TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIDA DE PROGRAMADOR: Vantagens e Desvantagens

Por:   •  4/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.911 Palavras (12 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 12

trabalho interdisciplinar dirigido I[pic 1]

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

VIDA DE PROGRAMADOR: Vantagens e desvantagens

CURSO: Sistemas de Informação

     

      Resumo ⎯ Esse artigo aborda a vida do programador, desde seu processo de formação até a sua participação no mercado de trabalho. Essa abordagem foi realizada através de um método quantitativo, ao qual foram realizadas pesquisas com profissionais da área da tecnologia da informação, tendo em foco as dificuldades e trajetórias percorridas para se ingressar no mercado de trabalho. Além de detalhar a sua fase de formação, introdução no mercado de trabalho, média salarial, dificuldades e sua satisfação dentro da área.

 Palavras-chaves ⎯  Desafios, Mercado de Trabalho, Programador, Tecnologia da Informação.

  1. Introdução

Um profissional de programação é responsável pelo desenvolvimento de sites, portais, fóruns, blogs, programas e  varias outras aplicações voltadas para o ambiente da internet. É também o responsável por, planejar, coordenar, dirigir e avaliar os trabalhos de desenvolvimento de novos programas revisando os já existentes. Estabelece padrões e métodos para a organização, codificação e testes de programas e identifica soluções de problemas técnicos e administrativos. Organiza e controla as tarefas desenvolvidas no setor, assegurando sua execução nos prazos estabelecidos. O programador realiza a programação de computadores desenvolvendo softwares utilizando diversas linguagens (ASCENIO; VENERUCHI, 2012).

O projeto realizou este tipo de pesquisa, pois quer descobrir as dificuldades que um profissional da área de Tecnologia da Informação (TI) passam no mercado de trabalho e também quais as dificuldades eles tiveram para se ingressarem no mercado de trabalho.

O objetivo geral desse trabalho é analisar os desafios profissionais dos programadores. Já os objetivos específicos são: discorrer sobre a vida profissional dos programadores; facilitar o estudante de Sistemas de Informação no momento da escolha da área específica que seguirá; esclarecer as dificuldades que ele enfrentará;  pesquisar a média salarial do programador; pesquisar sua satisfação profissional; apontar as vantagens e desvantagens dessa profissão e as principais linguagens usadas por eles.

  1. Referencial Teórico

O homem, desde sua existência, procura um caminho mais rápido e ágil para resolver seus problemas. No entanto, criaram máquinas, como os computadores, onde são feitos programas, que servem como auxilio  em seu trabalho, minimizando suas forças e economizando seu tempo (ASCENIO; VENERUCHI, 2012).

Entende-se por programação o relacionamento das diversas tarefas que devem ser executadas pelo computador, a fim de completar um determinado processamento. De vez que o computador não pode racionar, faz-se absolutamente necessário,operação por operação. Esse alguém é o programador, e a lista desses passos e operações, chamados instruções, constitui um programa (VASCONCELLOS,1974, p.14).

A linguagem de programação são comandos utilizados pelo programador para instruir um computador o que ele deverá fazer. Ela possui dois componentes: Sintaxe e Semântica. Na maioria dos casos é usada para expressar algoritmos (ASCENIO; VENERUCHI, 2012).

A primeira linguagem de programação, ShortCode, surgiu em 1949, atendendo somente dispositivos eletrônicos. Um passo muito importante para programação ocorreu em 1951 com a criação do primeiro compilador. O ano de 1954 foi marcado pela criação da linguagem FORTRAN, utilizada para criar soluções de problemas matemáticos (ZIMMERL, 2011). De acordo com NIEDERAUER, J. (2009),o PHP é uma das linguagens mais utilizadas na web nos dias de hoje. O que é confirmado por SOUZA, W. (2010) quando diz que as linguagens de programações mais utilizadas nos dias de hoje são: C, Java, C++, PHP, (Visual) Basic, C#, Python, Perl Delphi e Obejctive-C.

As dificuldades encontradas pelos programadores são: dificuldade de programar uma nova linguagem; dificuldade de integração com outras ferramentas; falta de documentação; instabilidade no mercado de trabalho (grande oscilação de emprego); encontrar um emprego fixo (com carteira assinada) (DALMOM; BRANDÃO, 2011). Por outro lado, a TDC GLOBAL CODE (2009) diz ser a resolução de "bugs", a maior dificuldade dos programadores.

A quase totalidade das empresas (98%) usa a Internet para enviar e receber e-mails. Além disso, elas também buscam informações sobre produtos e serviços (90%), buscam outras informações e realizam atividades de pesquisa (85%) e aproveitam serviços bancários e financeiros (81%) (GLASER, 2011).

Para ser um programador bem sucedido, não pode limitar-se somente a algumas linguagens, pois o bom programador ao conhecer totalmente uma linguagem, automaticamente procura outra. O importante é estar sempre seguindo em frente, mantendo os estudos, assim melhor será o programador (STRAUSS, 2010)

Segunda a ABRAD (2012), no Brasil os programadores estão distribuídos das seguintes formas: 11% se localizam no nordeste e centro-oeste, 25% no sul e 64% no sudeste. Sendo que desses 66% são homens e 34% mulheres. De acordo com a faixa etária, desconsiderando o sexo, 56% dos programadores tem entre 25 e 28 anos, 30% entre 18 e 24 anos, 12% entre 29 e 35 anos e somente 1% acima de 35 anos. A indicação interna e externa são as principais fontes de contratações, totalizando 55% de todas elas. A média salarial de um programador está entre R$4500,00 e R$7000,00, na região sudeste do Brasil (ABRAD, 2012).

  1. Materiais e Métodos

Essa pesquisa apoia-se num método quantitativo, em que é considerado que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (MORESI, 2003).

Essas entrevistas foram realizadas com o tratamento de dados quantitativos, para investigar concepções de programadores atuando no mercado de trabalho. As entrevistas foram realizadas pessoalmente, via internet e televisiva.

Neste questionário foram levantados as principais perguntas e dúvidas que um aluno ingressante da área de TI precisa saber. Consequentemente foram feitas perguntas aos alunos, com o objetivo de tornar o questionário mais dinâmico e esclarecedor de todas as dúvidas. Na medida em que foram coletadas as informações, um modelo de questionário ideal começou a tornar-se mais palpável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (486.2 Kb)   docx (892.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com