TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Ensaios: ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  2.236 Palavras (9 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CURSO DE GESTÃO PÚBLICA

ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Jundiaí – SP

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CURSO DE GESTÃO PUBLICA

ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

ANTONIO ROQUE RUEDA – RA 6788395545

DAVI SOARES DA ROCHA – RA 6946460483

GUSTAVO G. FERREIRA – RA 6748341863

MIGUEL LUCENTE SILVA – RA 6748341855

Ética Profissional em Administração Projeto Interdisciplinar

Do curso de Tecnologia em Gestão Pública na Faculdade

Anhanguera sob a orientação do tutor EAD Emerson Gaino

Jundiaí – SP

2013

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO 1

DEFINIÇÕES DE ÉTICA 2

DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO 3

A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALA” 3

SINOPSE DO FILME 4

ETAPAS 5

RESUMO..........................................................................................................................6

ABSTRACT: 7

CONCLUSÃO.................................................................................................................8

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICAS............................................................................8

Introdução

Diante do quadro de pobreza, dos sérios problemas que vivemos em termos de educação, saúde, desemprego, violência e de ações que destroem o nosso ecossistema, é

bastante salutar que as organizações assumam o seu papel social e contribuam para resgatar a ética no relacionamento humano e nos negócios.

Em todas as atividades humanas, sejam aquelas de caráter econômico ou não, exige a contração de pessoas que exercerão a posição de comando para que os objetivos desejados sejam atingidos com eficácia. O nome que se dá a essas pessoas são os mais diversos, tais com: coordenador, líder, gestor, diretor, administrador, etc.

Dentre todos, elegemos como uma importância especial, o administrador, aquele que tem a competência formal adquirida no ensino superior. Com toda a sua bagagem de conhecimentos, ele é preparado para ter uma visão de conjunto no meio em que atua ou irá atuar. Tanto dos recursos materiais com humano.

É preciso reconhecer que a atitude de cada individua sejam responsável por seção, departamento, diretor ou presidente de uma empresa ou qualquer organização pública ou privada, quando dotados do sentimento de justiça atuando de acordo com os valores éticos e morais, será o suficiente para que tenhamos uma sociedade mais justa. Cada um no seu posto deve ser a força transformadora da sociedade, principalmente os administradores de empresa que são devidaquemente preparados para exerce essa função. Vivemos um momento histórico diferente em que qualquer decisão arbitrária pode ser contestada evocando as suas consequências para o do. Na medida em que as resoluções de caráter ambiental são questionadas acerca de sua viabilidade em relação ao seu impacto sobre o meio ambiente, as demais decisões podem e devem ser discutidas considerando os seus efeitos econômicos e sócios, dentro desse mesmo contexto. Não se trata aqui de pregar revolução ou alimentar ideias subversivas, mas constatar que o homem, dentro de qualquer regime politico, seja socialista, ou capitalista, possui a mesma necessidade. As carências físicas ou psicológicas do ser humano jamais presidirão da existência da organizações econômicas. O homem que labora no setor público é o mesmo que no setor privado.

-1-

A intenção desse artigo não é plantar uma semente, pois esta já foi plantada quando Cristo nos ensinou que devemos amar ao próximo com a nós mesmo, mas apenas uma. Lembrança de que isto foi dito há mais de dois mil anos e ELE ainda espera de nos atitudes compatíveis daquele que se diz Cristão.

DEFINIÇÕES DE ÉTICA

Ética é a fundamentação teórica para encontra o melhor modo de viver e conviver, com determinadas concepções, com as de dever, responsabilidade e vontade, tomadas como objetos últimos e aprovação e desaprovação moral, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.

O fato de que os seres humanos dão resposta diferente a problemas morais que pareçam semelhantes ou mesmo o simples fato de que as pessoas desconsideram, quando agem imoralmente, princípios da consciência moral produzirão certamente, cedo ou tarde, o desejo de, por um lado, justificar a ação imoral e pôr em dúvida a autoridade da consciência moral e a validade de seus princípios, necessita-se então da ética profissional, definida como conjunto de normas morais pelas quais o individuo deve orientar seu comportamento na profissão que exerce. Ética é de fundamental importância em todas as profissões, e para todo ser humano, para que possamos viver relativamente bem em sociedade. Com o crescimento desenfreado do mundo globalizado, muitas das vezes deixamos nos levar pela pressão exercida em busca de produção, pois o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, e as vezes não nos deixa tempo para refletir sobre nossas atitudes. Temos que ter a consciência de que nossos atos podem influenciar na vida dos outros e que nossa liberdade acarreta em responsabilidade. De forma ampla a Ética é definida como a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com