TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Moda e Albinismo

Por:   •  16/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.738 Palavras (11 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução: Apresentação do Cenário atual da moda articulado à inclusão social dentro do grupo a ser trabalhado. Elencar objetivo geral e objetivos específicos. Ambientar o leitor ao projeto

  1. Relações entre moda e inclusão social.

Uma pesquisa feita pelo IBGE em 2010, onde foram identificados quase 45,6 milhões de pessoas que tem algum tipo de deficiência. Onde normalmente não são atendidos pelo mundo da moda, por exemplo pessoas com deficiência físico ou mental. Principalmente na vida social, por exemplo os albinismos que seria o foco deste trabalho, trazendo uma nova oportunidade de inclusão e compra para este tipo de nicho que está de lado no mercado.

Lei Brasileira:

Art. 1º É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

Parágrafo único. Esta Lei tem como base a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, ratificados pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo nº 186, de 9 de julho de 2008 , em conformidade com o procedimento previsto no § 3º do art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil , em vigor para o Brasil, no plano jurídico externo, desde 31 de agosto de 2008, e promulgados pelo Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009 , data de início de sua vigência no plano interno.

  1. Análise de cenários do grupo de inclusão:

O termo albinismo decorre do latim albus, que significa branco, e que se trata de uma condição rara do indivíduo, que apresenta defeitos genéticos onde inibem ou reduzem a produção de melanina em seu organismo.

O albinismo é um desdobramento genético do tipo AA e Aa, onde se caracteriza pela ausência total ou parcial de uma enzima, que se chama tirosiane, se seria a síntese da melanina fica localizada no DNA, que se dá o pigmento da pele, cabelos, pelos e olhos, que ajuda a protetor contra raios ultravioleta do sol.

Com isso, que nasce com a esta falta completa ou parcial deste pigmento é considerado albino, afetando principalmente os olhos e a pele, onde não pode ter contando nenhum com o sol, possuem uma alta sensibilidade a ele. Seus olhos principalmente sofrem uma alteração significativa na visão precisando sempre estar com óculos escuros nos ambientes abertos ou fechados para se proteger da luz, junto com o protetor solar a cada 2 (duas) horas.

Os sintomas de uma pessoa que possui albinismo diferem de cada indivíduo, porem onde mais afeta é a visão que pode trazer o estrabismo, miopia, hipertrofia, fotobia, astigmatismo e nistagmo que são movimentos descontrolados dos olhos.

Tipos de albinos:

O ocular, onde afeta apenas os olhos: cutâneo, que afeta pela e cabelo; óculo-cutâneo, que afeta olhos, pele e o cabelo.

Como a maioria dos albinismos universais (óculo-cutâneo) sua herança autossômica recessiva (aa).

Herança autossômica porque não está ligada penas aos genes sexuais (X e Y). Herança recessiva porque a presença do gene que determina não tem efeito imediato sobre o fenótipo, sendo necessária na presença desse gene em duplicidade para que a característica manifestante (aa).

Sendo assim, uma pessoa não albina pode portar o gene do albinismo, caso tenha herdado dos pais. Porem se a pessoa é albina, é necessário que ela receba os genes do albinismo de ambos os pais.

Existem vários tipos de albinismos:

Albinismo Óculos-cultanes de Herança Autossômicas Recessiva

Onde existem vários tipos de albinismos com óculo cutâneo (AOC), os mais comuns deles é o Albinismo Tipo 1 que se dá o nome de Tirosinase Negativo e o Tipo 2 o Tirosinase positivo. Para diferenciar um ao outro, é feito um teste onde verifica a atividade da enzima tirosinase in vitro, o teste é realizado mergulhando um fio de cabelo da pessoa albina em tirosina e analisando depois o que ocorre com o bulbo capilar.  

Tirosinase Negativo

Para o teste dar negativo (Tirosinase Negativo), o resultado depois de ter mergulhado o fio de cabelo em tirosina, o bulbo não reage, mostrando assim, que não possuem sintetiza melanina. O que significa que esse tipo de albinismo se caracteriza pela ausência da enzima tirosinase, onde é responsável pela transformação da substância tirosina em melanina. Ou seja, o albino Tirosinase Negativo possui uma anomalia genética, de modo não que não consegue produzir as quantidades suficientes dessa enzima para promover a oxidação da tirosina e inicia o processo de formação da melanina.

Em resumo o individuo que possui o Tirosinase Negativo possui uma pele de coloração leitosa e cabelos cujo cor varia de branco a amarelo claro. E sua íris também é afetada, que geralmente é azulada, na retina causando problemas visuais.

Tirosinase Positivo

Para o teste dar positivo (Tirosinase Positivo), o resultado ocorre com a síntese de melanina no bulbo capilar, quando entra em contato com a solução de tirosina. O resultado deste teste, mostra que o indivíduo tem uma atividade normal das enzimas tirosinase em seu organismo, ou seja, ele produz a enzima normalmente, portanto, essa mutação genética pode e deve estar ligada ao transporte de substrato tirosina das células ou de quem produz alguma sustância inibidora.

Portanto, para que o albino tenha o resultado Tirosinase Positivo, ele apresenta pele e cabelos um pouco mais claros que o albino Tirosinase Negativo. A pele meio leitosa a creme e o cabelo geralmente é loiro claro. Também sofre com a pigmentação na íris causando sérios problemas na retina.

Amarelo Mutável

É quando o individuo nasce despigmentando e ao passar dos anos a pela e os cabelos vão adquirindo cor, deixando a pela por fim toda pigmentada e os cabelos com a coloração amarelo palha. Porém, o albinismo ocular continua.

Síndrome de Hermansky-Pudlak

Já este tipo de albinismo onde sua maior incidência é de pessoas de origem porto-riquenha, onde o óculo cutâneo está acompanhado de ditáse hemorrágica. Ela tem sua caracteriza pela hipopogmentação da pele, cabelos e olhos, que ocorre pelo acúmulo de pigmentação das células na medula óssea e de outros tecidos como sanguíneos, capilares, rins e nódulos linfáticos.

Síndrome de Cheliak-Higash

Os primeiros casos encontrados forma em Cuba, onde possuem maior incidência em pessoas de origem espanhola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com