TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DANÇA NO ENSINO DE ARTES SEGUNDO O PLANO NACIONAL CURRICULAR

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 5

                        UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ [pic 1]

                                           CURSO DE PEDAGOGIA

A DANÇA NO ENSINO DE ARTES SEGUNDO O PLANO NACIONAL CURRICULAR

ILHÉUS

2018


A importância e a fundamentação das práticas escolhidas para relacionar a dança ao ensino de artes segundo os planos nacionais curriculares.

Trabalho apresentado pelas alunas Emanuelle, Nicolli, Marina, Telma, Luiza, Eliene e Rayne, para a disciplina Arte e Educação, pelo Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, ministrada pela professora Kátia Guerreiro.

                                                              Ilhéus

                                                                     2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 a dança para o desenvolvimento integrado        4

3 AS REPRESENTAÇÕES ESCOLHIDAS        6

REFERÊNCIAS        7


 INTRODUÇÃO

O objetivo da escrita desse trabalho é esclarecer e fundamentar a apresentação que realizamos em grupo sobre o ensino de dança de acordo com os planos curriculares nacionais. Passamos pela construção conjunta da apresentação começando pela escolha das representações a partir do que foi entendido como processo de desenvolvimento integrado proposto pelo ministério da educação para o ensino de artes.


A DANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRADO

          Compreendendo o desenvolvimento do fenômeno artístico como conteúdo curricular, é possível perceber o desdobramento prático do ideário de formação pedagógica em arte, que se deu, primeiramente, num princípio de livre expressão, cujo objetivo era valorizar as manifestações espontâneas visando o processo criador da criança, mas que em suas aplicações mecânicas acarretaram um estigma simplificador do que realmente seria o ensino de artes e banalizando as práticas artísticas escolares.

Contudo, no início da década de 70, os autores responsáveis pela crítica à idéia de livre expressão defenderam que o desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem e de exposição às questões que se apresentam às crianças como oportunidades de transformarem suas experiências num objeto material. Direcionando nessa perspectiva, surgiram muitas pesquisas investigativas a cerca dos conceitos básicos que fundamentam o fenômeno artístico dentro da sociedade, e, conseqüentemente, para a educação. Dentre essas pesquisas, o seguimento da arte como objeto de conhecimento, com seu caráter inovador e criativo, traz à luz uma nova ótica, superando as suposições dualistas que acreditavam que a ciência seria produto do pensamento racional e a arte pura sensibilidade. As maneiras artísticas e científicas que o ser humano desenvolve para apreender a realidade formam o acesso unificado ao conhecimento.  

No campo da educação, novos paradigmas que evitam a oposição entre arte e ciência favorecem a integração do que é chamado de aprendizagem racional e estética dos alunos, compondo o que se entende por desenvolvimento integrado que tem como ponto central o acesso ao conhecimento como um portal de maravilhosas descobertas de si e do mundo que circunda.

De acordo com essas etapas de integração cognitiva do mundo interno e externo, é fundamental pontuar a importância do processo de apropriação corporal de si e do universo exterior a si através dos movimentos que vivem todos os seres humanos.  O corporificar da criança se faz pelas atividades que elabora com seu próprio corpo para descobrir suas potencialidades à medida que descobre também o mundo a sua volta. Sendo assim, a ação física a primeira forma de experimentar e conhecer para a criança. Dessa forma, temos a dança como uma expressão artística que possibilita a apreensão do conhecimento pela articulação das ações físicas, com as percepções de espaço, peso e tempo para obter a compreensão da estrutura e do funcionamento do corpo resultando na integração dos conhecimentos racionais, que se encontram na dança como matéria cultural, simultaneamente como desenvolvimento pessoal e coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com