TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VALIDAÇÃO DE TESTES DIAGNÓSTICOS - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO

Por:   •  21/1/2019  •  Seminário  •  1.648 Palavras (7 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina: Métodos Epidemiológicos - 1º. Sem/2018

VALIDAÇÃO DE TESTES DIAGNÓSTICOS - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO

Profa. Maria Regina Fernandes de Oliveira

Parte 1:

As questões 1 e 2 são baseadas nas seguintes informações:  

A) Para rastreamento de casos de câncer de próstata de importância clínica, foi proposta a pesquisa em sangue do Antígeno Específico de Próstata (PSA).  Para efeitos de validação, 1.500 homens maiores de 50 anos foram submetidos a exame de sangue para pesquisa de PSA, dos quais 150 eram portadores da doença segundo o diagnóstico de certeza proporcionado pela biópsia.  O teste PSA foi positivo em 350 pessoas, das quais 140 estavam entre as que tiveram seu diagnóstico confirmado na biópsia.  

        

        B) Sabe-se que a Velocidade de Sedimentação de Hemáceas (VHS) aumenta em processos inflamatórios e infecciosos agudos. Para se conhecer se a VSH acima de 20 serviria como teste de rastreamento para Doença Inflamatória Pélvica (DIP) em mulheres portadoras de Síndrome de Dor Abdominal, foi realizado um estudo de validação. Em um Serviço de Pronto-Socorro, em 1.000 mulheres com suspeita de DIP foi examinada a VHS; depois de efetuados todos os exames pertinentes 400 mulheres tinham realmente DIP.  O teste foi positivo (VSH>20), em um total de 660 mulheres e 360 destas eram realmente portadoras da doença.  

Questão 1:

Construa a tabela 2 x 2 para a situação A e para  a situação B, a partir dos dados apresentados, e determine a Sensibilidade, Especificidade, Valor Preditivo Positivo e Valor Preditivo Negativo para os testes em avaliação.

Questão 2:

Com base nos resultados apresentados, emita a sua opinião sobre o uso dos exames propostos para fins de rastreamento (screening). Com base nos resultados apresentados, emita a sua opinião sobre o uso dos exames propostos para fins de rastreamento (screening). OBS: emita a sua resposta baseada em dois pontos de corte: 1) considerando para a decisão clínica que as medidas de validade pertinentes para screening devam ter valores acima de 85%; 2) considerando para a decisão clínica que as medidas de validade pertinentes para screening devam ter valores acima de 90%.


Parte 2:

As questões 3 e 4 são baseadas na seguinte informação:

O exame físico baseado no auto-exame de mama e a ultrassonografia de mama foram aplicados a 1.500 mulheres com suspeita de câncer de mama, das quais 900 tinham a doença confirmada por biópsia. Os resultados das avaliações de ambos os exames estão apresentados nas tabelas abaixo.

              Auto-exame da mama

Câncer de Mama

Resultado

Presente

Ausente

Positivo

850

120

Negativo

50

480

               Ultrassonografia de mama

Câncer de Mama

Resultado

Presente

Ausente

Positivo

720

60

Negativo

180

540

Questão 3:

Com base nas informações, determine a Sensibilidade, Especificidade, Valor Preditivo Positivo e Valor Preditivo Negativo de ambos os exames.

Questão 4:

Compare os resultados e responda: quais dos dois exames, baseados nos resultados, você indicaria para rastreamento (screening) do câncer de mama em mulheres?

Parte 3

As questão 5 e 6 são baseadas na seguinte informação:

A técnica de ELISA consiste na detecção de anticorpos ou antígenos a partir de espécimes biológicos e os seus resultados são apresentados na forma de razões de densidades ópticas (DO). A razão de DO é o quociente entre a absorvância da amostra testada e a absorvância de uma amostra de controle. Quanto maior a razão DO, mais "positivo" é o resultado do teste.

A técnica de ELISA não é perfeita, existindo algum grau de sobreposição das razões de DO de amostras que são na verdade positivas e de amostras que não o são. Isto é ilustrado na Figura abaixo. O intervalo compreendido entre as linhas C e B, representam os valores em que pode ocorrer a sobreposição.

[pic 1]

             Figura 1- Distribuição hipotética de resultados de um teste de ELISA para doença X, segundo a         presença verdadeira ou não de anticorpos.

O estabelecimento dos valores-limite (cut off) para diferenciar um resultado positivo de um negativo é algo arbitrário. O laboratório decidiu, inicialmente, que para uma dada doença X, as razões de densidade óptica maiores do que "A", na figura acima, são as positivas.

        Questão 5:

        Em termos de sensibilidade e de especificidade, o que acontece se você deslocar o

        limite de "A" para "B"?

         Questão 6:

        Em termos de sensibilidade e especificidade, o que acontece se você deslocar o limite de "A" para "C"?

Parte 4

As questões 7 e 8 são baseadas na seguinte informação:  

Um novo Teste Rápido (TR) para diagnóstico de malária foi lançado no mercado e registrado no Brasil; é fácil de executar e fornece o resultado em, no máximo, 15 minutos.  

Sabendo-se que a Sensibilidade do referido TR é de 90% (0,90) e a Especificidade é de 95% (0,95) para detectar infecções por Plasmodium vivax, deve ser agora avaliada a capacidade de predição do teste; hipoteticamente, a avaliação será feita em dois cenários: um município com prevalência de malária por Plasmodium vivax de 50% (0,50) e em um segundo município com prevalência de 2% (0,02), para uma população de 500 habitantes em ambos os municípios.

Questão 7

Com base nas informações acima, para cada município organize a tabela 2 x 2 e calcule:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (206.8 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com