TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Olhar Sobre as Ciências Naturais no Ensino Fundamental

Por:   •  11/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  4.293 Visualizações

Página 1 de 4

Prática de Ensino em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Curso: Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados – Física

Aluna: Aline Dias de Sá

RGM: 21439010

Polo: Guanhães

Tutora: Andrea Charquesi

UNIDADE II – Um olhar sobre as Ciências Naturais no Ensino Fundamental

[pic 5]

ATIVIDADE REFLEXIVA

Imagine a seguinte situação:

Pedro, recém-formado em Ciências Biológicas, é professor da escola Construindo o Saber, localizada na cidade de Imaginópolis. Essa região vem passando por diversos conflitos, tais como: brigas entre famílias, preconceitos culturais, étnicos e sexuais, problemas ambientais, servidores públicos com má conduta (revelando informações de processos sigilosos), epidemias, uso de drogas e trabalho infantil.

Após a leitura do Material Teórico, de outras fontes de pesquisas feitas por você e reflexão sobre o contexto apresentado, elabore a sua atividade abarcando e propondo soluções sobre as seguintes temáticas:

  • Cabe à escola atuar de alguma forma?
  • Pedro, de acordo com a sua formação acadêmica, pode interferir para mudar esse quadro de Imaginópolis?
  • Com base em quê Pedro agirá?
  • Quais ações Pedro poderá propor para resolver cada um dos problemas supracitados vivenciados pela escola?

Observação: Lembre-se que o texto produzido deve evidenciar a relação do conteúdo da Unidade II e proposta da atividade. Para os alunos que já iniciaram o estágio, torna-se importante relacionar também a prática. 


Qual deve ser o posicionamento da escola diante dos conflitos sociais?

De acordo com Pinheiro (2019), a educação tem o intuito de formar cidadãos em diversos aspectos, tais como, éticos, morais, sociais e de conhecimentos. Ressalta ainda que deve haver uma contextualização da vida do aluno para que a educação seja proposta de forma respeitosa quanto a individualidade de cada um e valorizando os diferentes aspectos culturais e regionais.

        No caso proposto, os alunos da escola Construindo o Saber, se inserem em um contexto marcado por vários conflitos, tais como, brigas entre famílias, preconceitos culturais, étnicos e sexuais, problemas ambientais, servidores públicos com má conduta (revelando informações de processos sigilosos), epidemias, uso de drogas e trabalho infantil.

        Neste contexto, para que os alunos possam se posicionar diante de tais fatos, é importante que a escola insira estas temáticas sociais em disciplinas como, História, Geografia e Ciências Naturais (PINHEIRO, 2019). Sendo assim, o professor Pedro, pode interferir  para mudar esse quadro da cidade de Imaginópolis. A partir de sua formação acadêmica, de Ciências Biológicas, pode inserir em suas aulas de Ciências, algum dos Temas Transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Assim, a discussão destes temas na escola, possibilitará ao aluno o desenvolvimento de uma consciência crítica perante as ações da sociedade em que se inserem, podendo agir como um catalisador de mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (273.4 Kb)   docx (157.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com