TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e sociedade e direito

Seminário: Ética e sociedade e direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  Seminário  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 5

Ética e sociedade e direito

A ética deve ser a ciência norteadora do direito e da sociedade,a fim de se bter um futuro melhor para a humanidade.

A sociedade como autora das normas jurídicas,não deve preocupar-se apenas em elaborar as leis e fazer cumpri-las,mais principalmente,priorizar a conscientização anterior para a prática de condutas éticas.

A sociedade hoje em dia parece já não está tão preocupada com os princípios éticos que cabe a cada um,a todo instantes vemos falar em corrupção política,e isso parece ser tão normal que as pessoas não estão preocupadas em saber se isso os afeta ou não,e se deve ser feito justiça,pra muitos tanto faz,pois isso pra eles voltará á acontecer mais cedo ou mais tarde,então parece ser mais cabível que deixe as coisas como estão.

Diante de cada explicito na realidade brasileira,apontando para a transgressão ética em massa e conseqüente mente o progressivo desrespeito ás normas de conduta,urge um retorno aos princípios éticos em todas as camadas sociais.

É bem verdade que a conduta humana não está sempre em conformidade com as leis éticas,contudo existe a necessidade de se ressaltar a importância da ética na fundamentação da ação humana,pois a ética é universal na humanidade e característico na espécie humana,diga-se universal,porém não estático.

Uma grande crise ética se instalou na sociedade nos dias de hoje,propicia a desintegração das relações interpessoais,justificada na grande tensão encontrada na tentativa de funcionamento em torno de interesses particulares em detrimento dos interesses do direito e da justiça.Tal fato se agrava ainda mais por causa da própria lógica dominante da economia e do mercado que se rege pela competição,que cria oposições e exclusões,e não pela cooperação que harmoniza e inclui.

O direito anseia por uma sociedade justa e igualitária para todos,mais ainda parece ser algo um pouco distante,pois a lei ainda é desrespeitadas por muitos e nem sempre é levada ao pé da letra.

O direito se analisado sob o ponto de vista cultural,abarca o sentido de ser uma realidade referente a valores,possuindo como missão intrínseca a progressiva busca pela segurança jurídica que consiste em bem social e da justiça.

Tais objetivos são comuns a ética,contudo não se pode atribuir a norma ética o valor imperativo da norma jurídica.São definidas como normas éticas,as normas que disciplinam o comportamento do homem,quer o intimo e subjetivo,quer o exterior e social.Prescrevem deveres para a realização de valores.Não implicam apenas em juízos de valor,mais impõem a escolha de uma diretriz considerada obrigatória numa determinada coletividade.Caracterizam-se pela possibilidade de serem violadas.

Hoje apesar de existirem muitas leis,ainda há muitas falhas na nossa sociedade,por que nem todos acham que tais regras e leis devem ser seguidas ao pé da letra,talvez por achar que são leis rígidas demais,ou que não se encaixam em todos os círculos sociais.Enganam-se,pois as leis e regras são feitas para todos,independentemente da classe social,raça ou etnia,claro que sabemos que ainda deixa muito a desejar,por que é mais fácil a lei se aplicar a uma pessoa pobre,do que se aplicar aos grandões da nossa sociedade,daí vem a expressão que realmente a justiça é cega.

Bom,saber que o direito e a sociedade estão conseqüente mente ligados,e se influenciam mutuamente.Havendo relações entre as pessoas,surge o evento jurídico como uma das expressões sociais mais evidentes.Entretanto ao direito interessa a investigação da norma jurídica,pois a ciência do direito abrange um conjunto de disciplinas ou sistemas de normas que exigem do homem determinadas normas de condutas.

O direito de cada homem traz uma parcela do direito coletivo e parcial.É o fato social dando causa as regras sociais.

Como podemos observar a sociedade é transformada pelo direito,por outro lado em todas as nações o direito atua como um instrumento público critico de mudança social.

Estas adaptações,repercutem na formação da cultura de um determinado local influenciam a vida em sociedade.O homem,assim irá conviver e participar da vida em sociedade.

Mas para que essa convivência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com