TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  16/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

CUIDAR

No sentido mais amplo de responsabilizar-se, acolher, amar, valorizar e respeitar a criança em relação a si própria e ao grupo, garantindo o sentimento de segurança e a construção de sua autoestima.

EDUCAR

Dentro do contexto social, ambiental e cultural da realidade dos nossos alunos. Despertar na criança, o desejo de aprender o mundo através das diversas experiências qualitativas que o educador lhe proporciona.

EDUCAÇÃO INFANTIL

Valores e princípios que fundamentam a escola e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, formam nosso Projeto Pedagógico. Entretanto, só poderemos permanecer atuantes se entendermos que a pedagogia é uma prática que requer permanentes reavaliações, baseadas nas experiências vividas no processo interativo com as crianças."Educar" numa idade tão delicada e de tantos cuidados é uma tarefa complexa que comporta enormes responsabilidades.

Crianças no primeiro ano de vida tem infinitas necessidades de sentirem-se imersas em uma rede de relações e solidariedade que seja para elas fonte de proteção de segurança e que saiba mostra-lhes amor, apegos e modelos de convivência social

O berçário e um local entre outros contextos que, além de prestar cuidados físicos, deve dar condições para o desenvolvimento cognitivo, simbólico, social e emocional da criança.

ESPAÇO

Planejado para desafiar a curiosidade e possibilitar descobertas e realizações. Seguro e estimulante para conviver, brincar, ensinar, aprender, trocar e crescer.

A escola é o espaço do aprendizado das competências necessárias à vida:

-INTELIGÊNCIA do fazer, do pensar, da ciência, da matemática...

-EMOÇÃO, afeto, alegria, amizade, encantamento, humanismo...

IDENTIDADE E AUTONOMIA

· Construção da identidade e da autoestima.

· Desenvolvimento da autonomia no convívio social.

Autonomia conquista-se no convívio e desenvolve-se em ambiente de cooperação, confiança e afeto.

MOVIMENTO

Motricidade ampla e específica

Lateralidade

Equilíbrio

Relação espacial

Conhecimento do corpo

NATUREZA E SOCIEDADE

Convivência social.

Conhecimento e interação com o meio ambiente: criar interesse, levar à observação, compreender e relatar o que foi observado.

LINGUAGEM ORAL (PORTUGUÊS E INGLÊS) E ESCRITA (PORTUGUÊS)

A linguagem oral expressa ideias e sentimentos. A oralidade bem construída permite o avanço na capacidade de justificar as próprias ideias de forma cada vez mais compreensível. Textos literários, tradição oral, contos, poesias, fábulas, textos de convenção (bilhetes, receitas, convites, cartões), textos informativos (jornal, legendas, registros) fazem parte da rotina da criança.

Estimular a criança a fazer uso da linguagem escrita de acordo com suas hipóteses de pensamento, aventurando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com