TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Profissional

Pesquisas Acadêmicas: Ética Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  2.898 Palavras (12 Páginas)  •  4.297 Visualizações

Página 1 de 12

Ética profissional

Podemos definir ética, como:

a percepção do comportamento moral do homem em sociedade

A firma comercial ou industrial, só poderá ter em sua denominação as palavras engenharia, arquitetura ou agronomia, se:

Composta, por uma diretoria, em sua maioria, de profissionais registrados nos Conselhos Regionais

O bacharel em Engenharia, mesmo sem ter o registro junto ao CREA, pode:

Exercer qualquer atividade profissional, exceto a de engenheiro

3. Analise as afirmações:

I. Sempre, em laudos, projetos, orçamentos, e outros, o Engenheiro deve colocar seu nome, assinatura, especialidade e número de registro (CREA)

II. As alterações de projetos, ou outros serviços, podem ser feitas por qualquer outro profissional habilitado, mesmo que não seja autor do projeto.

III. As alterações de projetos, ou outros serviços, podem ser feitas por qualquer outro profissional habilitado, mesmo que não seja autor do projeto, desde que comprovada a solicitação, para autor que a recusou.

IV. Todos os projetos são de inteira responsabilidade do autor e de seus co-autores.

Apenas I, III e IV estão corretas

Analise as afirmações, utilizando os comandos, (C) certo, ou (E) errado.

1. ( )São órgãos fiscalizadores da atividade do Engenheiro: CONFEA e CREA

2. ( )A carteira profissional de registro do CREA, substituirá o diploma, terá fé pública, mas não valerá como documento de identidade.

3. ( )O profissional registrado em qualquer Conselho Regional, poderá exercer atividade em outras regiões, sem a exigência de qualquer formalidade frente a estes outros Conselhos Regionais.

4. ( )Fica facultado a todos os Engenheiros registrados junto ao CREA, o pagamento de anuidades ao Conselho Regional a cuja jurisdição pertencerem.

5. ( )O pagamento da anuidade a que se refere a lei, será devida a partir de 1º de janeiro de cada ano, tendo como prazo máximo para seu pagamento até o dia 31 de março. Após tal período, há incidência de vinte por cento, a título de mora.

6. ( )Será automaticamente cancelado o registro do profissional que deixar de pagar anuidade por período consecutivo de 3 anos.

Teremos como respostas, respectivamente:

1-C; 2-E; 3-E; 4-E; 5-C; 6-E.

Favor identificar a alternativa correta.

O exercício, no País, da profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo, observadas as condições de capacidade e demais exigências legais, é assegurado:

Todas as alternativas estão corretas.

A Lei 5.194 de 24 de Dezembro de 1966, regula o exercício da profissão de engenheiro. Sendo assim, podemos observar que não corresponde como forma de penalidade a ser imposta ao engenheiro quando infringir a presente lei, a hipótese apresentada na alternativa:

Prisão

Os trechos apresentados abaixo são conexos ao caput de um artigo do código de ética do engenheiro, correspondente à alternativa:

I. Não competir por meio de reduções de remuneração ou qualquer outra forma de concessão.

II. Não propor serviços com redução de preços, após haver conhecido propostas de outros profissionais.

III. Manter-se atualizado quanto a tabelas de honorários, salários e dados de custo recomendados pelos órgãos de Classe competentes e adotá-los como base para serviços profissionais.

Não solicitar nem submeter propostas contendo condições que constituam competição por serviços profissionais.

A definição abaixo transcrita refere-se a qual princípio que serve como diretriz de toda sociedade:

“São regras de comportamento formuladas deliberadamente e impostas por uma autoridade especial. São decretadas com a finalidade de suprir os costumes que começam a desintegrar-se, a perder seu controle sobre os indivíduos.”

Leis;

Não é uma virtude fundamental:

vaidade;

Diariamente nos deparamos com filas nos bancos. Muitas instituições financeiras pouco se preocupam com o tempo que cidadãos perdem para ser atendidos. A lei garante ao idoso, a gestante e às pessoas com crianças no colo e ao deficiente físico, o direito atendimento preferencial. Diante desta regra, algumas pessoas contratam idosos para se valer do direito do atendimento preferencial. Em termos éticos, podemos dizer que a conduta mencionada:

A atitude é antiética na medida em que a pessoa contratada estará aumentando o numero de pessoas em uma fila que, de outro modo, seria menor.

