TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visao Geral

Trabalho Escolar: Visao Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Visão geral

Apresentação da disciplina:

Nós estaremos juntos nesse semestre, trabalhando a disciplina de Pesquisa de Mercado.

Objetivos:

Nessa disciplina você será levado a compreender as funções básicas da pesquisa de marketing, identificar a origem dos dados de uma pesquisa e as etapas que constituem o processo de pesquisa de marketing.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• O que é pesquisa de marketing;

• Os conceitos e tipos de pesquisa;

• Etapas de uma pesquisa;

• Tipo, medidas e instrumentos de coleta de dados;

• Definição de universo e amostragem;

• Processamento e análise dos dados;

• Relatório de pesquisa.

Metodologia:

A metodologia que será utilizada em nossa disciplina será holística, integradora, adaptada ao contexto, pois o ato de educar não é um ato transmitido, mas criativo, construtivo e transformador. Orientada mais para aprendizagem do que para o ensino, centrada mais no aluno do que no professor, sendo construtivas, inovadoras e facilitadoras da autoaprendizagem. O professor como mediador dessa aprendizagem. Numa relação dialética entre teoria e prática, análise e síntese dos assuntos abordados por meio de: apresentação dos temas, mediante exposição oral e/ou escrita, acompanhada de discussões abertas com a classe, revisão bibliográfica, painéis, leituras dirigidas, aulas com materiais audiovisuais, estudos em grupo de temas e questões referentes aos objetivos pretendidos.

Avaliação Prevista:

Avaliação prevista – Avaliações virtuais, fórum e outras atividades web, produção textual e prova presencial. Apresentar critérios claros de participação do aluno nos fóruns e outras atividades web previstas, como também o tempo definido para as respostas dos docentes e tutores.

WEB AULA 1

Unidade 1 - Pesquisa de Mercado

1. A CONSTRUÇÃO DO ESPÍRITO INVESTIGADOR

Por pesquisa entendemos um conjunto de atividades organizadas, objetivando a busca de um determinado conhecimento; no entanto, para que seja classificada como científica deve: ser realizada a partir de método próprio, utilizar técnicas específicas, estar voltada para um conhecimento que diga respeito à realidade empírica e seus resultados devem ser apresentados em relatório próprio.

Toda investigação científica é metódica e se reveste de rigor e seriedade. O pensador italiano Antônio Gramsci (2000 apud COUTINHO; HENRIQUE, 2005) já propôs a formação intelectual das massas, assim temos que o espírito científico não é privilégio de determinada classe, cultura e etnia.

No entanto, para o pesquisador é necessário que seja revestido de um espírito de curiosidade, aquele que é inerente à criança, mas que a escola e os adultos aniquilam ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com