TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Profissional

Exames: Ética Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE ÉTICA PROFISSIONAL E EMPRESARIAL

-- De que maneira a sociedade encara as diferentes visões sobre a ética e sua aplicabilidade em uma sociedade capitalista, a se considerar a forte influência das teorias éticas, tais como o contratualismo, fundamentalismo, relativismo, entre outras?

No mundo de hoje, o capitalismo é predominante na sociedade. Antigamente a ética e os valores eram apenas para manter a si próprio e a família, hoje o dinheiro é o principal na vida dos cidadãos. Estamos vivendo uma época em que poder comprar e obter bens acumulados é o que melhor se encaixa nessa sociedade capitalista.

O capitalismo é agressivo na sociedade, muitos compram, não por necessidade, mas comprar já se tornou hábito e motivo de felicidade extrema e de prazer.

A influência das teorias éticas nos ajuda a entender o que acontece na sociedade de hoje. Elas são: a Teoria do Fundamentalismo onde encontramos a ética em varias fontes como livros, bíblia, e temos que, por nós mesmos, identificar o que é o certo e o errado. A Teoria do Utilitarismo, que trata do ser humano escolher o tamanho do bem e não das pessoas beneficiadas. A Teoria Contratualista, que é o que mais vemos hoje, tudo se dá em meio a contratos e impostos, melhorando o comportamento e assumindo as responsabilidades com a sociedade e a Teoria do Relativismo que é a forma de utilizar um principio ético, mesmo que não traga resultados positivos a quem o adquire, o importante é gerar lucro a quem o produz.

A conclusão dessas teorias é sempre estudar e analisar o que há de melhor, nunca se esquecendo da ética, pois sem ela nada funcionaria muito menos uma vida com o convívio na sociedade.

Referências:

http://dina.poli.br/index.php/publicacoes/92-levi

http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/33067/as-quatro-teorias-a-respeito-da-formacao-dos-preceitos-eticos-utilitarista-kantiana-contratualista-e-relativista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com