TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA PROFISSIONAL NA FILME "AMOR SEM ESCALA"

Trabalho acadêmico: ÉTICA PROFISSIONAL NA FILME "AMOR SEM ESCALA". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Ética é um conceito discutido pelo ser humano desde a antiguidade. Esse termo diz respeito ao dever de cada pessoa em seu grupo ou uma forma individual de expressar em suas atitudes e comportamentos. No mundo atual não há como se falar em uma empresa de sucesso sem citar como foi formada e os valores que ela agrega na sociedade, por isso, iremos explicar sobre a Ética e a sua influência nas organizações do mercado.

Se um profissional trabalhar de forma ética dentro de uma organização, com certeza ela terá muito sucesso. Ela não é mais uma opção e sim uma exigência de mercado. Através dela, a organização realiza seu diferencial, ganhando respeito, confiança e credibilidade, não somente na administração, mas em todos os segmentos profissionais.

No plano empresarial, a ética tem a ver com a tomada de decisões de gestão, isto é, quais são as escolhas efetuadas pelos gestores em face de uma pluralidade de opções, tendo como plano de fundo a moralidade.

Benefícios que uma empresa obtém por ter ética nos negócios: confiança nas relações com parceiros, confiança nas relações com consumidores, confiança nas relações com empregados, valorização da imagem institucional e da marca, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de recrutar e manter talentos e flexibilidade e capacidade de adaptação e longevidade. Sendo assim posso afirmar que uma empresa que tem ética nos negócios e obtém tais benefícios, em geral, ganha força e significado financeiro que é o lucro.

A ética pode ser considerada como um conjunto de valores e regras sociais que distinguem o que está certo do que está errado, ou seja, indicam quando um comportamento é socialmente aceitável ou não. Por outras palavras, uma atuação ética significa não mais do que respeitar os princípios morais da sociedade. Estes princípios morais constituem regras gerais de comportamento de grande importância para a sociedade que não podem ser estabelecidas ou modificadas pelas decisões de indivíduos isoladamente ou pelos poderes.

Aristóteles acreditava que:

- O exagero é o motivador de conflitos, podendo afetar nosso caráter;

- Os excessos prejudicam a imagem do homem social;

- O comedimento, a moderação, o afastamento do excedente vem para amparar a conduta virtuosa;

- O homem dotado de prudência e habituado ao seu exercício, encontra a virtude no justo meio estre os extremos de seus atos e decisões.

Resumindo, a razão deve direcionar o cotidiano, e com isso dominar os vícios e criar bons hábitos. E a mediana entre as atitudes, a conduta e as decisões, é o mais importante para estabelecer o equilíbrio e proporcionar o bem, assim como o desenvolvimento harmonioso do ser em seu meio.

Hoje muitas pessoas estão de distanciando dos valores formadores, vivendo uma grande crise moral e ética.

- Furam a fila do banco;

- Utilizam verbas públicas para interesses particulares e enriquecimentos ilícitos;

- Pagam propina;

- Compram votos;

- Levam as toalhas do hotel;

- Fazem “gato” da TV por assinatura;

- Usam vagas reservadas para deficientes;

- Sonegam impostos;

- Ultrapassam limites de velocidade;

- Usam Software pirata, etc...

É o individualismo operando em detrimento do interesse do outro ou da coletividade.

Contudo, ainda existem os íntegros, aqueles que não pensam egoisticamente, com o rompimento dos valores éticos e morais.

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

A ética profissional na administração é uma questão presente no cotidiano de todos os profissionais da área. No filme não foi diferente, o Administrador tem total responsabilidade de tomar decisões que venham impactar na vida de muitas pessoas.

O contexto do filme esboça que o empregador se sente realizado em contratar outra empresa para prestar serviços para tomar difíceis decisões na empresa como demitir funcionários, assim este serviço se torna eficaz, pois não há nenhum vínculo afetivo com os indivíduos.

Cada pessoa tem uma reação diferente diante de uma demissão inesperada, mas o profissional deve estar preparado para qualquer reação, dispensa sem justificativa deixa os empregados arrasados. O desemprego coletivo e inesperado passa ser violento quando sem argumentos necessários. O patrão se sente satisfeito com as demissões, pois ele não tem ideia de como as pessoas se sentem ao serem demitidas sem alguma justificativa.

Para evitar custos, resolvem escolher e seguir o projeto de demitir funcionários por videoconferências. Já é muito dolorida uma demissão pessoalmente imagine por videoconferências. Mas o filme nada mais quer mostrar que a ética profissional é essencial em qualquer situação e que todos os profissionais empregados devem estar preparados para esse momento. Quando feita uma demissão as pessoas são obrigadas a romper seus sonhos.

Apesar da grande economia que a empresa teria com adesão dessa nova ferramenta, a mudança não se mostrou eficiente, já que a empresa não avaliou todos os aspectos envolvidos no serviço delicado que vendia que envolve uma questão emocional e de grande impacto na vida das pessoas e que poderia gerar as mais diversas reações nas pessoas demitidas. Optaram por uma mudança organizacional pensando exclusivamente no lucro, assim, foi mal planejada e consequentemente apresentou falhas, sendo que precisaram voltar ao modelo organizacional antigo.

1.1 Sinopse do filme.

O filme retrata a vida Ryan, um executivo que exerce sua função com bastante habilidade e destreza na empresa que trabalha, sendo considerado um dos melhores funcionários.

Viajando por todo o país, sua missão é demitir pessoas.

Nas demissões realizadas durante o filme Ryan, com um raciocínio muito rápido e uma percepção incrível sobre como conduzir a situação de forma a amenizar o conflito, usa palavras de incentivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com