TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁREA DE APLICAÇÃO E MÚSICA recursos no campo da educação pré-escolar

Tese: ÁREA DE APLICAÇÃO E MÚSICA recursos no campo da educação pré-escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Tese  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE PADRÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

GOIÂNIA

2012

Thairam Taiz Ramos De Souza

OS USOS E RECURSOS DA MUSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho pesquisado pela acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade Padrão da disciplina de Metodologia da Educação Infantil: musicalidade, jogos e recreaçãodo IIIPeríodo, turno noturno de 2012-2, como nota avaliativa de N2 para o Profa. Edna Aparecida Costa Vieira.

GOIÂNIA

2012

INTRODUÇÃO

Como pode ser visto diante das práticas diárias dos docentes, a educação em qualquer modalidade de ensino, sempre está em busca de novos instrumentos que facilitem o seu processo de utilização e por consequência atinjam de forma mais satisfatória os seus objetivos principais, dentre eles: desenvolver cidadãos críticos, conscientes de seus atos, bem como proporcionar o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo.

Além das comuns ferramentas a disposição do docente, a busca por estímulos visuais e sonoros vem crescendo por decorrência, também, do avanço da mídia, embasada no pressuposto de que a educação tem que ser um reflexo, mais apurado, da realidade social de cada educando.

Segundo BASSO e MARQUES in HARLOS[3] (2009):as mudanças políticas, econômicas e culturais que ocorrem na sociedade, atualmente, e o grande volume de informações estão se refletindo no ensino, exigindo, desta forma, que a escola seja um ambiente estimulante, que possibilite à criança adquirir o conhecimento de maneira mais motivada em movimentos de parceria, de trocas de experiências, de afetividade, do ato de aprender a desenvolver o pensamento crítico reflexivo.

Assim, como o descrito acima, a música é um dos elementos que passa a fazer parte destes novos instrumentos a disposição do educador, legalizada pelo Decreto de Lei nº 11.769, a música, agora, tem seu ensino obrigatório no ensino regular.

A música é considerada uma linguagem universal, dividida em muitos dialetos, pois cada cultura tem sua forma de produzi-la, tocar seus instrumento e maneiras peculiares de utilizá-la.

Baseando-se nestas informações sobre o uso música, acredita-se que a mesma possa trazer benefícios para o aprendizado dos alunos. Quando o enfoque passa a ser a educação de alunos com deficiência, a música pode ser tida como uma das fontes mais ricas de possibilidades de trabalho.

A Educação Especial visa, principalmente, dar assistência aqueles que têm necessidades educacionais especiais, que por alguns motivos não puderam ou não podem ser inseridos dentro do ensino regular. Dentro de suas peculiaridades, a Educação Especial toma caráter da tão almejada Educação para Todos, salientando que, independente, das diferenças todos tem o direito de estudar e ter as melhores condições para isto.

De uma forma mais crítica o DCE de Educação Especial (2006, p. 17) traz que a Educação Especial sempre esteve ao alcance dos indivíduos segregados de uma sociedade com padrões pré-estabelecidos a respeito da normalidade humana, ou seja, para aqueles que estavam abaixo do esperado para a considerada normalidade, restava apenas a Educação Especial como busca da educação escolar.

Atualmente estes paradigmas, aos poucos, estão sendo quebrados. A Educação Especial cada dia abrange mais o seu espaço, tanto em caráter educacional como social e os olhares respeitosos constantemente se voltam a ela na tentativa de melhorar seu sistema organizacional que move suas ideologias, para que ao final os alunos tenham um aprendizado consistente de forma geral.

DESENVOLVIMENTO

A MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO

Várias questões passam pelos pensamentos do docente na elaboração de um plano de aula que objetiva utilizar a música. A maneira pela qual o conteúdo é exposto aos educandos pode, de certa forma, aproximar ou distanciar o mesmo para o conhecimento proposto.

A música neste contexto pode ser utilizada como uma ponte que motiva professor e aluno.

É nesse espaço que o sujeito é obrigado a conviver com outros sujeitos, tendo eles pensamentos diferentes dos seus. O aluno traz para sala de aula atitudes normal do seu cotidiano, não conseguindo deixar de lado a sua bagagem histórica.

A música pode revelar como o individuo vê a sociedade em que vive e é a partir da análise das letras e da expressão corporal que aluno pode demostrar o que subtende-se ser visão que o mesmo tem do mundo e dos valores humanos. Não somente isso, a música pode ser o ponto de partida para a busca de inúmeras informações e valorização da cultura de um povo.

BENEFÍCIOS DA MÚSICA QUANDO TRABALHADA NO CONTEXTO ESCOLAR

Preparar os alunos para que possam desempenhar funções motoras e cognitivas, bem como relacionar-se bem com o meio social pode ser uma tarefa difícil de executar, quando não se coloca isto como objetivo principal. As ferramentas de trabalho caem para os docentes como artifícios facilitadores deste processo.

A música não somente é uma simples ferramenta, além de ter fácil acesso, ela não necessita, necessariamente, de mais nada além de alunos e professores. O som uma vez produzido, tanto por instrumentos elétricos ou pelo corpo como assobios e palmas, pode transportar o alunos para um mundo de aprendizado amplo em que a intensidade deste processo varia de acordo com as diferenças individuais.

Entende pelos componentes formadores da música, destaca-se:

a) SOM: é vibrações plausíveis a audição que está sequenciada em um intervalo de tempo regular;

b) RITMO: é o tempo de ressonância dos sons, podendo ser eles longos ou curtos;

c) MELODIA: é a sequência do rítmico que foi ordenado adequadamente;

d) HARMONIA: é o que combina os sons simultaneamente de forma harmoniosa e melódica.

Tem-se assim, um ponto de partida para a compreensão do quão a música pode ser eficaz na educação para qualquer aluno e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com