TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Remota

Por:   •  3/9/2021  •  Ensaio  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 5

Componente Curricular: Arte

Professor: Diego de Matos

DANÇAS BRASILEIRAS: Expressões artísticas que contribuem para a cultura do país

As danças brasileiras surgiram da fusão da cultura européia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país. A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial. No Brasil, muitas tiveram grande destaque e se tornaram atrações populares, como as danças folclóricas, por exemplo.

As danças brasileiras são datadas em diferentes períodos e estão difundidas em cada região do país. As mais conhecidas nacional e internacionalmente são o Samba e o Frevo. Por conta dessa grande gama de movimentos artísticos neste caderno vamos estudar as principais danças brasileiras.

Maracatu

Estima-se que o Maracatu teve início no Brasil por volta de 1700 e quem o trouxe foram os portugueses. De origem afro-brasileira, essa expressão artística é uma das danças folclóricas mais conhecidas do país. O forte som dos seus grandes tambores, chamados de alfaias, além da zabumba e das ganzas, marcam o Maracatu. Muito presente na cultura pernambucana, especialmente nas cidades de Recife, Olinda e Nazaré da Mata, a dança mistura coreografias e teatro, acompanhada por músicos e dançarinos.

As figuras que representam essa dança folclórica são o rei, a rainha, a dama-de-honra da rainha, dama-de-honra do rei, príncipe, princesa, dama-de-honra do ministro, ministro, dama-de-honra do embaixador e embaixador etc. O Maracatu ainda conta com a figura do duque, duquesa, conde, condessa, quatro vassalos, quatro vassalas, três calungas, três damas-do-paço, porta-estandarte, escravo, figuras do tigre e do elefante, guarda coroa, corneteiro, baliza secretário, lanceiros, brasabundo, batuqueiros, caboclos e baianas.

O Maracatu tem um forte apelo religioso, mas com o passar do tempo as irmandades foram perdendo força e a manifestação passou a acontecer durante o Carnaval, principalmente em Recife.

[pic 1]

Carimbó

Uma das danças brasileiras que nasceu em Belém foi o Carimbó, nas regiões de Salgado, composta por Marapanim, Curuçá e Algodoal. No início, as músicas do carimbó eram tocadas em tambores, além do reco-reco, viola, ganzá, banjo, maracás e flauta.  Já nas décadas de 60 e 70 as guitarras elétricas foram incluídas nesse ritmo ganhando grande inspiração de outros ritmos como o merengue e a cúmbia. Com a expansão pelo Nordeste, ele entusiasmou o nascimento da lambada que logo depois se difundiu por todo país.

Durante as apresentações, os homens usam camisas e calças lisas, e as mulheres blusas que mostram os ombros além das saias rodadas. Na coreografia, os casais ficam em filas à medida que o homem se aproxima da mulher batendo palmas. Ao realizar passos de volteio, as mulheres jogam um lenço no chão para que seu par possa pegar como forma de respeito.

[pic 2]

Samba

O samba é uma das danças brasileiras de grande reconhecimento para a cultura do país. Seu início no Brasil se deu com a chegada dos negros. Intitulado como uma dança afro-baiana, o samba começou no país na região da Bahia, dançado pelos escravos nas senzalas. Essa manifestação artística estava associada a elementos religiosos que funcionavam como uma forma de comunicação ritual por meio da dança e da música. Outro estado brasileiro que iniciou a difusão desse ritmo foi o Rio de Janeiro. A dança era marcada pelo potente som da percussão, além das batidas com os pés. Com o tempo o samba foi crescendo e ganhando novos formatos a exemplos do samba-canção, samba de breque, samba-enredo, além de tantas outras derivações.

[pic 3]

Bumba Meu Boi

O Bumba Meu Boi é uma das danças brasileiras folclóricas mais famosas que mistura dança, música e teatro. Segundo alguns autores, a manifestação artística teve origem na cultura européia, já outros consideram que a dança sofreu influências africana e indígena. No Brasil, é tradição da região norte e região nordeste. É muito comum fantasias bem coloridas, como a figura do boi, por exemplo, feita de madeira, revestida por tecidos bordados, na forma de um touro. O homem que veste a fantasia do Bumba Meu Boi é chamado de "miolo do boi”.

O enredo da história do Bumba Meu Boi depende de região para região, com algumas alterações. A história que é representada através da dança e da cantoria sobre a mulher de um vaqueiro que está grávida e tem o desejo de comer a língua de um boi. O vaqueiro, pronto para atender a vontade de sua mulher, rouba o boi de um fazendeiro. Muito apegado ao boi, o fazendeiro movimenta outros personagens auxiliares na história na busca pelo seu animal. Na maioria das apresentações o boi morre, mas depois ressuscita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (305.7 Kb)   docx (252.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com