TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilitarismo e Crise Ambiental

Por:   •  18/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Utilitarismo e crise ambiental

  1. Qual o conceito da temática e qual a importância no âmbito das questões do meio ambiente?

O conceito principal do utilitarismo condiz com a sociedade, tal como o indivíduo poderá fazer sacrifícios pessoais para almejar vantagem maior no final, devendo trabalhada, institucionalmente, de modo a obter o grau máximo de utilidade, mesmo que, para tanto, seja necessário o “sacrifício” de direitos consagrados.

O utilitarismo, no sentido mais raso do termo, faz com que que o valor moral de uma ação, da instituição de uma lei ou até mesmo de uma conduta, seja sustentada pela eficácia na promoção da felicidade, acumulada por todos os habitantes da “sociedade”, a qual pode ser representada por uma única razão ou o mundo inteiro.

É de suma importância a conscientização da sociedade quanto ao valor moral, haja vista a responsabilidade da atual geração com as gerações futuras.  O desenvolvimento sustentável só se dará a partir da concretização dos direitos fundamentais, frente a uma sociedade organizada e responsável, que compreende a essencialidade da participação coletiva no objetivo comum, qual seja assegurar a dignidade da pessoa humana.

  1. Qual é a relação da temática com os aspectos da responsabilidade socioambiental?

Hoje vivemos uma crise ambiental, principalmente devido a ação do homem, ação esta que percorre ao longo da evolução da nossa sociedade, onde a ação do homem tornou-se praticamente uma ameaça para a terra. Por muito tempo o meio ambiente ficou esquecido, e de repente o ser humano percebeu que o meio ambiente precisa ser respeitado, em conjunto com o desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e com o desenvolvimento da sociedade. Não podemos esquecer que o planeta precisa ser preservado. Temos um problema muito sério quanto as devastações das florestas e matas, onde dão lugar ao desenvolvimento econômico, as plantações e outros meios de desenvolvimentos.

Também temos uma condição muito importante a ser observada, que refere-se aos desastres naturais, como por exemplo: tsunami, terremoto, furacões, nos quais abalam a humanidade em várias regiões do planeta.

Há estudos científicos que mostram que ao longo do tempo existiu um aumento exponencial destas catástrofes, no qual relatam os cuidados que devemos ter para prever o acontecimento e agir de tal forma que minimize os problemas.

Alguns exemplos dos efeitos da crise ambiental são: Aquecimento global, Efeito estufa / onda de calor, Derretimentos de geleiras, Mudanças climáticas, Enchentes, Doenças respiratórias, Enfim, são uma série de problemas que afetam nossa humanidade.

E por que isto está acontecendo?

Houve uma explosão populacional, que também vem acompanhada de concentração urbanas, Índice de natalidade, aumento da expectativa de vida

Poluição ambiental, Sociedade de consumo (Consumismo, status social)

E por último, super exploração dos recursos naturais, onde tem-se a terra como fornecedora de recursos.

O homem, com sua motivação de sempre almejar mais produção e buscar sua comodidade acima de tudo – ou seja, obter a mesma quantidade de baixa entropia, porém com um gasto menor da própria – usa instrumentos (máquinas e equipamentos tecnológicos, por exemplo), que fazem o homem ocupar a mais alta posição na escala dos organismos que aumentam a entropia, e essa é uma das questões ambientais, haja vista os dois aspectos decorrentes: o escasseamento dos recursos terrestres e os resíduos (inevitáveis) oriundos do processo produtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com