TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Profissional

Exames: Ética Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  2.888 Palavras (12 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

O presente trabalho é sobre a Ética Profissional, mais concretamente, é importante lembrar que a ética é indispensável para conviver em sociedade. É através dela que se pratica o respeito. Portanto, dentro do ambiente de trabalho ela é ainda mais importante. Afinal, atitudes inadequadas podem afetar o desempenho e a reputação de uma empresa.

São objetivos deste trabalho destacar os elementos mais importantes da ética profissional; dizer como ela age na globalização; sua importância no local de trabalho e os códigos da ética profissional.

Ética Profissional

A ética está mais do que nunca presente nos debates a respeito do comportamento humano e o seu estudo é sempre necessário em decorrência da necessidade das pessoas orientarem seu comportamento de acordo com a nova realidade na vida social.

Ética profissional: são normas de conduta que deveriam ser colocadas em prática no exercício da profissão. A ética agindo no desenvolvimento das profissões, fazendo com que o profissional respeite seu “colega” quando no local da sua profissão.

A ética profissional serve para regulamentar o relacionamento do profissional com seus clientes, caracterizando para a melhoria da dignidade das pessoas e a construção do bem-estar. A ética profissional esta em todas as profissões, desde caráter normativo ao jurídico, que regulamenta cada profissão através de estatutos e códigos específicos. Sendo a ética fundamental à vida humana, na vida profissional não seria diferente, porque cada profissional tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, que envolvem pessoas que dela se beneficiam.

O fazer profissional diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, somando as atitudes que deve responder no executar de sua profissão. Ética percebendo as atividades humanamente engajada e socialmente produtivas parece à mesma da ética geral. Ética no cotidiano acaba se refletindo na Ética Profissional. O Estatuto Ético de uma profissão é a responsabilidade que dela decorre. A ética profissional codificada vem a preencher uma necessidade de se transformar em algo claro e prescritivo, para efeitos de controle corporativo, institucional e social, o que navega nas incertezas da ética filosófica. A ética coloca deveres para com sigo mesmo, para com os colegas, para com a sociedade e com os clientes.

Virtudes Profissionais

Apesar da existência dos deveres de um profissional, que são obrigatórios, devem ser levadas em conta as qualidades pessoais que também concorrem para o enriquecimento de sua atuação profissional, algumas delas facilitando o exercício da profissão. Muitas destas qualidades serão adquiridas com esforço e boa vontade, aumentando neste caso o mérito do profissional que, no decorrer de sua atividade profissional, consegue incorporá-las à sua personalidade, procurando vivenciá-las ao lado dos deveres profissionais.

Em um artigo publicado na revista EXAME o consultor dinamarquês Clauss Moller faz uma associação entre as virtudes responsabilidade, lealdade e iniciativa como fundamentais para a formação de recursos humanos. Segundo Clauss, o futuro de uma carreira depende dessas virtudes. Vejamos:

O senso de responsabilidade é o elemento fundamental da empregabilidade. Sem responsabilidade o profissional não pode demonstrar lealdade, nem espírito de iniciativa. Uma pessoa que se sinta responsável pelos resultados da equipe terá maior probabilidade de agir de maneira mais favorável aos interesses da equipe e de seus clientes, dentro e fora da organização. A consciência de que se possui uma influência real constitui uma experiência pessoal muito importante. É algo que fortalece a auto-estima de cada pessoa.

A lealdade é o segundo dos três principais elementos que compõe a empregabilidade. Um funcionário leal se alegra quando a organização ou seu departamento é bem sucedido, defende a organização, tomando medidas concretas quando ela é ameaçada, tem orgulho de fazer parte da organização, fala positivamente sobre ela e a defende contra críticas.

Lealdade não significa necessariamente, fazer o que a pessoa ou organização à qual você quer ser fiel deseja que você faça, ou seja, não é sinônimo de obediência cega. Assim, ser leal às vezes, pode significar a recusa em fazer algo que você acha que poderá prejudicar a organização.

As virtudes da responsabilidade e da lealdade são completadas por uma terceira, a iniciativa, que é capaz de colocá-las em movimento. Tomar a iniciativa de fazer algo no interesse da organização significa ao mesmo tempo, demonstrar lealdade pela organização. Em um contexto de empregabilidade, tomar iniciativas não quer dizer apenas iniciar um projeto no interesse da organização ou da equipe, mas também assumir responsabilidade por sua complementação e implementação.

Há ainda outras qualidades que são consideradas importantes no exercício de uma profissão:

Honestidade

É um preceito básico para a convivência tanto pessoal quanto profissional. Falar sempre a verdade, não culpar colegas por erros seus e assumir falhas próprias são atitudes honestas e de valor para uma vida profissional ética e reta.

Tudo o que é confiado a alguém, requerer a fiel guarda, a lealdade, a sinceridade e reserva. É o respeito com algo que é de terceiros, como atributo à confiança depositada. É o tratamento responsável de um bem próprio e de outros. Estes atos caracterizam a virtude da honestidade.

Na vida em comum é imprescindível que cada um conheça os limites de seu espaços e posses, agindo com probidade, sem trair ou subtrair algo que lhe tenha sido confiado. A honestidade é um princípio que não tolera relatividade, ou seja, o indivíduo é ou não é honesto. Não existe a honestidade aproximada ou relativa, adaptável a cada interesse. Portanto, o profissional comprometido com a ética não se deixa corromper em nenhum ambiente, ainda que seja obrigado a conviver em ambientes com pessoas que praticam a desonestidade.

A honestidade profissional não depende de costumes, de comportamento alheio, de obrigação religiosa ou da expectativa do usuário de serviços. A honestidade é um princípio de vida. É uma virtude inabalável. É um parâmetro, um modelo, talvez diferencial, no modo de trabalhar, de ser e de viver. O profissional deve ser honesto integralmente.

A desonestidade, por sua vez, deriva do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com