TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Olhar sobre as Ciências Naturais no Ensino Fundamental Unidade

Por:   •  2/6/2022  •  Resenha  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

Unidade II - Um Olhar sobre as Ciências Naturais no Ensino Fundamental Unidade II - Um Olhar sobre as Ciências Naturais no Ensino Fundamental

Segundo Pinheiros (2019), o objetivo da educação é formar cidadãos sobre diversos aspectos, como: ética, moralidade, sociabilidade e conhecimento. Ressalta que a educação deve ser apresentada de forma que respeite o individualismo de cada aluno e que a vida do aluno precisa ser contextualizada para que possam ser avaliados diferentes aspectos culturais e regionais.

Diante de problemas como: conflitos familiares, preconceitos culturais, étnicos e sexuais, problemas ambientais, servidores públicos com mau comportamento, epidemia, uso de drogas e trabalho infantil. A escola não pode ficar calada diante dos problemas do cotidiano dos alunos e da sociedade. Para que os alunos se posicionem diante desses fatos, é importante que a escola insira essas questões sociais em disciplinas como história, geografia e ciências naturais (Pinheiros, 2019).

Pedro, dada a sua formação acadêmica em ciências biológicas, consegue incluir nos seus cursos alguns dos temas transversais indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Oportunidades para desenvolver a escrita sobre abuso de drogas, violência, abuso infantil gravidez na adolescência O bullying muitas vezes leva à isolação social, depressão, violência e suicídio. Onde os alunos podem usar letreiros, brochuras no seu trabalho. Abordar a questão da inclusão social. Nem mesmo o educador pode agir sozinho. Você deve buscar ajuda da direção da escola educadores, professores, funcionários, próprios alunos, pais, pois todos se interessam pelo bom funcionamento da escola e sugerem a mediação. Desta forma, todos trabalharão juntos para desarmar e resolver a situação apresentada.

Se após esses recursos persistirem na atmosfera escolar, pode-se agregar a ajuda de outros profissionais como: assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais que possam dar palestras, realizar projetos que promovam a socialização dos alunos com seus familiares.

Com isso, podemos perceber o professor Pedro não pode, e não deverá agir sozinho, deve-se formar uma rede de apoio entre os professores, a escola e a sociedade no entorno para que seja feita de fato uma mudança no ambiente escolar. Para muitos alunos, o professor é sua maior referência e este deve usar isso como um recurso a seu favor.

Um filme que trabalha muito bem essa temática se chama “Escritores da Liberdade” que é baseado no livro escrito por Erin Gruwell, que é a professora que utiliza o método da escrita para melhorar a vida social de seus alunos que estão rodeados de conflitos, tais como brigas de gangues, violência dentro de casa, assassinatos e etc. sendo um ótimo filme para se trabalhar dentro da sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com