TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética profissional no filme Amor sem interrupção

Projeto de pesquisa: Ética profissional no filme Amor sem interrupção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.120 Palavras (9 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 9

Taboão da Serra – SP

2013

Universidade Anhanguera Educacional UNIDERP.

Gestão Comercial – EAD

Ética

Tutor Presencial: Adilson Ulprist

Taboão da Serra / SP

2013

Sumário

Capa.......................................................................................................................................01

Contracapa............................................................................................................................02

Sumário..................................................................................................................................03

Introdução...............................................................................................................................04

CAPITULO 1 – Ética Empresarial na Administração..........................................................05

CAPITULO 2 – Ética Profissional no filme Amor sem escalas...........................................06

2.1 Sinopse do filme Amor sem escalas...........................................................................06

2.2 Questões sobre ética observadas no filme Amor sem escalas....................................07

Considerações Finais..............................................................................................................10

Referências Bibliográficas......................................................................................................11

Introdução

Podemos definir a ética, como um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja equilíbrio e um bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

Cada sociedade e grupo possuem seus próprios códigos de ética, pois os mesmos são criados de acordo com os valores históricos e culturais de um determinado grupo ou sociedade; exemplo a conduta ética médica, a ética profissional, que está relacionada à nossa conduta no trabalho, a ética empresarial, voltada para situações organizacionais, a ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

A ética surgiu com a com a necessidade de formar a conduta das pessoas de uma sociedade; com o objetivo de aprovação ou reprovação da prática da moral e seus valores, a fim de buscar a perfeição humana.

Hoje, a ética está em evidência, porque os valores morais estão desaparecendo e os valores utilitários estão sobressaindo nas pessoas e nas organizações. A ascensão no meio social e nas organizações se faz pelo que se possui e não pelo o que se é.

Na verdade, a ética, que entendemos como a maneira de pôr em prática nossa hierarquia de valores morais, e o exercício da responsabilidade social da empresa andam de mãos dadas. E esta é uma visão bastante complexa diante das pressões do mercado e de outras, às quais os administradores são submetidos diariamente nas suas tarefas.

Muitas são as influencias que implicam em decisões de um administrador no dia a dia; a ganância, relatórios distorcidos, inadimplência, fraude, deslealdade, má qualidade, favoritismo, conflito de interesses, falsidade ideológica, etc. Creio que, no Brasil, esta filosofia do “mais ou menos”, que vem se manifestando em todos os aspectos da vida nacional, deveria ser analisada com mais cautela nas escolas e nas estruturas familiares, pois a falta de clareza, e a distinção nítida entre o certo e o errado, fazem com que cada vez menos na atividade profissional, tenhamos uma conduta ética, o que traz para este país, sem que se perceba, um imenso volume de problemas.

CAPITULO I - Ética Empresarial na Administração

A ética em si, refere-se à teoria da ação justa e moral; da mesma forma que a ética estabelece as leis que determinam a conduta moral da vida pessoal e coletiva, a ética empresarial determina a conduta moral de uma empresa, seja ela pública ou privada.

Analisando pelo ponto de vista lucrativo de uma empresa, um dos grandes benefícios da ética empresarial é que ela é reconhecida e valorizada pelo cliente; uma vez estabelecida uma relação de confiança entre empresa e cliente, essa relação vai gerar satisfação, e assim alavancar os fins lucrativos. A falta da conduta ética em uma determinada empresa, certamente provocará o fracasso da mesma em algum determinado momento.

A conduta ética dentro de uma organização, também está ligada ao reconhecimento e valorização de seus funcionários; ou seja, desde disponibilizar ferramentas de trabalho para que os mesmos possam desempenhar suas atividades profissionais, até o ambiente saudável, independente da condição social ou cultural do empregado.

A competitividade dentro das organizações coloca as pessoas em batalhas sem fim, disputando fatias de mercado e posições de destaque dentro das empresas e fora delas. Na busca desenfreada pelo reconhecimento, ou seja, a manutenção do status, prestígio, lucratividade e poder, muitas das vezes, a ética é deixada de lado, sendo assim, o que prevalece é a guerra da sobrevivência patrocinada pelo mercado.

Nesse cenário mercadológico, conciliar interesse pessoal com objetivos comuns exige do administrador um comportamento, sobretudo, ético, de respeito ao próximo, respeito à concorrência, ao cliente e as leis.

Hoje em dia, a preocupação com os princípios éticos, valores morais e um concerto abrangente de cultura é necessária para que estabeleçam critérios e parâmetros adequados para atividades empresariais socialmente responsáveis, esses parâmetros estão diretamente ligados a sociedade, funcionários, acionistas e clientes. Enfim, a ética vem se tornando ao longo das décadas, cada vez mais presente no cenário corporativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com