TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

Por:   •  16/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Rafael Bortolon Arcas 2071168

Rafael de Jesus Vaz    2070609

Dourados - MS

2020

  1. INTRODUÇÃO

Para o exercício educativo não existe fronteira, ou seja, a educação pode estar presente nos mais diferentes ambientes. É nessa perspectiva que, a partir daqui, será dada ênfase aos espaços não escolares, os quais podem ser utilizados para fins educativos de diversas maneiras.

A) Ponto de partida – endereço completo.

O ponto de partida será o local onde residimos, no qual o endereço é Rua Claudio Goelzer, número 1550, apartamento 01, bloco 06, Condomínio Residencial Itamaraty, Parque Alvorada, cep 79823-352, Dourados-MS. Condomínio com 144 apartamentos, de vizinhança tranquila e agradável, condomínio simples, com boa segurança, e boa área social, com parquinho para as crianças, e grande área de gramado.

B) Ambientes escolares observados - relato das características

Aumentando um pouco mais o raio, do que o pedido no manual, tem a 600 metros da nossa residência, o Ceim Professora Zeli Da Silva Ramos, o qual ferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: Internet, Banda Larga, Parque Infantil, Refeitório, Sala de Leitura, Pátio Coberto, Pátio Descoberto, Área Verde e Alimentação. O local tem capacidade para atender 140 crianças, e atende a população do Jardim Monte Carlo e adjacências e atende crianças do Berçário I ao Maternal I (dados de referência - 2017)

O CEIM está localizado na Rua Coronel José Alves Marcondes, 600 - Jardim Monte Carlo, Dourados - MS, 79823-845.

Outra escola próxima da nossa residência é a Escola Municipal Aurora Pedroso De Camargo, que fica a 1.600 metros de nossa casa. A Escola Municipal Aurora Pedroso De Camargo oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: Internet, Banda Larga, Parque Infantil, Refeitório, Biblioteca, Quadra Esportiva, Quadra Esportiva Coberta, Laboratório de Informática, Sala de Leitura, Pátio Coberto, Área Verde, Sala do Professor e Alimentação. A Escola é muito bem avaliado pelos pais, alunos e funcionários da instituição, reflexo do comprometimento com um ensino de qualidade que a escola oferece.  A Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo, localizada à Rua:Amael Pompeu Filho,n° 360, no Bairro Parque Alvorada, no município de Dourados – MS, é mantida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação. Criada pelo Decreto n° 102, de 10/08/88 e alterada a sua denominação pelo Decreto n° 114/99, de 12/04/99, adequou a sua denominação de acordo com as exigências da LDB 9394/96. São objetivos desta Unidade Escolar:  I- desenvolver a educação e o ensino observando as diretrizes e normas emanadas da União e do Sistema Municipal de Ensino e consoante à realidade socioeconômica e cultural em que se inserem; II- proporcionar e incentivar a formação inicial, continuada e permanente dos profissionais da educação nela lotados; III- elaborar seu Projeto Pedagógico como expressão de sua identidade.  A escola tem a capacidade para atender 74 alunos na pré-escola, 408 alunos nos anos iniciais (1ª a 4ª série ou 1º ao 5º ano) e 210 alunos nos anos finais (5ª a 8ª série ou 6º ao 9º ano) e também 29 alunos na educação especial, segundo o censo escolar INEP, 2018.

C) Ambientes não escolares observados - relato das características.

Em volta do nosso condomínio, há vários outros condomínios com as mesmas características do nosso, com gramado, área social, e parquinho para as crianças, no qual apenas os moradores, e visitas dos moradores podem usufruir, alguns dos condomínios em volta são: Residencial Itamaracá, e Residencial Itabira, que são na mesma rua, Rua Cláudio Goelzer, número 1500, e na rua debaixo, Rua Arthur Frantz, os condomínios Itaju, e Itacolomi por exemplo, todos no Parque Alvorada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com