TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES REMOTAS PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO –ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  15/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.836 Palavras (12 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DE UBERABA

PEDAGOGIA

maria da silva

RA

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES REMOTAS PARA O

ESTÁGIO SUPERVISIONADO –ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Cidade- estado

2020

INTRODUÇÃO

O presente Relatório de Estágio em anos iniciais e tem por finalidade investigar as práticas pedagógicas existentes na escola em um momento delicado na qual a sociedade brasileira encontra-se em isolamento social desde o primeiro semestre do ano de 2020 e utilizando de novas tecnologias para cumprir a carga horaria das escolas, tal investigação será conduzida através do estágio e análise do PPP. Iremos apresentar seu Campo de atuação, que é muito importante para nós, futuros educadores saber e conhecer bem este campo que é tão amplo. A atuação do educador em espaços escolares tem sido modificado e se atrelado a novas tecnologias, pois como podemos observar que durante todo esse tempo fomos preparados com a finalidade de sermos profissionais para atuarem no setor educacional em diferentes funções desde sua criação.

As diretrizes de 2006 tomando à docência como base fundamental para a formação desse profissional, estabeleceu a atuação em classes de Educação Infantil, nos primeiros anos do Ensino Fundamental e no Curso Normal, porém não alertando para as demais áreas garantidas no artigo 64 da LDB.

O profissional em Pedagogia é amparado por lei, e passa a ter uma ampliação em sua atuação nos espaços escolares, podendo exercer funções de docente, administrador escolar, supervisor escolar, inspetor escolar e orientador educacional, além das áreas fora das paredes da escola. Podemos atuar em hospitais e empresas de modo geral, somos profissionais completos e preparados.

A escola deve, ter como prioridade o atendimento educacional a todas as crianças ainda que por meio de atendimento remoto, primeira etapa, com a finalidade de promover o seu desenvolvimento integral quanto aos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

2-No HISTÓRICO DA ESCOLA CAMPO

O Instituto Educacional Dulce Quintão localizado na Av. Eng. Humberto Tavares das Chagas, 168 - Jardim Pérola, -180.

Nome da escola: Instituto Educacional Dulce Quintão

Professor regente:

A turma de 1 C possui 12 alunos com idade entre 6 e 7 anos, a professora Maria José através de vídeo conferência executa suas aulas explicando a matéria e permitindo que cada aluno participe ativamente.

Com todos os procedimentos citados acima e embasados na legislação, a instituição educacional contribui efetivamente o trabalho com a educação de nossas crianças, futuros cidadãos dinâmicos, participativos e criativos para o melhor desenvolvimento e crescimento de nosso país.

Buscando através da democracia a participação de todos os segmentos: pais, alunos, professores, funcionários, direção e coordenação. Traçamos a curto, médio e em longo prazo, ações que serão constantemente avaliadas e aperfeiçoadas no decorrer do fazer pedagógico. Nossa preocupação enquanto Escola é atender todos os alunos com a mesma qualidade seja presencial ou online. A aprendizagem, a formação deste aluno que hoje tem um mundo informatizado, digital e que exige uma postura da escola em relação a ele de ser mais dinâmica, com professores capacitados em formar cidadãos preparados para enfrentar a competição em todos os campos. Os valores da escola estão centralizados na participação de todos, pois acreditamos que o trabalho em equipe contribui para o sucesso de cada um. Nosso compromisso é fazer com que o aluno adquira conhecimentos aliado a uma formação de valores éticos, morais, despertando a solidariedade e respeito às diversidades culturais, raciais, religiosas e política.

3-A Prática do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da Escola

O Projeto Político Pedagógico. é uma proposta flexível a ser concretizada nos projetos educacionais, planejados bimestralmente e/ou anualmente. Nela estão contidas as tendências pedagógicas utilizadas na educação infantil, bem como sistema de estimulação, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças. As metas aqui propostas efetivam-se em parceria com toda comunidade escolar e com real comprometimento de todos os profissionais que a elaboraram.

Fundamenta-se na construção de um conhecimento que não é pronto e acabado, mas que está em constante avaliação e reformulação de acordo com os avanços dos principais paradigmas educacionais da atualidade. Não é objetivo, tampouco desejo da escola. que esta Proposta seja um manual de ação pedagógica, entendemos que deva ser um instrumento a mais e um caminho aberto a ser enriquecido pela dinâmica da prática, tanto nos aspectos estruturais, como na metodologia.

* Definir ações educativas, a partir da visão de mundo, de sociedade e de ser humano;

* Oferecer condições necessárias para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais;

* Compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias;

* Possibilitar tanto a convivência entre crianças e adultos quanto a ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas;

* Promover a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância;

* Construir novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.

* Propiciar os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referência das turmas e à instituição;

* Proporcionar uma aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com