TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alienação e suas modalidades

Por:   •  7/6/2018  •  Seminário  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 5

como mercadoria ou artigos de comércio, sujeitos a concorrências e a problemas do mercado. Essa obrigação acaba os tornando escravos, que não só da burguesia são, mas também escravos da máquina, do contramestre, do dono da fábrica, etc. Portando, apesar da relação dos proletariados (escravos modernos) com os escravos e servos da antiguidade, há uma contradição. O servo, na sua servidão, conseguia tornar-se membro da comuna; o pequeno burguês elevava-se à categoria de burguês; já o proletariado, com o progresso da indústria, desce cada vez mais abaixo das condições de sua própria classe.

4) O filme “Da Servidão Moderna” é exemplar sobre os seis mais importantes conceitos que conformam a teoria de Karl Marx. Explique-os e identifique-os com citações literais do livro Manifesto do Partido Comunista, apresentando passagens do filme que retratam cada um deles.

a) Alienação e suas modalidades

b) Mais valia

c) Lumpemproletariado e exército industrial de reserva de mão de obra

d) Caráter anárquico da produção

e) Luta de classes

f) O caráter revolucionário da burguesia

5) Explique os diferentes tipos de socialismo definidos por Marx no Manifesto e cite passagens que os caracterizam.

Socialismo feudal

O feudalismo foi um dos sistemas econômicos que divergiam da economia de uma sociedade. Em meio a isso, houve uma investida por parte das aristocracias francesa e inglesa contra a burguesia, pois quando o feudalismo quebrou, o capitalismo surgiu, o que beneficiaria os burgueses . Ficando ao lado da classe dos proletariados, as aristocracias lutavam com a burguesia mas só até certo ponto, onde os proletariados descobriram que o apoio que receberam era de fato, uma farsa.

“Para criar simpatias, era preciso que a aristocracia fingisse esquecer os seus próprios interesses e dirigisse a sua acusação contra a burguesia, aparentando defender os interesses da classe explorada. ”

(Manifesto do Partido Comunista, Max e Engels).

Socialismo pequeno-burguês

O socialismo pequeno-burguês parte da classe que surgiu em meio ao proletariado e aos burgueses. Os pequenos burgueses disputavam com a concorrência do proletariado e a evolução das industriais, sendo assim, incertos de se manterem. Tomou forma um movimento de luta contra o regime burguês, com o objetivo de retroceder ao sistema antigamente aplicado.

“ Toda via, a finalidade real desse socialismo pequeno-burguês é ou restabelecer os antigos meios de produção e de troca e com eles, as antigas relações de propriedade e a velha sociedade, ou então fazer entrar a força os modernos meios de produção e de troca no quadro estreito das antigas relações de propriedade que, necessariamente, foram destruídas e despedaçadas por eles. ”

(Manifesto do Partido Comunista, Max e Engels).

Socialismo alemão ou verdadeiro socialismo

Começa do desentendimento literário burguês e socialista na Alemanha caminhando até uma luta da burguesia alemã e prussiana contra os senhores feudais e a monarquia absoluta.

 “ A luta da burguesia alemã e especialmente da burguesia prussiana contra os senhores feudais e a monarquia absoluta, numa palavra, o movimento liberal, tornou-se mais séria.

Deste modo, apresentou-se ao verdadeiro socialismo a tão desejada oportunidade de contrapor ao movimento politico as reivindicações socialistas.”

(Manifesto do Partido Comunista, Max e Engels).

Socialismo conservador ou burguês

O socialismo conservador é uma estratégia para formar um sistema burguês completo. Um dos pontos para que isso aconteça é fazer com que os proletariados não percebam o andamento deste projeto, mantendo eles longe de qualquer ideia revolucionaria e colocando em suas cabeças que a única forma de haver uma mudança na vida deles seria uma mudança nas condições matérias do proletariado.

“ Uma outra forma desse tipo de socialismo, menos sistemática, porém mais prática, procura fazer com que os operários se afastem de qualquer movimento revolucionário, demonstrando-lhes que não será tal ou qual mudança política, mas somente uma transformação das condições matérias de existência, nas relações econômicas, que poderá ser proveitosa para eles. ”

(Manifesto do Partido Comunista, Max e Engels)

Socialismo e o comunismo críticos utópicos

Este socialismo, busca, de primeiro modo, a defesa da classe mais sofredora, a proletária, mas ela também busca todas as condições matérias de todos os membros da sociedade, incluindo então a burguesia. Visam a supressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com