TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Profissional

Trabalho Universitário: Ética Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  8.708 Palavras (35 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 35

Ética Profissional - Engenharia

1. Ética:

• História da ética;

• Ética antiga e contemporânea;

• Ética – Sócrates, Aristóteles e Platão;

• Ética – Moral, usos e costumes;

• Ideais éticos

2. Ética

• Consciência Moral;

• Vícios e virtudes;

• Excelência moral e deficiência moral;

• Verdade, mentira ou omissão?

3. Evolução do conceito – Momentos de cada sociedade.

4. A ética na área de Exatas – Casos práticos, ocorrências, etc.

5. A ética profissional e a responsabilidade social do profissional da área de Exatas – Relações com o universo jurídico.

6. Lei 5.194/1966 (Regulamentação Profissional – Engenharia).

7. Resolução nº 205/1971 (Código de Ética do Engenheiro / REVOGADO).

8. Resolução 1002/2002 (Código de Ética do Engenheiro / VIGENTE

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

VALLS, A. O que é ética. Editora Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1986.

RIOS, T A. Etica e competência. Editora Cortez, 1993.

SANCHEZ VAZQUEZ, A. Ética. Editora Civilização Brasileira.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

NOVAES, A. Ética. Editora Companhia das Letras.

ARISTÓTELES. "Ética à Nicômaco". In: Os Pensadores. Nova Cultural, 1987.

CHALITA, Gabriel. Os dez mandamentos da ética. Editora Nova Fronteira, 2003.

Ética

Como único ser vivo dotado da capacidade racional, o ser humano age conforme o que aprende durante a vida, estando muitas vezes fadado ao erro principalmente por não possuir noções básicas sobre a ciência ÉTICA.

Este módulo tem como objetivo

trazer algumas informações básicas sobre a disciplina, mostrando ao aluno um pouco da história da ética e alguns problemas fundamentais e gerais sobre comportamentos humanos, sendo certo que o saber consciente sobre o tema contribuirá para o seu futuro sucesso profissional, especialmente em suas relações interpessoais.

Esperamos que, ao final deste estudo, estejamos aptos a uma atuação profissional mais ética, escolhendo dentre as opções que hão de surgir durante nossas vidas, sempre, voluntariamente, por aquela que tenderá a gerar somente e tão somente o bem.

Ética: Conceito: “Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.” (g.n.)

- Disciplina filosófica que tem por objeto de estudo os julgamentos de valor na medida em que estes se relacionam com a distinção entre o bem e o mal.

A ética é a teoria ou ciência que estuda o comportamento moral dos homens em sociedade, e tem como finalidade o bem.

Conceito de Bem: “Qualidade atribuída a ações e a obras humanas que lhes confere um caráter moral. Tudo o que é bom, justo, agradável e conforme a moral. Aquilo que é “bem feito”.

Esta qualidade se anuncia através de fatores subjetivos (o sentimento de aprovação, o sentimento de dever) que levam à busca e à definição de um fundamento que os possa explicar.” (g.n.)

· História da ética;

A vida ética na antiguidade sempre teve como principal fundamento o predomínio das tradições e a ideia de que a religião comanda a vida das pessoas, do nascimento à morte, exercendo um domínio sobre tudo e sobre

todos. Parte-se do pressuposto que os vínculos sociais derivam não da natureza, mas sim, fundamentalmente de uma força coativa da religião. Os antigos sempre tiveram seus olhares voltados para o passado, observando os atos de seus antepassados, ressaltando suas atitudes como heróicas ou mitológicas.

Extraímos daí a importância dos costumes sociais e da religião como principais guiadores das atitudes sociais da época. De certa forma, como particular, o indivíduo acaba por ser consumido pelo grupo social, pois não lhe restava opção senão a observância criteriosa destas regras, impostas de forma severa pela própria sociedade. Aquele que as desobedecesse seria punido, conforme os costumes, pela própria sociedade.

Ao mesmo tempo, relatos demonstram a soberania dos indivíduos com relação à maioria dos assuntos públicos, cabendo aos cidadãos, em assembléias populares a decisão sobre a paz ou a guerra, por exemplo.

Vale observar ainda que a sociedade da época apresentava-se de forma hostil àqueles que exerciam ofícios mecânicos ou comerciais, sendo este um dos aspectos diferenciadores da sociedade contemporânea, pautada na supremacia do capital e no consumo.

· Ética – Sócrates, Aristóteles e Platão;

· Ética – Moral, usos e costumes;

Regras de Comportamento Humano: Usos, costumes, moral e leis.

Nem sempre o que a nossa consciência nos diz sobre como devemos agir está correto. Por isso, em todas as sociedades existem quatro princípios que servem como diretrizes, para a manutenção da ordem da vida em grupo, nos traçando as regras comportamentais que devemos obedecer no intuito de obtermos a respeitabilidade perante a sociedade em

que vivemos. São eles: Usos, costumes, moral e leis. Ter conhecimento sobre estas regras ajuda o ser humano nas suas decisões do dia a dia, corroborando para sua melhor aceitação social.

Usos:

Os usos são padrões não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.2 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com