TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade II – Um Olhar Sobre as Ciências Naturais no Ensino Fundamental

Por:   •  23/5/2021  •  Resenha  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Prática do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental

Aluna: Amanda Lamboia Silva 

RGM: 238.969.06

Atividades Reflexivas:

Unidade II – Um Olhar Sobre as Ciências Naturais no Ensino Fundamental

Imaginem a seguinte situação:

Pedro, recém-formado em Ciências Biológicas, é professor da escola Construindo o Saber, localizada na cidade de Imaginópolis. Essa região vem passando por diversos conflitos, tais como: brigas entre famílias, preconceitos culturais, étnicos e sexuais, problemas ambientais, servidores públicos com má conduta (revelando informações de processos sigilosos), epidemias, uso de drogas e trabalho infantil. Diante de tal realidade, cabe à escola atuar de alguma forma? Pedro, de acordo com a sua formação acadêmica, pode interferir para mudar esse quadro de Imaginópolis? Com base em quê Pedro agirá? Quais ações Pedro poderá propor para resolver cada um dos problemas supracitados vivenciados pela escola?

Propõe-se uma analise do papel de escola e professor diante de uma soma de conflitos sociais, econômicos e culturais diariamente vividos pelo estudante em sociedade. Altoé (2004) já ressaltou: “O espaço escolar é vivo e reflete a sociedade em que se insere. Violência, conflitos e dificuldades vivenciados no ambiente social e familiar dos alunos são transportados para a escola e afetam as relações de ensino-aprendizagem.”

Devemos então entender o papel escolar e do educador está em mediar este conflito sem torna-lo um impeditivo do desenvolvimento do conteúdo proposto e do desenvolvimento dos educandos como um todo. No Rio de Janeiro-RJ, Altoé destacou que Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap), da Secretaria Municipal de Educação criou núcleos de reflexão com profissionais e sociedade ouvindo, discutindo e organizando saídas diferenciadas aos comportamentos e problemas adversos encontrados pelos educadores no cotidiano de sala.

Agora analisando os problemas isoladamente podemos também propor a solução da discussão interdisciplinar e transversal dos temas: brigas entre famílias, preconceitos culturais, étnicos e sexuais, problemas ambientais, servidores públicos com má conduta (revelando informações de processos sigilosos), epidemias, uso de drogas e trabalho infantil.

Podemos propor como temas transversais entre ciências e historia o trabalho do desenvolvimento da sociedade e das desigualdades buscando trabalhar os preconceitos que estão enraizados em suas diversas formas.

Quanto á má conduta de servidores e a burocratização de processos podem propor um estudo junto a área de filosofia, ética e religião uma atividade sobre a importância do individuo ético e cidadãos nas atividades públicas como um todo. Ainda dentro dessa parceria deve-se trabalhar a relação de familiares, drogas e trabalho infantil, podendo usar a agenda de metas do desenvolvimento sustentável proposta pela ONU, a agenda 2030.

Ao se trabalhar a Agenda 2030 podemos também integrar outras disciplinas como português e linguagens com o estudo da relevância de educação de qualidade no bem estar social, no entendimento dos problemas ambientais e sanitários, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com