TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISÃO ORGANIZACIONAL

Projeto de pesquisa: VISÃO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

1. A VISÃO ORGANIZACIONAL

1.1.Introdução

Relembrando, uma organização constitui-se de um grupo de pessoas, que de forma organizada visa atingir objetivos comuns. Por exemplo: Hospitais; Clubes; Creches; Escolas privadas ou particulares; Lojas Comerciais; Partidos Políticos, Famílias, Associações de Moradores, Corporações Militares, Conselhos Profissionais (CRA, CREA, CRC, entre outros); etc.

Vamos nos concentrar inicialmente na forma de organizar as pessoas; que pode ser por departamentos onde as pessoas são agrupadas por semelhança de funções: Departamento de Compras com Compradores; Departamento Vendas com Vendedores; Departamento Financeiro com Cobradores, Pagadores e Analistas; Departamento Produtivo com Operadores de Máquinas, Montadores, Pintores, etc; dentre muitos outros. Nesta forma de organização, as pessoas de cada departamento entendem suas tarefas como independentes e que basta fazer a sua parte para que tudo esteja certo.

As organizações podem também ser agrupadas por processos, onde se entende que cada tarefa afeta o resultado final e que uma tarefa depende da outra ou afeta a outra. Para entregar um produto, o mesmo precisa estar disponível e OK, que precisou ser fabricado, que precisou ter suas peças compradas, que precisou ter um projeto, que deveria atender àquilo que o cliente solicitou.

Burns e Stalker estudaram os métodos e os processos administrativos diferentes que vigoravam em diversas organizações. Concluíram que elas poderiam ser classificadas em dois tipos, ou dois sistemas, conforme eram administradas:

Ø Sistema mecanicista – caracterizado por processos bem definidos, pessoal especializado, integração vertical (chefe, subchefe, subordinados, etc.), controle facilitado, sistema fechado, estrutura burocrática.

Ø Sistema orgânico – caracterizado pela transformação constante, decisões fazendo parte de todos os níveis, pessoal com conhecimento generalizado, sistema aberto, desburocratizado.

Daremos prioridade a Visão Organizacional sob a ótica dos processos, que caracteriza um Sistema Orgânico de Administração e os possíveis diferenciais neste tipo de tratamento.

1.2.A Visão departamental: conceitos e problemas.

Inicialmente e rapidamente discutiremos a visão departamental ou Sistema Mecanicista de Administração.

Pela própria definição percebem-se algumas características:

Processos (tarefas) bem definidos implicam em facilidade de controle, pois se sabe o que esperar; domínio por parte do executante de suas atividades, pela repetição constante. E por outro lado, num mundo cada vez mais sem fronteiras, cada vez mais competitivo, onde novas situações surgem a cada momento; novas formas de execução das tarefas, o que dificulta a organização com visão departamental.

Pessoal especializado, profundo conhecedor do que deve ser feito, que tem mais dificuldades em ajustar (mudar) o que se faz.

Integração Vertical, cada um possui apenas um chefe direto, não sendo permitida a comunicação direta com outros departamentos, o que leva a uma maior morosidade no processo de decisão, quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com