maioria dos indivíduos infectados por M. tuberculosis não exibe alterações radiológocas. Quando a infecção resulta em doença torácica primária, geralmente compromete uma ou mais destas quatro estrutura: (1) o parênquima pulmonar, (2) os linfonodos mediastinais e hilares, (3) a árvore traqueobrônquica e (4) a pleura (Quadro 5.4).

          Comprometimento Parenquimatoso  

O maior trabalho sobre manifestações radiológicas da tuberculose primária em crianças baseia-se em uma revisão de 252 casos, dos quais 191 tinham radiografias do tórax disponíveis  .

A consolidação alveolar foi identificada em  aproximadamente 70% dos casos; afetou  o pulmão direito mais frequentemente que o esquerdo; foi bilateral em 15% dos casos e não mostrou particular. Um estudo prévio baseado em um número menor de casos mostrou uma discreta predominância pelos lobos superiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com