TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA PROFISSIONAL

Projeto de pesquisa: ÉTICA PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

ÉTICA PROFISSIONAL

SUMARIO

Introdução... 1

Conceito de Ética... 1 – 1

Síntese... 2

O individuo e a Ética profissional... 2 - 2

A Ética empresarial... 3 - 3

Considerações Finais... 4

Referências... 5

INTRODUÇÃO

Trabalho elaborado individualmente com o intuito de uma melhor reflexão e entendimento sobre a nossa segunda pele, que é a Ética, aplicada no ambiente profissional abordando uma ruptura social-natural, existente em todo o segmento de nossa sociedade, crendo que com esta retórica, através de varias fontes pesquisada, possamos atingir um grau mais elevado de educação e consciência, tornando nossa segunda pele uma referencia para o melhor convívio entre as relações dos indivíduos.

1 - Conceito de Ética

Está à ética cotidianamente inserida como segunda pele na vida do indivíduo, nas decisões a serem tomadas, nas escolhas entre ser correto e levar vantagens, entre o direito e o dever, entre a moralidade e a imoralidade?

O que é ética, como melhor defini-la, como agir perante os outros?

Ética são um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade, que é uma parte da condição humana desenvolvida pela educação na sua mais plena maturidade.

Ser ético significa refletir sobre as escolhas a serem feitas, importar-se com os outros, procurar fazer o bem aos semelhantes e responder por aquilo que se faz, em contra partida, ser moral, agir de acordo com os costumes e observar as normas coletivas, tendo como padrão de conduta, ações que busquem a verdade dos fatos, amparado em honestidade, moralidade, coerência e imparcialidade.

É compreender o conceito de justiça e sensibilizar-se pela construção de uma sociedade justa.

Adotar atitudes de respeito entre as pessoas, necessário para o convívio em uma sociedade democrática.

É adotar, cotidianamente, atitudes de solidariedade, cooperação e renuncia às injustiças e discriminações.

Valorizar e empregar a fala, o diálogo, usar a comunicação como produção coletiva de ideias, posicionando-se de maneira flexível, como forma de esclarecer e resolver conflitos sob um ponto de vista ético e justo.

Significa respeitar as diferenças entre pessoas, independente de sexo, cultura, valores, religião, etnia, respeitar a privacidade, como direito individual de cada pessoa, promover os princípios de liberdade, dignidade, solidariedade, justiça, respeito mútuo, e equidade.

SÍNTESE

2 – O individuo e a Ética profissional

Sendo a ética inerente à vida humana, sua importância é bastante evidenciada profissionalmente, porque cada profissional tem responsabilidades individuais e sociais, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam.

A ética profissional regula o relacionamento do profissional com seus fornecedores, visando à dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sociocultural onde exerce sua profissão, fazendo com que o profissional respeite seus semelhantes quando no exercício da mesma.

É a ética que norteia a vida profissional de qualquer trabalhador, sem ela seria impossível desenvolver um bom trabalho e principalmente, se interagir.

A reflexão da conduta humana realizada na execução de uma profissão sobre ética deveria começar mesmo antes de praticá-la, pois todos têm a liberdade de escolha, e ao escolhê-la, tem que buscar, tem que absorver o seu conjunto de valores e deveres, para que seja comprometido, para que se caracterize o aspecto moral da ética profissional.

Quando o indivíduo está absorvido, comprometido, engajado, surgem perguntas reflexivas:

Estou sendo um bom profissional?

Estou agindo adequadamente?

Realizo acertadamente minhas atividades?

Isso é certo?

Isso é justo?

Estou prejudicando alguém?

Eu poderia comunicar isso para o público ou para alguém respeitado?

Eu diria a meu filho para fazer isso?

É imprescindível que se saiba que nem todas as perguntas estão num código de ética profissional, mas que são comuns a todas as atividades que um indivíduo possa exercer, globalizando todo o conjunto da ética em si.

As perguntas guiam, movem, direcionam para a meditação, quando incorporadas e assimiladas, tem-se uma postura pró – ativa, não se fica restrito só em suas tarefas, acredita-se em fazer parte de algo maior dentro de uma empresa, tem-se o engajamento dentro de uma equipe, tornando a interatividade em uma experiência única.

O indivíduo que aprendeu a refletir, que tem esse hábito no seu dia a dia, tem a ética como sua segunda pele ao questionar-se, sobre a sua responsabilidade para com os outros e para consigo mesmo em seu ambiente profissional.

Atualmente, a organização empresarial atua sob uma perspectiva ética para que não se cause impactos negativo muito grande, decorrente das grandes mudanças que acompanham a globalização, a comunicação, e o avanço tecnológico. A considerar que o colaborador ao se harmonizar, se aprimorar como ser humano, sendo esse sentimento genuíno, ele produzirá mais, pois ao atingir esse estágio de cultura e educação, ele poderá definir com exatidão comportamentos antiéticos que se vê na mídia de massa, tais como: corrupção, violência, desonestidade, deslealdade, desrespeito, etc.

Isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com