TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Urgencia e emergencia

Por:   •  29/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Emprego Verde e a importância do pensamento ecologicamente correto

Nos dias de hoje muito se comenta sobre a realidade do 'emprego verde' no mundo. Nosso grupo fez a leitura dos artigos selecionados pela atividade interativa para o desenvolvimento desse trabalho e entendeu que 'emprego verde' é o emprego que proporciona condições de trabalho que não tenham um impacto ambiental negativo assim com baixa emissão de poluentes e com o uso de energias limpas.

Isso somente será possível com a prática de uma nova economia que respeita o meio ambiente e reconheça a necessidade de reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa, respondendo afirmativamente pela geração de empregos em áreas-chave da sustentabilidade.

Existem sim vários empregos que pela própria natureza já estão mais ligados a intervenção primária da sustentabilidade como por exemplo, Engenharia Ambiental ou Florestal e Biólogos, já outros como Mecânico de automóveis e Motorista de ônibus são exemplos secundários e não menos importante.

Reconhecer o papel de cada um é fundamental no desenvolvimento sustentável e faz parte do crescimento e ajuda no desenvolvimento coletivo como um todo. A nova economia que obrigatoriamente coloca no centro das decisões a questão ambiental, faz a união entre a atividade econômica e as Ciências Naturais (biologia e a ecologia), permitindo assim com que o processo econômico gire em torno dos ecossistemas visando qualidade de vida e sustentabilidade.

Algumas profissões verdes na nossa cidade:

- Engenheiro Ambiental - A divulgação dos problemas ambientais tem contribuído muito para que haja maior procura pelo profissional de Engenharia Ambiental. O engenheiro ambiental é habilitado a propor soluções socialmente justas e ecologicamente corretas para os problemas ambientais como poluição dos rios, do ar, descarte do lixo (que está sendo muito comentado na nossa cidade por causa dos eventuais alagamentos), aquecimento global, entre outros.

- Engenheiro Florestal - Um engenheiro florestal tem um mercado de trabalho amplo. Pode trabalhar em indústrias ligadas a produtos de madeira, empresas do setor de celulose, ligadas ao mercado de carbono, entre outras, além de atuar em órgãos governamentais e como consultor visando a conservação e ampliação de florestas.

- Atendente/Telemarketing - Pessoa que resolve seus problemas pelo telefone fazendo com que você evite se deslocar de carro ou transporte coletivo. Na nossa cidade temos como exemplo as operadoras de telefonias.

- Motorista de ônibus - Eles incentivam as pessoas a usar o transporte coletivo fazendo com que as mesmas deixem seus carros em casa evitando a produção de carbono no ambiente.

- Arquiteto - O arquiteto pode incluir na arquitetura dos prédios projetos com ventilação e iluminação natural e até energia solar. Na nossa cidade temos como exemplo a construção do nosso shopping que na sua estrutura conta com iluminação natural nas áreas comuns descartando o uso de energia elétrica durante o dia.

http://g1.globo.com/natureza/rio20/noticia/2012/06/empregos-verdes-incluem-motorista-de-onibus-e-atendente-telefonico.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com