TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA PROFISSIONAL

Monografias: ÉTICA PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

POLO DE ANGRA DOS REIS

CURSO SUPERIOR TECNÓLOGO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

ANGRA DOS REIS/JUNHO

2013

ACADÊMICOS:

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Atividades Prática Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnólogo Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera - Uniderp, como requisito para a avaliação da Ética e Relações Humanas no Trabalho à obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

ANGRA DOS REIS/RJ

2013

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO – A ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO.......................... 3

2 - ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”................................... 5

2.1 - Sinopse do Filme............................................................................................................... 5

2.2 - Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração.............. 5

3 - CONCLUSÃO..................................................................................................................... 7

4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................... 8

1 – INTRODUÇÃO – A ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Em todas as atividades humanas, sejam aquelas de caráter econômico ou não, exige a contratação de pessoas que exercerão a posição de comando para que os objetivos desejados sejam atingidos com eficácia. O nome que se dá a essas pessoas são os mais diversos, tais como: chefe, coordenador, líder, gestor, diretor, administrador, etc. Dentre todos, elegemos como uma importância especial, o administrador, aquele que tem a competência formal adquirida no ensino superior. Com toda a sua bagagem de conhecimentos, ele é preparado para ter uma visão de conjunto no meio em que atua ou irá atuar, tanto dos recursos materiais como humanos. É preciso reconhecer que as atitudes de cada indivíduo sejam responsável por seção, departamento, diretor ou presidente de uma empresa ou qualquer organização publica ou privada, quando dotados do sentimento de justiça atuando de acordo com os valores éticos e morais, será o suficiente para que tenhamos uma sociedade mais justa. Cada um no seu posto deve ser a força transformadora da sociedade, principalmente os administradores de empresas que são devidamente preparados para exercer essa função.

Vivemos um momento histórico diferente em que qualquer decisão arbitrária pode ser contestada evocando as suas consequências para o todo. Na medida em que as resoluções de caráter ambiental são questionadas acerca de sua viabilidade em relação ao seu impacto sobre o meio ambiente, as demais decisões podem e devem ser discutidas considerando os seus efeitos econômicos e sociais, dentro desse mesmo contexto. Não se trata aqui de pregar revoluções ou alimentar idéias subversivas, mas constatar que o homem, dentro de qualquer regime político, seja socialista ou capitalista, possui as mesmas necessidades. As carências físicas ou psicológicas do ser humano jamais prescindirão da existência de organizações econômicas.

Discutir a importância do comportamento ético e moral dos administradores de empresas na condução de suas atividades, principalmente quando do uso do poder na resolução do conflito de interesses quando se exige do mesmo que tal decisão seja fundamentada em posturas éticas e morais. A responsabilidade desses profissionais também é influenciada pelo seu grau hierárquico dentro da organização. Quanto maior o seu cargo e destaque junto aos chefes, maior também a probabilidade de surgirem pessoas interessadas em tomar o seu cargo. A ética profissional envolve a descrição, o saber se comunicar e repassar para a chefia as dúvidas e questionamentos dos outros funcionários.

Administrar é um trabalho repleto de desafios e situações problemáticas e o Administrador precisa estar capacitado para atender às necessidades do mercado. Mais que isso, ele precisa ter os seus valores fundamentados na ética para exercer a sua função na empresa, seja pública, privada ou do terceiro setor, de forma íntegra, transparente e responsável. Os Administradores estão sempre sujeitos a avaliações e constantes julgamentos, pois como bons gestores, eles representam não só a sua imagem, mas também a da empresa para a qual trabalham. Por isso, o Administrador possui a obrigação moral e profissional de manter uma boa reputação, servindo de exemplo para os seus sócios, patrões, colaboradores, clientes, fornecedores, entre outros. Na ilusão de conseguir benefícios ou lucros financeiros em curto prazo, algumas empresas e profissionais deixam de manter uma conduta ética e utilizam meios ilegais, ilícitos ou injustos para atingir os seus objetivos, sem se preocupar com a responsabilidade dos seus atos para com a sociedade.

Em resposta, a falta de ética provoca um impacto gravíssimo na reputação da empresa ou da equipe. A perda da credibilidade destrói rapidamente todas as chances de futuras negociações, investimentos e até aquisição de novos talentos, pois ninguém quer ter sua imagem vinculada a uma instituição sem princípios éticos. Bons negócios dependem efetivamente do desenvolvimento de relações em longo prazo, da troca de confiança e comprometimento ético. Os profissionais devidamente capacitados e com caráter conseguem ser bem-sucedidos sem apelar para esses meios.

2 – ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

2.1 - Sinopse do Filme

O filme, Amor sem escalas, retrata a vida de um executivo que tem a missão de demitir pessoas pelo país (trabalha em uma empresa de Outplacement), o que faz com muita intensidade já que o serviço vive a cerca da crise econômica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com