TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VENERÁVEL MESTRE IRMÃOS PRIMEIRO E SEGUNDO VIGILANTES

Por:   •  28/2/2020  •  Dissertação  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

PEÇA DE ARQUITETURA SOBRE A TERCEIRA INSTRUÇÃO DO GRAU DE APRENDIZ MAÇOM:

Álvaro Luís Trentin

Aprendiz Maçom

VENERÁVEL MESTRE

IRMÃOS PRIMEIRO E SEGUNDO VIGILANTES

Estimados Irmãos

A TERCEIRA INSTRUÇÃO

Ao receber a Terceira Instrução, percebemos a diferença das duas anteriores.  Naquelas, a ênfase estava nos símbolos e alegorias utilizados pelos Aprendizes, Companheiros, Mestres e nas Lojas.  Nelas, foram revelados os segredos da Maçonaria e mostraram-nos o caminho a seguir e a conduta para nos tornarmos verdadeiros maçons. Nesta, encontramos o conceito de Maçonaria como sendo a união de escolhidos, tendo um ser superior que é GADU como a base e buscando encontrar na liberdade, na verdade e na moral a felicidade dos povos, sem ter preconceitos, posição social, distinção de credos ou cores, mas a igualdade entre todos.

Ao receber o convite para adentrar na Maçonaria, foi dito que, por ser livre e de bons costumes e procurando praticar boas ações, encontraria na Maçonaria outros homens, todos escolhidos, com o objetivo de desenvolver todo o potencial humano, como o amor ao próximo, os trabalhos de caridade, o aprimoramento espiritual e a luta pelos direitos dos homens e a justiça, visando estabelecer os verdadeiros laços fraternos, sem distinção de cores ou crenças e sem nada esperar em troca. A Maçonaria incentiva o livre pensamento e estudo, buscando o aperfeiçoamento; desfrutar da liberdade, pautando sua vida pelos preceitos dos bons costumes e traçando sua norma de conduta pela honestidade, a dignidade e o decoro social.

         

- 2 -

Aqui entramos a convite de um ou vários amigos e passamos a reconhecê-los como irmãos, sem submissão, obediência ou hierarquia, simplesmente: irmãos.

Fomos iniciados com a retirada de todos os metais, pois éramos profanos e na nossa caminhada futura, aprendemos que não há necessidade desses objetos, pois os valores são outros.  Em seguida, nos despiram do paletó e da gravata, arrumaram a camisa para que o lado esquerdo do peito ficasse nu. A calça teve a perna direita suspensa até acima do joelho e o pé direito ficou descalço, ficamos assim, nem nus, nem vestidos. Percebemos que esse ato de despojamento das vestes simboliza despir-se do ser antigo, retornando ao estado primitivo, abdicando do orgulho e das vaidades profanas, pois isso pode prejudicar o autodesenvolvimento e o fortalecimento moral.

A busca do aperfeiçoamento deve ser constante a fim de  estarmos prontos a desenvolver uma instrução sólida para ser, na prática, um  orientador e construtor da humanidade.

Enfim, a Terceira Instrução nos permitiu compreender a simbologia dos eventos ocorridos na iniciação através do desprendimento dos bens materiais, permitindo entrar na Maçonaria livre dos vícios profanos e preparado para receber a Luz da Filosofia e a Moral Maçônica. Além disso, ela nos faz refletir sobre o juramento realizado, para que os segredos sejam fielmente guardados, renovando-os, se necessário for perante, esta respeitável Ordem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (550.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com