Sempre, em laudos, projetos, orçamentos, e outros, o Engenheiro deve colocar,exceto:

CPF;

As alterações de projetos:

qualquer profissional habilitado pode fazer, desde que tenha comunicado e realizado comprovada solicitação ao autor do projeto;

Julgue as afirmativas:

I. Pessoa jurídica, jamais poderá ter em sua denominação, a palavra de qualificação “engenheiro”.

II. O engenheiro pode emprestar seu nome a obras ou projetos, desde que mantenha as condições de responsabilidade à sua pessoa.

III. Exerce ilegalmente a profissão, aquele que estiver com seu registro suspenso.

Somente a alternativa III está correta

No tocante à afirmação de que “os profissionais e pessoas jurídicas registrados de conformidade com o que preceitua a presente Lei são obrigados ao pagamento de uma anuidade ao Conselho Regional a cuja jurisdição pertencerem” podemos afirmar que é:

verdadeira;

Analise as afirmações:

I. Não se expressar publicamente sobre assuntos técnicos sem estar devidamente capacitado para tal e, quando solicitado a emitir sua opinião, somente fazê-lo com conhecimento da finalidade da solicitação e se em benefício da coletividade.

II. O profissional deve se interpor entre outros profissionais e seus clientes sem ser solicitada sua intervenção e, nesse caso, evitar, na medida do possível, que se cometa injustiça.

III. Facilitar e estimular a atividade funcional de seus empregados, não criando obstáculos aos seus anseios de promoção e melhoria.

Em respeito à ética, verifique:

Apenas II é incorreta

Em respeito à ética, verifique as afirmativas:

I. Não se aproveitar nem concorrer para que se aproveitem de idéias, planos ou projetos de autoria de outros profissionais, sem a necessária citação ou autorização expressa.

II. Não injuriar outro profissional, nem criticar de maneira desprimorosa sua atuação ou a de entidades de classe.

III. Substituir profissional em trabalho já iniciado, sem seu conhecimento prévio.

IV. Não solicitar nem pleitear cargo desempenhado por outro profissional.

V. Procurar suplantar outro profissional depois de ter este tomado providências para a obtenção de emprego ou serviço.

VI. Não tentar obter emprego ou serviço à base de menores salários ou honorários nem pelo desmerecimento da capacidade alheia.

VII. Pode e deve, ser revisto ou corrigido o trabalho de outro profissional, mesmo sem o consentimento deste e sempre após o término de suas funções.

III, V e VII estão incorretas

Sobre os costumes estabelecidos por uma sociedade, NÃO podemos dizer que:

Os costumes são padrões não obrigatórios de conduta humana.

Em toda a sociedade existem três princípios que servem como diretrizes, para a manutenção da ordem da vida em grupo. Um deles é chamado de “usos”. Podemos dizer que os usos:

Os usos indicam as ações humanas do dia a dia tidas como adequadas.

Sobre virtudes, podemos dizer que:

Todas as afirmativas acima estão corretas.

Podemos conceituar a moral como:

conjunto de normas e regras, baseado nos costume e nas tradições de cada sociedade, em um determinado tempo, segundo os preceitos socialmente estabelecidos pela sociedade ou por determinado grupo social

Ser livre é:

N.d.a.

Analise as questões abaixo: e assinale a alternativa correta:

I - Magnanimidade é buscar realizar tudo aquilo que está ao seu alcance. É a força que nos move a sair de nós mesmos, a fim de nos prepararmos para empreender obras valiosas

II – agir com laboriosidade e diligência é aproveitar o tempo, empenhando-se em tirar proveito dos talentos que recebemos, de modo a acabar bem todas as coisas que iniciamos.

III – age com Pusilanimidade a pessoa de alma grande, de espírito forte e que está sempre disposta para encarar os desafios que a vida o impõe.

IV – Uma pessoa Jactanciosa pretende as coisas que trazem glória, quando ainda não as têm, ou pretende mais quando já as têm.

Estão corretas as frases I, II e IV

Não poderá exercer a atividade de engenheiro aquele que:

formado em curso de engenharia reconhecido pelo MEC, sem registro junto ao CREA.

Das atividades abaixo, qual delas não é uma atividade do engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo:

aprovar legislação referente a edificações urbanas e rurais.

NÃO podemos dizer que num projeto, elaborado por mais de uma pessoa habilitada:

Em qualquer hipótese, as alterações do projeto só poderão ser feitas pelos profissionais que o tenha elaborado.

O engenheiro deve praticar suas atividades visando atender aos interesses sociais e humanos que importem na realização dos empreendimentos voltados para:

as edificações, serviços e equipamentos urbanos, rurais e regionais, nos seus aspectos técnicos e artísticos;

A justiça é a mais completa das excelências e é sinalizada pela consciência. Cada homem possui seu espaço na sociedade e todos devem ter os mesmo direitos e deveres. Vimos que a justiça tem duas funções. Aponte a alternativa errada sobre justiça:

Quanto ao caráter corretivo da justiça, caberá ao chefe do estado arbitrar sobre ações errôneas entre os homens da sociedade.

