TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma verdade inconveniente

Por:   •  11/4/2015  •  Resenha  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha critica: “Uma verdade inconveniente.”

Escrito por Al Gore, antigo vice-presidente dos Estados Unidos, o livro, lançado em 2006, traz um alerta para a humanidade, sobre nossas responsabilidades com as mudanças climáticas. É um documentário ambientalista e político.

Depois de ter perdido a eleição presidencial de 2000, Al Gore foi para a sua fazenda em Tennessee para repensar a vida, foi ali que decidiu definitivamente assumir seu papel de ambientalista.  Utilizando das melhores tecnologias com a combinação de humor, desenhos animados e tabelas com dados científicos, Al Gore fala de sua vida para o publico, e porque as etapas de sua vida foram tão importantes para repensar sobre o meio ambiente.

E quanto as duvidas sobre o aquecimento global, o autor confirma através de vários estudos científicos, como as de medições de dióxido de carbono,que  é possível observar através de gráficos que esses valores aumentam cada vez mais com o passar dos anos, principalmente no inverno, que é o período em que as arvores perdem as folhas.  Em relação as políticas ambientais, se elas afetam ou não a economia de um pais , ele mostra que políticas publicas baseadas em um planejamento ambiental estimulam a economia de um pais, e afirma que o aquecimento global não é um ciclo natural do planeta Terra, e sim uma conseqüência das ações tomadas pelo homem. Ação essa que iniciou principalmente com a Revolução Industrial, onde as empresas só pensavam em produzir, e não paravam para pensar nos danos que estavam causando a natureza.

O que o autor mais destaca, são as conseqüências que o aquecimento global esta causando no planeta, furacões, tempestades, altas temperaturas, tornados, alagamentos, seca. Com a diminuição da camada de ozônio, e se está continuar a diminuir, a superfície terrestre pode chegar a elevadas temperaturas, e níveis altíssimos de radiação ultravioleta, provocando efeitos negativos nas culturas agrícolas e causando queimaduras gravíssimas nos seres vivos. Com esses efeitos, ariscamos há daqui algum tempo, perder muitas espécies, tanto de plantas como de animais, e enfrentar uma grave escassez de água, que já não está tão distante da nossa realidade.

Com tudo que Al Gore expõe em seu livro, devemos começar a repensar as nossas ações, são pequenas atitudes que podem contribuir muito, por exemplo, como plantar espaços verdes, plantar mais arvores de folhas permanentes, adquirir aparelhos mais duráveis e que consumam menos energia, optar por bicicleta ao invés de carros, economizar água, economizar energia, utilizar embalagens biodegradáveis, e reciclar. Como o próprio autor cita: “Todos e cada um de nós podem mudar essa situação, na maneira em que vivemos no nosso dia-a-dia e nos tornarmos parte da solução”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com