TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte na antiguidade

Por:   •  16/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

A FUNÇÃO DA ARTE NA ANTIGUIDADE

2015

A FUNÇÃO DA ARTE NA ANTIGUIDADE

Disciplina:

Prof.ª

        

 

2015

PALEOLÍTICO

Eram feitos vários desenhos de animais, que para eles significava o poder sobre o animal desenhado. Era um tipo de controle sobrenatural, para se obter a simpatia dos deuses e bons resultados na caça. Essas imagens foram encontradas em difíceis acessos, e não nas entradas, supondo que não era para impressionar os outros indivíduos e sim para rituais mágicos.

NEOLÍTICO

Foi quando o homem parou de ser nômade, se tornou fixo formando aldeia. Assim foi surgindo os parâmetros geométricos e a primeira forma de escrita chamada de pictográfica, que representava antes objetos, figuras e ideias, independentemente da lógica temporal do discurso.

ARTE EGÍPCIA

Nessa época eles estavam mais focados em arquitetura e na escultura. A crença de vida após a morte tinha uma grande presença na arte egípcia. Isso motivava a criação de várias arquiteturas monumentais, como templos, pirâmides, túmulos, obeliscos e etc. E a maioria das pinturas, era feita só para a decoração das tumbas.

ARTE MESOPOTÂMICA

A arte mesopotâmica era a mais desenvolvida das artes, porem não era mais notável quanto a egípcia. Como a pedra era escassa na região, templos e palácios eram construídos por tijolos. Eram feitos zigurats, palácios e muralhas.

ARTE GREGA

Nesse período, o homem era dado como o centro do universo. A arte era marcada pelas esculturas, as estatuas eram perfeitas, feitas inicialmente de bronze, mas pouco restou e as que existem hoje são copias romanas feitas de mármore.

ARTE ROMANA

 

Era mais voltada a arquitetura, feita principalmente para o povo, para representar sua potencialidade. Era feito teatros, anfiteatros, circo, templo, arco do triunfo, coluna, termas, fórum e aqueduto. A pintura recorreu ao efeito da tridimensionalidade, era feitas paisagens, cenas do cotidiano e retratos.

ARTE PALEOCRISTÃ

Também chamada de arte cristã primitiva, foi a pintura, arquitetura e escultura produzidas por cristãos. Não tem indícios de arte no século I por falta de recursos, pois os cristãos eram exclusivamente de classe baixa. Afirma que os primeiros estilos cristãos surgem no inicio do sec. II, sendo pinturas e murais nas catacumbas. As pinturas eram feitas de forma bidimensional.

ARTE BIZANTINA

Refere a expressão artística de caráter religioso do império bizantino. Mosaico foi uma das formas máximas da arte bizantina, mostrando a vida de Cristo, dos profetas e vários imperadores. As pessoas eram feitas de frente e verticalizadas para criar certa espiritualidade.

ARTE BÁRBARA

Tem uma grande ausência da representação humana, a maioria era de faunas, floras e geometria com caráter decorativo. Eram feitos também objetos religiosos como cruzes, coroas e etc.

ARTE ROMANICA

Ficou bastante conhecida por suas arquiteturas de características monumentalistas e fortaleza. A pintura não se destacou quanto a arquitetura, os principais trabalhos são a pintura mural, as iluminuras e as tapeçarias. Todas feitas em paredes, chamadas de pintura parietal, era dependente da arquitetura.

ARTE GÓTICA

Teve origem no norte da França, é conhecida como a arte das catedrais. Eram feitas para atrair mais crentes para as igrejas, as paredes cumpriam o papel de base espiritual, enquanto os pilares simbolizavam os santos, os arcos e as nervuras eram os caminhos que conduziam a Deus, os vitrais pintados e decorados instruíam o povo, com suas cores, histórias e narrativas extraídas da Bíblia. As construções góticas foram verticalizadas e de certa maneira desmaterializadas, e havia um intenso cuidado com a distribuição da luz no espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com