TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNILEVER MULTINATIONAL COMPANY - KIBON BRAND

Trabalho acadêmico: UNILEVER MULTINATIONAL COMPANY - KIBON BRAND. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.338 Palavras (18 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

Este estudo tem como objetivo abordar sobre a Contabilidade por Responsabilidade e Unidades de Negócios.

Esta atividade é importante para que você fixe os conceitos de como identificar os resultados da empresa de uma maneira direcionada.

Contabilidade gerencial como sistema de informação contábil, um dos pontos fundamentais da Contabilidade Gerencial é o uso da Informação Contábil como ferramenta para a administração, para tanto se faz necessário que essa informação seja útil e desejável para os administradores e que tenha um custo adequado e interessante para a Administração.

O Sistema de informação contábil é destinado a prover seus usuários da informação com demonstrações e análise integra e confiáveis de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade que é o objeto de contabilização.

Etapa 2

Passo 1: Pesquisar em sites da internet, jornais e revistas, empresas multinacionais que possuem produtos específicos para o mercado brasileiro. A pesquisa deve conter no mínimo 5 empresas e seus segmentos de atuação devem ser diferentes.

1- EMPRESA MULTINACIONAL UNILEVER – MARCA KIBON

Kibon é uma empresa produtora de sorvetes Brasileira Argentina desde 1997. Na fabricação de sorvetes a Kibon foi pioneira no Brasil e desde sua Fundação é líder no mercado Brasileiro.

Kibon inovou e lançou o sabor da fruta em cada região, lançando exclusivamente para os moradores do Norte e do Nordeste do Brasil o picolé Fruttare Graviola que é uma fruta tradicional e cultivada nessa região.

O Brasil é o 12º país no mundo em consumo per capita (4 litros/ano), enquanto a Nova Zelândia é líder de consumo, com 26,4 litros/ano.

Os produtos da Marca do Coração são comercializados em mais de 40 países. A Marca do Coração opera sob nomes diferentes em mercados diferentes (Wall's no Reino Unido e na maior parte da Ásia, Algida na Itália, Langnese na Alemanha, Kibon no Brasil e Ola na Holanda).

A Unilever é o maior fabricante de sorvetes do mundo, com receitas anuais de €5 bilhões.

Seguindo essa política, a empresa realiza pesquisas para desenvolver e colocar nas prateleiras novos produtos todos os anos. Em 2004, já foram nove lançamentos, sendo cinco deles apresentados no inverno. Entre as novidades, estão sorvetes inspirados em doces regionais, como o Kibon Originais do Brasil Nata com Goiaba, com origem no tradicional romeu-e-julieta.

A estratégia de marketing também contempla investimentos em ações sociais, como o projeto Criando com Palitos, que prevê espaços de recreação em escolas de ensino fundamental e hospitais, e as Campanhas do Agasalho e do Livro.

2- EMPRESA MULTINACIONAL NATURA – PERFUMES E HIDRATANTES

Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de cosméticos, sendo produtos de tratamento para o rosto e o corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene oral.

A Natura esta presente nos países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França.

A natura lançou produtos específicos para cada região do Brasil, considerando as diversidades culturais e também o clima.

O resultado não está só no balanço financeiro, mas nos catálogos de produtos.

No Norte, as torcidas do Caprichoso e do Garantido (bois-bumbás do festival de Parintins, no Amazonas) puderam se diferenciar não apenas pela cor, mas também pelo cheiro, com os novos perfumes Canto Azul e Canto Vermelho.

A nova linha de hidratantes “Todo Dia Inverno”, para enfrentar o frio, só está disponível em São Paulo.

Para o Nordeste, está sendo lançado um novo hidratante, mais leve, à base de graviola.

Esses produtos foram concebidos localmente, por unidades regionais criadas em 2008 e que funcionam como minifábricas da Natura.

São cinco regiões: Norte, Nordeste, central do Brasil (Rio, Minas, Espírito Santo e Centro-Oeste), São Paulo capital e SP interior/litoral.

Cada uma tem autonomia para estabelecer preços e promoções, definir estratégias de marketing e políticas de contratação, entre outros. "Claro que somos todos da mesma família, compartilhamos os mesmos valores e temos os mesmos objetivos", afirma o vice-presidente, José Vicente Marino, a quem os diretores das cinco regiões se reportam.

Antes de a empresa ser dividida em cinco regiões, e também em outras quatro unidades de negócios relativas a linhas de produtos, só havia um catálogo para todo o Brasil. Agora, cada região tem o seu, adaptando a oferta aos hábitos locais.

Se um produto não vende em uma região, é tirado do catálogo. "Para uma revista que tem tiragem de mais de 2 milhões de exemplares, e que é publicada a cada três semanas, uma página a menos tem grande impacto ambiental", diz Marino.

Como entre as metas que os executivos da Natura têm de cumprir para obter participação nos lucros estão as metas ambientais, cada página faz diferença. A Natura não divulga, nem pretende divulgar resultados por região.

Marino diz apenas que, em todas as regiões, eles estão "acima das expectativas".

Para dar suporte à regionalização, a companhia inaugurou, nos últimos dois anos, três centros de distribuição: em Recife (PE), Salvador (BA) e Canoas (RS). O tempo de entrega dos pedidos, que era de quatro dias, passou para um ou dois.

3- EMPRESA MULTINACIONAL NESTLÉ

Nestlé S.A. é uma empresa suíça produtora de alimentos. O símbolo da empresa, que mostra uma família de pássaros, vem do nome em alemão suábio da empresa, que significa "ninho".

A Nestlé opera em 83 países, dos cinco continentes - África, América, Ásia, Europa e Oceania.

Os primeiros registros da presença da Nestlé no Brasil datam de 1876. Um anúncio no jornal A Província de São Paulo informava sobre a importação e comercialização da farinha láctea Nestlé.

Em 1921, a empresa iniciou sua produção no Brasil, em Araras, SP. O leite condensado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com