Sobre os costumes estabelecidos por uma sociedade, NÃO podemos dizer que:

Os costumes são padrões não obrigatórios de conduta humana;

“É possível errar de várias maneiras [...], ao passo que só é possível acertar de uma maneira...” (Aristóteles, Ética a Nicómaco, pág. 42. Com base no dizer acima, podemos afirmar:

Que o ser humano costuma errar, pois muitas vezes não sabe como fazer o que é certo;

Que o excesso e a falta são características da deficiência moral;

Que é mais fácil errar do que acertar;

O erro sempre presume a ignorância, mesmo que o ato seja consciente com o objetivo de causar o mau para outras pessoas;

Tradicionalmente a ética é entendida como:

a ética é a teoria ou ciência que estuda o comportamento moral dos homens em sociedade;]

A responsabilidade penal ou criminal pode incidir sobre o engenheiro quando do exercício de sua atividade profissional vier a ocorrer um fato considerado como crime. Dentre os possíveis crimes, merecem destaque, exceto:

Incêndio, quando provocado por descarga elétrica entre uma nuvem e o solo, acompanhada de relâmpago e trovão;

Favor efetivar com atenção a leitura das seguintes afirmações:

Constata-se exercício ilegal de profissão quando:

I. Uma pessoa física, que não possua registro, realizar serviços reservados aos profissionais indicados na Lei nº 5.194/66;

II. Um profissional se incumbir de atividades estranhas ao seu registro;

III. Um Profissional emprestar seu nome;

IV. Um profissional cobrar um valor superior ao do salário líquido do Presidente da República;

Somente as frases “I” , “II” e “III” estão corretas;

Favor indicar as afirmativas corretas:

Sobre a taxa anual prevista na Lei nº 5.194/66 temos que:

I - Será devida sempre a partir de 1º de janeiro de cada ano e o pagamento após 31 de março, incidirá sobre o valor, a titulo de mora, 20 %;

II – O não pagamento de duas anuidade consecutivas, cancelará o registro da pessoa física ou jurídica, sem prejuízo de pagamento da dívida e no caso, de cancelamento do registro, o profissional pode solicitar novo registro, desde que pague todos os débitos anteriores;

III – O não pagamento de dez anuidade consecutivas, cancelará o registro da pessoa física ou jurídica, sem prejuízo de pagamento da dívida e no caso, de cancelamento do registro, o profissional pode solicitar novo registro, desde que pague todos os débitos anteriores;

As alternativas “I” e “II” estão corretas;

Os serviços prestados pelos profissionais de engenharia estão sujeitos a diversas normas e que em caso de desrespeito a estas normas o mesmo poderá ser responsabilizado. Destaque abaixo a alternativa incorreta sobre o tema responsabilidade trabalhista:

O engenheiro que possui empregados deve respeitar apenas as normas previstas na legislação trabalhistas;

Sobre o histórico da engenharia no Brasil, aponte a alternativa errada:

Mesmo com o crescimento do número de cursos de nível superior, o País continuou dependente da graduação em faculdades de países europeus.

O programa de fiscalização do CREA tem como meta alcançar alguns objetivos. Aponte a alternativa que espelha corretamente o objeto fiscalizado e o objetivo da fiscalização:

Objeto fiscalizado: produção e matérias primas em geral - Objetivo da fiscalização: Garantir a produção e serviços com as melhores práticas e com segurança;

A obra que não tenha sido ou que não esteja sendo executada por profissional habilitado é caracterizada, para o Crea, como:

Obra clandestina;

Vimos que os serviços prestados pelos profissionais de engenharia estão sujeitos a diversas normas e que em caso de desrespeito a estas normas o mesmo poderá ser responsabilizado: Destaque abaixo a alternativa incorreta sobre o tema responsabilidade trabalhista:

O engenheiro que possui empregados deve respeitar apenas as normas previstas na legislação trabalhistas;

A justiça é a mais completa das excelências e é sinalizada pela consciência. Cada homem possui seu espaço na sociedade e todos devem ter os mesmo direitos e deveres. Vimos que a justiça tem duas funções. Aponte a alternativa errada sobre justiça:

Quanto ao caráter corretivo da justiça, caberá ao chefe do estado (Presidente ou Primeiro Ministro) arbitrar sobre ações errôneas entre os homens da sociedade.

...

Baixar como  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »