TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de aprendizagem: Navegação Aérea

Por:   •  29/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade de aprendizagem: Navegação Aérea

Curso: Ciências Aeronáuticas.

1. O termo FUSO refere-se a uma velha peça de relógio em que a corda se enrolava. Anteriormente, por volta de 1300 ou já antes, usava-se o tempo solar aparente, passagem meridiana do Sol, de forma que a hora do meio do dia se diferenciava de uma cidade para outra. Os fusos horários, como no mapa a seguir, corrigiram em parte o problema ao colocar os relógios de cada região no mesmo tempo solar médio.

[pic 1]

Com base no mapa acima exposto, explique com detalhes, entre 5 a 10 linhas, o significado das duas linhas azuis que ali aparecem e o que significam os números da tabela horizontal inferior. (3,0 pontos)

O meridiano de Greenwich é o marco zero do Tempo Universal Coordenado e a outra linha é seu anti-meridiano também chamado linha internacional da data. O plano que contém estas linhas divide o planeta em dois hemisférios (Oriental a leste de Greenwich e ocidental a oeste). Os números da tabela horizontal referem-se a zonas de tempo. Como o movimento aparente do sol ao redor do nosso globo tem um período aproximado de 24h, dividiu-se o planeta em 24 zonas de tempo de 15º cada, onde se adotam horários legais variando em 12h para mais ou para menos tomando como referência o horário do meridiano de Greenwich. Para oeste mais cedo, subtraindo 1h a cada 15º de distância meridional e para leste mais tarde, somando 1h a cada 15º.

2. Pesquise na internet sobre os temas “declinação magnética”, “rosa dos ventos” e “bússolas” e após responda: (3,0 pontos)

a) A declinação magnética é a mesma em todo o planeta? Justifique sua resposta.

Não. A Declinação Magnética não permanece constante no tempo. Os movimentos do magma na camada mais externa do núcleo da Terra (a parte metálica fundida que está entre 2.800 e 5.000 km abaixo da superfície da Terra) causa mudanças lentas no campo magnético da Terra ao longo do tempo. Esta alteração é conhecida como Variação Secular da Declinação Magnética. A Variação Diária do Norte Magnético (e por conseguinte, a Declinação Magnética) nas proximidades de sua posição média tem uma causa completamente diferente. Se o campo magnético da Terra for medido continuamente (como é feito normalmente em um Observatório Magnético), observa-se que este valor flutua durante o dia, às vezes lentamente, às vezes rapidamente. A causa destas flutuações é o Sol. O Sol constantemente emite partículas carregadas que ao encontrar o campo magnético da Terra, causam correntes elétricas na atmosfera superior. Estas correntes elétricas perturbam o campo magnético e resultam em uma troca temporária da posição do Norte Magnético. A distância e velocidade destes deslocamentos dependem da natureza das perturbações no campo magnético. Cada posição na Terra tem uma Declinação Magnética específica. A mudança de seu valor ao longo de um caminhamento na superfície terrestre é uma função complexa. Os Modelos Magnéticos Mundiais (World Magnetic Models - WMM ou IGRF) só apresentam valores correspondentes à porção do Campo Magnético que se origina no magma mais profundo. Anomalias locais que se originam no manto superior, distorcem os Modelos Magnéticos. Elas podem ser: Depósitos ferromagnéticos; Características geológicas, particularmente de origem vulcânica (lava); Características topográficas como cumes, trincheiras e montanhas; etc.

Alisson Soares Garcia

- http://www.searadaciencia.ufc.br/queremosaber/fisica/oldfisica/respostas/qr0239.htm

Acesso em 17/09/2015 às 19h.

b) Quais os pontos subcolaterais da Rosa dos ventos?

NNE – Nor-Nordeste / ENE – Lés-Nordeste.

ESE – Lés-Sudeste / SSE – Sul-Sudeste.

SSO ou SSW – Sul-Sudoeste / OSO ou WSW – Oés-Sudoeste.

ONO ou WNW – Oés-Noroeste / NNO ou NNW – Nor-Noroeste.

c) O uso da bússola, para fins precisos, requer que se tenha em mãos também “algo” que indique a correção a ser feita na leitura bruta da bússola, a fim de se localizar o norte geográfico corretamente. O que é que se deve ter em mãos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com