TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vygotsky

Resenha: Vygotsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Vigotski

Lev Semenovich Vigotski nasceu em 17 de novembro de 1896 em Orsah, Russia. Seus pais eram judaicos e com boas condições econômicas. Até os 15 anos Vigotski estudou em casa. Aos 18 anos, começou cursando medicina, mas se formou em direito, em 1917 lecionou licenciatura, estética e historia da Arte e fundou um laboratório de psicologia. Com o passar dos tempos cresceu seu interesse em psicologia.

Vigotski escreveu aproximadamente 200 trabalhos científicos. Teve convívio na formação de professores facilitando seu estudo na área de distúrbios de aprendizagem e linguagem.Também manteve contato com crianças portadoras de deficiências congênitas, estimulando seus estudos em relação a compreensão dos processos mentais humanos.

Foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Faleceu em Moscou, em 11 de junho de 1934, vitima de Tuberculose.

Vigotski contribuiu para o entendimento de que o desenvolvimento das funções psicológicas do ser humano estão relacionadas com o ambiente social, cultural e econômico em que vive. Algumas das ideias de Vigotski é que as características do ser humano não nasce com ele, mas resulta de sua convivência com o meio cultural em que vive. Desta forma o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá pela convivência com os demais indivíduos. Possibilitando novas experiências e conhecimentos.

O saber é resultado das experiências que temos no decorrer da vida, neste processo a escola tem papel fundamental para tais transformações na vida da criança. Segundo o autor esta aprendizagem é mediada pela utilização de instrumentos e signos, como a utilização da linguagem escrita e falada.o que nos diferencias dos demais animais são as funções psicológicas superiores, esta função se encontram a consciência e o discernimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com