TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Urgencia e emergencia em ceentros esteticos

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a incidência em percentual das principais doenças que acometem o couro cabeludo e situações de urgência e emergência em Centros de Estética baseados nos questionários do trabalho individual, e também visa o fechamento dessas informações obtidas através do mesmo trabalho individual.

Portanto as doenças do couro cabeludo afetam muitas mulheres e também homens e não podem ser ignoradas, pois uma vez não cuidadas podem causar consequências principalmente a perda dos cabelos, além de afetar a auto estima, humor, e outros transtornos psicológicos das pessoas.

DESENVOLVIMENTO

Diante os dados coletados no trabalho individual o gráfico constata que pelas duas profissionais entrevistas foram três doenças que mais acometem nas clientes que frequentam os respectivos institutos de beleza e assim citado por elas segue o gráfico:

[pic 1]

Podemos entender que a dermatite seborreica e a tinha do couro cabeludo atingem 80% do público que frequenta os institutos, sendo 40% cada uma respectivamente. Já 20% correspondem ao aparecimento da psoríase o qual comprovam os questionários.

Sendo assim as principais doenças do couro cabeludo que foram observadas neste estudo foram as citadas no questionário, sobre isso popularmente conhecida como caspa, a dermatite seborreica caracteriza-se por uma oleosidade excessiva (seborréia) no couro cabeludo, seguida por inflamação e descamação. A inflamação (irritação) produz uma vermelhidão e sensibilidade no couro cabeludo, enquanto a descamação pode variar de finas escamas (lembrando polvilho) à intensa, formando crostas, muitas vezes aderidas, e que ao serem removidas deixam o couro cabeludo ferido. Pode associar-se à alopecia androgenética, acelerando a perda capilar. O stress é um dos mais importantes fatores desencadeantes desse quadro. Outro fator é o aumento do número de fungos usuais do couro. A Psoríase é uma doença de pele associada à herança genética, com localização mais freqüente nos joelhos e cotovelos mas também pode acometer o couro cabeludo, onde muitas vezes é confundida com a dermatite seborreica. Leva à uma descamação intensa e esbranquiçada, seca e aderente que ultrapassa os limites do couro cabeludo, diferentemente da dermatite seborréica. Tinha do couro cabeludo, essa doença do couro cabeludo é causada por diferentes fungos, que provocam perda de cabelo localizada. Há o surgimento de placas, que podem ficar inflamadas e até infeccionar. O tratamento é simples – basta tomar antibióticos orais –, desde que o problema seja descoberto precocemente. Caso contrário, pode haver perdas permanentes de cabelo, principalmente quando a inflamação é exagerada.

As situações de urgência e emergência relatadas pelas profissionais entrevistadas nos estabelecimentos foram apenas uma, tendo em vista que de duas das profissionais apenas uma confirmou que já passou por tal situação e que sua atitude foi a mais calma e precisa possível, pois não é um momento de desespero, algumas vezes quando houve ardência insuportável quando aplicado algum produto químico no couro cabeludo, ardência que atingia os olhos e uma cliente já teve empolação a qual foi encaminhada ao pronto-socorro. A ação da profissional mediante essas situações foi de lavar em abundância com água fria, de forma amenizar a ardência, fazendo movimentos delicados, se necessário passar óleo mineral para refrescar o couro. De acordo com o material visto em sala de aula a ação da profissional está correta, sem quaisquer empecilhos. Sobre a mesma profissional em relação as orientações passadas as clientes foram a de verificar a possibilidade de irritação com algum produto ou componente como o formol, a carbo-sisteína, da tintura dentre outros, lavar os cabelos sempre com agua morna, não dormir ou amarrar os cabelos quando molhado, lavar os cabelos de 2 a 3 vezes por semana com shampoos e condicionadores compatíveis ao tipo de cabelo da pessoa, retirar completamente o condicionador do cabelo. Para retirar um pouco do excesso da caspa passar óleo mineral ou Johnson e pentear com pente fino, evitar alimentos gordurosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com