TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Nouveau ou Arte Nova

Por:   •  22/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

ART NOUVEAU

A Arte Nouveau ou Arte Nova é um estilo de arte modernista manifestado nas artes plásticas, artes decorativas, artes gráficas, arquitetura, escultura e design. Ela se destaca pelo uso de materiais como madeira, vidro, ferro e cimento e esse modelo foi muito usado na arquitetura, ilustrações, decorações, e móveis.

O movimento artístico teve inicio na França em finais do século XIX. O nome “Art Nouveau” teve origem em 1900, em Paris.

O estilo de arte propõem a valorização das formas orgânicas e complexas, das linhas sinuosas e assimétricas, a presença da figura feminina e das cores frias nas artes plásticas, a oposição ao Romantismo, temas naturais e valorização da lógica.

No período da Arte Nouveau a sociedade tinha o desejo de buscar um estilo que refletisse e acompanhasse as inovações da sociedade industrial

Os arquitetos, pintores e escultures ligados a essa arte tentaram fugir do crescente modo de produção industrial, e foram criar peças e materiais, construtivos, recorrendo aos processos artesanais. A principal conquista da Arte Nouveau, porém, foi promover uma verdadeira unidade das artes

Fachada da Casa Batlló (Barcelona) concebido pelo arquiteto Antoni Gaudí

O Beijo de Gustave Klimt, um dos maiores representantes da Art Nouveau na pintura

HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA NO MUNDO

Conseguir imagens com movimento foi algo procurado desde os tempos mais antigos, as sombras exerceram fascínio nos seres humanos, o que rendeu inclusive o teatro de sombras. Com a invenção da fotografia foi possível anexar uma imagem em uma superfície, seja ela metálica, de vidro ou ate mesmo papel. Desta maneira, não podemos entender a historia do cinema sem compreender a história da fotografia.

A própria etimologia da palavra cinema explica isso. Afinal, "cinema" é a abreviação de cinematógrafo. "Cine", vem do grego e significa movimento e o sufixo "ágrafo", aqui significa, gravar. Assim, temos o movimento gravado.

Muitos inventores, de países diversos, foram aprimorando aparelhos para captar ou projetar imagens que se movem. Tais como:

LANTERNA MÁGICA:

Criada no século XVII, baseava-se em uma câmara totalmente escura que projetava, através de lentes e luz, desenhos feitos a mão em vidro, tendo também um narrador que ficava encarregado de contar a trama, também era as vezes acompanhado de músicas.

Após o sucesso da lanterna mágica, o aparelho foi aprimorado para ser usado a fins acadêmicos.

Uma apresentação doméstica de lanterna mágica para crianças

PRAXINOSCÓPIO:

Criado em 1877 pelo francês Charles Émile Reynaud (1844-1918), o aparelho baseava-se em uma fita circular no qual as imagens iam passando rapidamente e dava-se a sensação de movimento.

Inicialmente apenas no ambiente domiciliar, Reynaud conquistaria em 1888 aumentar o tamanho de seu aparelho, permitindo a ele transmitir os desenhos para plateias maiores, e estas performances ficaram conhecidas como “Teatro Ótico”. Estas projeções fizeram um sucesso enorme no final do século XIX.

No praxinoscópio cada imagem deveria ser desenhada cuidadosamente para dar a ilusão de movimento

CINETOSCÓPIO:

Lançado em 1894, na fabrica sobre os comandos de Thomas Edison (1847-1931) nos Estados Unidos, o aparelho éra uma maquina de uso individual, onde só poderia também assistir filmes de curta duração, sendo “abastecida” por rolos de filme. O invento só foi possível porque Edison criou uma película de celuloide capaz de guardar as imagens, sendo assim possível reproduzi-las através de lentes.

Representação de um Cinetoscópio.

CINEMATÓGRAFO:

Apaixonados por inventos, inovações e fotografias, os irmãos Auguste Lumière (1862-1954) e Louis Lumière (1864-1948) desenvolveram um aparelho que, ao contrario dos outros produtos, poderia captar gravações e projetar imagens tornando a atividade mais pratica.

Ambos estavam a par das descobertas de Thomas Edison e fizeram pequenas alterações nos fotogramas para evitar problemas legais.

Sendo desta maneira, o inventos dos irmãos superou os concorrentes e transformaram o aparelho preferido daqueles que desejavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com