TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPACTOS DAS EMOÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO DURANTE AS ATIVIDADES REMOTAS

Por:   •  9/6/2021  •  Monografia  •  10.747 Palavras (43 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 43

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE LETRAS LICENCIATURA LÍNGUA PORTUGUESA,

LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS

MARINA TONIAL

OS IMPACTOS DAS EMOÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO DURANTE

AS ATIVIDADES REMOTAS

Balsas - MA

2021

MARINA TONIAL[pic 2]

OS IMPACTOS DAS EMOÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO DURANTE

AS ATIVIDADES REMOTAS

Monografia apresentada ao Curso de Letras Licenciatura Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade Estadual do Maranhão.

Orientadora: Professora Doutora Laira de Cássia Barros Ferreira Maldaner.

Balsas - MA

2021

[pic 3]

                             

Elaborado por Giselle Frazão Tavares - CRB 13/665

MARINA TONIAL[pic 4]

OS IMPACTOS DAS EMOÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO DURANTE

AS ATIVIDADES REMOTAS

Monografia apresentada ao Curso de Letras Licenciatura Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade Estadual do Maranhão.

Aprovado em:

BANCA EXAMINADORA

___________________________________________________________

Prof. Dra. Laira de Cássia Barros Ferreira Maldaner

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

(Orientadora)

__________________________________________________________

Prof. Dra. Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

__________________________________________________________

Prof. Me. Leonardo Mendes Bezerra

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DEDICATÓRIA[pic 5]

Dedico este trabalho especialmente a minha Orientadora Professora Doutora Laíra de Cássia Barros Ferreira Maldaner por acreditar no meu potencial para defender um tema tão importante e atual do dia a dia do ser humano.

AGRADECIMENTOS[pic 6]

Primeiramente agradeço a Deus por me dar o privilégio de fazer uma graduação em uma Universidade como a Uema.

A Deus por toda a força que me concedeu e por nunca me abandonar nesta jornada e por me fazer seguir em frente acreditando no meu potencial.

Em especial quero agradecer aos meus pais, João Batista Tonial Neto e Maria Luiza de Oliveira Tonial, por sempre estarem ao meu lado me incentivando nos meus objetivos e sonhos e por me fazerem saber que eles sempre serão o meu porto seguro e que eu nunca estarei sozinha enquanto eles existirem.

Agradeço aos meus irmãos, Maurício Tonial e Mariana Tonial Stohr por todo o carinho que me proporcionaram durante esta caminhada. Obrigada por sempre fazerem me sentir abraçada por vocês, mesmo cada um morando em uma região do país.

Agradeço ao meu filho Murilo Tonial Ferreira por ter chegado na minha vida e me mostrado o quão forte eu sou e nem imaginava. Obrigada por estar ao meu lado sempre. Você é a razão das minhas lutas diárias, sempre irei batalhar nessa vida para te dar o melhor que eu puder. Você é a razão da minha vida, do meu viver. Eu te amo sem medidas, meu amor por ti é infinito.

Agradeço a minha ex patroa Ana Paula Tontini Viana por ter me proporcionar a oportunidade de trabalhar na área da educação na Unidade Supera Balsas.

Agradeço também a minha amiga Jane Catarina Machado Delazeri por ter sido a primeira pessoa a me incentivar a fazer o curso de Letras da Uema. Obrigada por fazer parte deste sonho. Minha eterna gratidão.

Agradeço a minha orientadora professora doutora Laíra de Cássia Barros Ferreira Maldaner por ser tão maravilhosa em não desistir de mim. Obrigada pelo seu carinho desde sempre. Sou e sempre serei sua admiradora.

Aos professores do curso de Letras da Uema gratidão pelos ensinamentos, vocês são profissionais da qual eu me orgulho imensamente.

Gratidão a todos que contribuíram para que este sonho se tornasse realidade.

EPÍGRAFE[pic 7]

“Perceber o que as pessoas sentem sem que elas o digam constitui a essência da empatia”.

Daniel Goleman

RESUMO[pic 8]

O presente trabalho tem como tema os impactos das emoções no ambiente de trabalho durante as atividades remotas, é uma pesquisa qualitativa etnográfica feita na  Universidade Estadual do Maranhão - Campus Cesba e Balsas. responderam o questionários com 6 perguntas abertas 4 secretarias: A: 27 anos, B: 28 anos, C: 23 anos e D: 25 anos. percebeu-se no decorrer da pesquisa que as emoções estão presentes na rotina diária do ser humano e existe uma preocupação em ao lidar com o trabalho remoto, com isso,  quando se fala em emoções ou saber entender as emoções, é preciso pensar no processo de inteligência emocional para o trabalho remoto e que atenda os objetivos e os resultados. De acordo com as concepções dos autores e as respostas dos questionários, afirma-se que quando o ser humano não consegue controlar suas emoções e não tem inteligência emocional, o nível de stress aumenta, o corpo, a mente enfraquecem e o desempenho no trabalho diminui. Por fim, acredita-se que as emoções são temas reflexivos por estão diretamente relacionados as atividades diárias do ser humano, devem ser analisadas não somente nas atividades remotas ou em tempos de pandemia, pois, a produtividade e o bom desempenho no trabalho são peças chaves para o cumprimento de metas e objetivos em qualquer instituição de ensino ou empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (74.5 Kb)   pdf (437.8 Kb)   docx (177.4 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com