TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função da arte na antiguidade e como ocorre esta transformação/evolução ao longo deste período

Por:   •  11/11/2017  •  Dissertação  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

A “função” da arte na antiguidade e como ocorre esta transformação/evolução ao longo deste período

Acadêmico: Murilo Roniclei Betti Alves

No período pré-histórico, onde se encontra os primeiros relatos de arte, esta destaca-se principalmente o naturalismo, onde o artista refletia na arte a natureza conforme seu olhar. Uma das explicações mais aceitável é a magia, onde o pintor que esculpisse a imagem do animal passaria a ter poder este.

[pic 1]

Avançando cronologicamente para o idade da pedra lasca, ou neolítico, onde a arte passa para escultura em pedras polidas, ferramentas artesanais para plantio e agricultura. Nessa época acredita-se que o artista passe a se preocupar mais com segurança, pois passaram a fabricar armas de caças, casas e jardins de pedras, onde historiadores acreditam ter a função ou confundir a caça para captura-la.

[pic 2]

Em épocas diferentes destacam as artes Egípcias, Mesopotâmicas e Gregas, onde estas tinham em comum a crença como principal destaque. Desde as Pirâmides do Egito com a ideologia de que os faraós um dia retornariam, até a Arte Mesopotâmica que criam que deuses luxuosos os protegeriam das pragas e misérias.

[pic 3]

Em meados do Século III a.C. destacasse a arte Romana, onde o artista destaca a riqueza e a beleza.

[pic 4]

Do Século I d.C. ao III d.C. destacou-se a arte Paleocristã, surgida logo após a morde de Jesus, onde a grande parte das artistas tinham como objetivo espalhar seus ensinamentos.

[pic 5]

No Renascimento (Século XV e XVI), destacaram-se principalmente o humanismo, tendo como posto de vista a valorização do homem e da natureza, a caracterização da arte clássica, tendo os artistas como base as artes greco-romanas. Não destacando apenas a arte, mas também a literatura e as ciências.

[pic 6]

Com a imposição do Concílio de Trento no Século XVII, a arte passa por mudanças onde o artista tem o objetivo de elevar a imagem da Igreja Católica diante seus fiéis, conhecida como arte barroca.

[pic 7]

No século XIX, com a Revolução Industrial e Revolução Francesa, teve o surgimento do Romantismo, tendo artista liberdade de expressão, passando assim a retratar pontos de vista emotivos e individuais da realidade.

[pic 8]

Ainda no Século XIX, toma-se tendência o Realismo, passando o artista a retratar apenas fatos reais.

[pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (605.9 Kb)   docx (524.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com