TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PINTURA NA ESCOLA

Por:   •  25/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.912 Palavras (12 Páginas)  •  984 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DA PINTURA NA ESCOLA

RESUMO

Com o principal objetivo neste projeto de trabalho a importância da pintura na escola é analisada e refletida em sua conceituação e seus fatores que beneficiam nas atividades propostas aos nossos alunos entrando em contato direto com o processo de ensino. Por milhões de anos a pintura significa representação e expressão. Expressa sentimentos, expressa ideias para o outro, expressa sensação de alegria, prazer, expressa uma experiência vivida ou sonhada futuramente. A pintura na prática educativa é importante para o desenvolvimento de nossos alunos seja na coordenação motora, agilidade, percepção espacial e ritmo como na atividade social a qual desenvolve psicologicamente autoestima e bem estar. Auxilia na individualidade, nas habilidades de resolver problemas, reduz ansiedade, desenvolve expectativas e é indicado para terapia com processo emocional. A conceituação de pintura se destaca na técnica de empregar a uma superfície pigmentos, cores, matizes, texturas ou tons. O termo pode ser usado de vários usos e significados em vários tipos de situações e momentos. A pintura faz parte da nossa vida e é importante para o desenvolvimento de nossos alunos serve expressar se para si e para o outro. No desenvolvimento escolar a pintura desenvolve criatividade, interagi com os colegas, se torna divertida e comunicativa. Esta metodologia educativa mistura cores, o ser em si e a educação como ato de brincar e ludicamente desenvolver o aluno como um todo.

Palavras-chave: Pintura, Educação, Desenvolvimento, Ensino e aprendizagem.

1 – INTRODUÇÃO

Desde a Pré – História os homens primitivos para simbolizar seus desejos e feitos se expressava através da pintura as quais Arqueólogos e Antropólogos extraíram de escavações que pintavam em rochedos e interiores das cavernas testemunhos da vida do homem deste tempo se tornando assim um documento histórico. Pinturas estas em policromia utilizando várias cores para representação.

Materiais estes retirados de seiva de plantas, sangue e gorduras de animais, ovos, e às vezes até os excrementos dos animais. Pinturas vibrantes que representavam a partir de observações e seus feitos durante a caçada a demonstrar e imitar a natureza.

Dentro desta realidade, afirmativa e expectativa de expressão e desenvolvimento do indivíduo através da pintura neste trabalho de projeto de estudo TCC pretendo analisar, refletir e investigar a importância da pintura na escola e no desenvolvimento dos nossos alunos.

Utilizando a pesquisa bibliográfica como proposta deste trabalho para enriquecer e embasar, buscar, comprovar, informar e conscientizar sobre a importância do tema escolhido.

Com embasamento teórico demonstrar a pintura como processo de desenvolvimento e autonomia do indivíduo onde que com seu contato e com sua experiência vivida através de atividades propostas estas escolares, sejam fatores a contribuição para a formação de si mesmo, de construção de sua personalidade e consciência.

A arte em sua complexidade de linguagens como a dança, música, teatro, literatura, fotografia, desenho, arquitetura e a pintura e outras formas no desenvolvimento dos nossos alunos são ferramentas significativas no processo seja cognitivo ou criativo, desenvolvendo compreensão de conhecimento do mundo, de si mesmo, do outro e de conteúdos que interagidos facilitam o conhecimento de outras áreas de estudo.

“O ensino da arte e o aprendizado por meio da arte nas escolas de ensino regular contribuem, portanto, para que a escola “proporcione condições para que seus alunos se tornem sujeitos do seu conhecer, na interação com seu meio ambiente, para agir e transformar continuamente sua realidade, pela sua inteligência”. (Prosser, 2003, pag. 10).

Nesta perspectiva a educação com qualidade e eficaz em suas metodologias e objetivos se torna desafiadora com o foco principal de integrar o ser humano como um todo, em todas as dimensões. Que possibilite a evolução do ser tanto pessoal como social expressando seus sentimentos, e emoções por ações.

“Estar no mundo sem fazer história, sem por ela ser feito, sem fazer cultura, sem “tratar” sua própria presença no mundo, sem sonhar, sem cantar, sem musicar, sem pintar, sem cuidar da terra, das águas, sem usar as mãos, sem esculpir, sem filosofar, sem pontos de vista sobre o mundo, sem fazer ciência ou tecnologia, sem assombro em face do mistério, sem aprender, sem ensinar, sem ideias de formação, sem politizar, não é possível.” (FREIRE, 1996 pg. 24)

Observaremos a pintura modalidade expressiva da arte como suma importância para o desenvolvimento para a criança. Vivenciando a experiência do fazer artístico a criança percebe e desenvolve seus processos internos desenvolvendo novas possibilidades e na elaboração dos processos criativos desenvolvendo seu nível de potencial.

A pintura um mundo de sentimentos, de cores, e imaginação e assim a criança expressa simbolizando em suas experiências o seu viver, seus desejos, seus anseios e medos.

Veremos a pintura como pratica lúdica sendo importante e primordial para a prática de estimulação que potencialize na criança a expressão com encanto e alegria e liberando assim sua criatividade e imaginação expondo seu eu interior e seu contato com o outro, suas emoções e pensamentos.

2 – DESENVOLVIMENTO

Com as primeiras civilizações consideradas da Pré – História, os homens primitivos manifestavam suas expressões, e sentimentos através de desenhos e pinturas feitas nos interiores de suas cavernas utilizando as paredes de pedras e em rochas. Não havia representação de escrita, mas produziam a arte expressando seus feitos através de desenhos, sinais, símbolos e sua pintura. Representava em seus desenhos e pinturas do seu dia a dia, sua caça, dança, natureza, alimentação, animais e pessoas que viviam nesta época, homens ou mulheres.

Representando suas experiências vividas, emoções, conquistas, e lutas desenhavam e pintavam as emocionantes caçadas, os rituais que mantinham suas crenças, a natureza ao redor, cenas do dia a dia como forma de expressão e comunicação.

Uma das formas do indivíduo a partir do seu conhecimento, do seu contato de expressar o domínio que se tem de se relacionar com o seu mundo, não só com a natureza e animais, mas consigo mesmo.

Utilizam para as pinturas saliva, fragmentos de rochas, sangue de animais, e fezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (159.1 Kb)   docx (224.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com