TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte da Antiguidade

Por:   •  21/5/2017  •  Dissertação  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

Arte da Antiguidade

A Arte da Antiguidade refere-se a toda a arte desenvolvida pelas civilizações antigas, após a descoberta da escrita, e que se estende até á queda do Império Romano do Ocidente, devido as invasões Bárbaras. A arte da antiguidade foi dividida em arte egípcia, arte grega e arte romana (começa no ano 3.000 a.c até o século lV).

Arte Egípcia:  desenvolvido aproximadamente 3.000 a.c. até o século IV. Foi marcada pela escrita. Sendo politeístas e crendo na vida após a morte, sua arte era voltada para a criação de túmulos para faraós, estátuas de deuses, vasos antigos e uma arquitetura baseada em suas crenças. As esculturas eram grandes estatuas com escritas hierógrafar em alto relevo. Já a arquitetura foram mais templos, pirâmides e construções monumentais. Das pinturas saiu a lei da frontalidade / lei áulica. Os acessórios como maquiagem eram feitos de ouro.

Arte Grega: representava o homem como centro da perfeição e das obras de arte.  Se destacou na construção dos templos para abrigar da chuva e do sol, esculturas de deuses e deusas. A Arquitetura buscou regras de proporção e construção , o nome é Frontão( elemento decorativo ). Cerâmica (com pintura decorativa), escultura de vulto (mármore, bronze). As colunas tinham um estilo das construções  dórica, jônia e coríntio.

Arte Romana: Desenvolvida durante o século IV, influenciados pela cultura Etrusca e inspirados na arquitetura Grega.  A arte romana estava baseada na cultura greco-helenística. Foi uma arte fundamental que ajudou na preservação da arte grega. Ela se destacou, principalmente, na arquitetura com a construção de monumentos grandiosos, como templos (que era construído para o povo se reunir, para o culto). Desenvolvimento arquitetônico com gosto pelo colossal e magnificente. Edifícios públicos (pontes, aquedutos, termas, anfiteatros etc.), religiosos basílicas, templos. Escultura histórica, bustos. As pinturas foram inspiradas pela religião, onde usavam o mosaico para representar seus deuses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com