TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens e desvantagens do horário flexível

Projeto de pesquisa: Vantagens e desvantagens do horário flexível. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.557 Palavras (11 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 11

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Lílian Nicolin

TRABALHADOR GANHA COM O HORÁRIO FLEXÍVEL

Fraiburgo

2013

Lílian Nicolin

TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplina Economia e Modelos de Gestão, Relações Interpessoais, Tecnologia e Desenvolvimento Humano e Ética, Política e Sociedade.

Prof. Joenice Dias, Ulysses Januzzi, Elisete

Zampronio, Henry Nonaka, Márcia Bastos.

Fraiburgo

2013

SUMÁRIO

Introdução1

O conhecimento, capital humano e as organizações 2

Horário Flexível 4

Princípios Legais 5

Vantagens e desvantagens do horário flexível 6

Horário flexível no Brasil e no Mundo 6

Conclusão8

Referência10

INTRODUÇÃO

Vivemos em mundo que se renova em todo tempo, as empresas crescem, as pessoas buscam profissionalismo e desejam sempre mais. Ao longo do tempo o homem foi se tornando mais competitivo e individualista, não por vontade própria mais pela a imposição das tecnologias. Nas cidades foram onde este reflexo mais apareceu através do fluxo de bens, pessoas e capital.

Com o surgimento da industrialização, ouve um aumento muito grande da população nas cidades que resultou na mudança de comportamento, em que passaram a buscar trabalho nas empresas e melhores condições de vida. O homem passou a capacitar-se mais e assim ter uma renda maior para satisfazer suas vontades, nesse processo à empresa identificou nos seus funcionários a necessidade de motivá-lo e mante-lo como um profissional de sucesso, é preciso investir no talento humano e abrir as portas para uma gestão de pessoas, na qual se insere vários elementos motivacionais, como a flexibilidade no horário de trabalho.

O número de empresas que leva em consideração o impacto da rotina na satisfação e produtividade dos funcionários está aumentando e elas começam a oferecer alternativas de horários para que os funcionários consigam dar conta de um dia a dia cada vez mais agitado. Permitindo o bem-estar na vida pessoal e produtividade com qualidade no trabalho.

1 O conhecimento, capital humano e as organizações.

Desde muitos anos atrás o mundo tem acelerado na sua evolução, a cada dia surgem mais e mais atrações para o ser humano. E como o mundo não pára a nossa vida é constantemente afetada por essas mudanças e adaptações em diversas áreas, entre elas a própria rotina de trabalho.

Antigamente o conhecimento era raro e o que tinha mais poder dentro das empresas. Essas exigiam mais o esforço físico e um básico conhecimento necessário para operar maquinas. O papel do colaborador era somente de mão de obra, trabalhava para produzir e receber, não havia afinidades com o empregador.

Hoje em dia, o conhecimento está para qualquer pessoa que estiver disposta a buscá-lo através da informação, meios como a internet se torna fundamentais nesta conquista. O conhecimento não esta mais nas mãos de pessoas “exclusivas” dentro da organização, e sim de todos que querem capacitação para desenvolver-se profissionalmente.

Ficar parado no tempo e não se adaptar as mudanças e transformações é um grande risco de perder oportunidades de sucesso. Pois as empresas sedem os melhores cargos para aqueles que estudam, capacitam-se e exercem com excelência e competência.

A gestão de pessoas esta alicerçado no permanente desenvolvimento e participação das pessoas na consecução dos objetivos organizacionais. Uma nova ênfase é dada na forma de conceber a função que passa a analisar os colaboradores como parceiras e compreender a contribuição delas no desempenho da empresa. A portabilidade do conhecimento e de sua aplicabilidade envolve uma forma de atribuir o valor humano. As tendencias da utilização do conhecimento servem para as empresas terem uma visão abrangente do crescimento das competencias dos funcionarios.

O homem da sociedade moderna emergiu com uma poderosa perspectiva dentro da ciência social e cultural, permitindo um novo entendimento sobre o papel do significado da produção e reprodução das práticas sociais.

Ao mesmo tempo em que novas tendências mundiais estão moldando as características dos profissionais modernos, existem também os desafios para a resolução de problemas como o das sobrecargas das obrigações sociais, econômicas e ambientais.

Mais do que o progresso tecnológico, a organização deve valorizar o talento humano para promover a força motivadora capaz de inserir valores pessoais como: integridade, honestidade, lealdade, autoconfiança, auto-estima, criatividade e auto-motivação, não se tratando meramente de uma questão de empregabilidade, mas sim a consolidação da função social dos profissionais.

O reconhecimento da valorização do capital humano nas organizações e

o indivíduo como personagem gerador de conhecimento e agente do processo de inovação, interage e compartilha seus conhecimentos com os demais membros do grupo ao qual ele está inserido no processo, passou a ser um novo momento para a sociedade moderna.

Com o advento da globalização e do crescimento da tecnologia e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com