TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

Por:   •  14/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.645 Palavras (15 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

MARCELO KLIMKE BENTO

1771107

                                                BALNEÁRIO CAMBORIU

                                                               2020 .1          

                                                        SUMÁRIO

  1. Reflexão sobre os 13 textos ................................................................02

1.1 Educação? Educações: aprender com o índio .......................................02

1.2. O fax do Nirso ........................................................................................03

1.3. A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo) ....................04

1.4. Uma pescaria inesquecível ....................................................................05

1.5. A Folha Amassada .................................................................................06

1.6. A Lição dos Gansos ...............................................................................06

1.7. Assembleia na Carpintaria .....................................................................07

1.8. Colheres de Cabo Comprido ..................................................................08

1.9. Faça parte dos 5% .................................................................................08

1.10. O Homem e o Mundo ...........................................................................09

1.11. Professores Reflexivos .........................................................................10

1.12. Um Sonho Impossível ...........................................................................11

1.13. Pipocas da Vida ....................................................................................12

2.  Referências ...............................................................................................13

1. Relatório das reflexões sobre os 13 textos apresentados no livro-texto da disciplina de prática.

1.1 “Educação? Educações: aprender com o índio”.

Com base no primeiro texto, “Educação? Educações: aprender com o índio públicas, onde não só podemos mas também devemos efetuar ações de políticas públicas. Encontramos educação em qualquer ambiente. O texto embasa muito claramente que nos deparamos com educação pelo mundo inteiro, em diferentes tribos, em seus diferentes ritos, em diversos povos.

Os povos indígenas em sua essência, são gente como a gente, simples,  com hábitos um pouco diferenciados, porém, muitos foram aculturados pelos brancos ao decorrer dos séculos, perdendo assim sua pureza natural de vivência, exatamente por isso, acredito que sejam ingênuos e, infelizmente acabam sendo a minoria perante a sociedade, tendo menos visibilidade. Muitas vezes se sujeitam a escravidão indireta e diretamente apenas para ter um pedaço de terra. Vejo como relação entre diferentes nações e diferentes povos, como sendo a prórpia educação em si, a maneira de ensinar os costumes e hábitos para as gerações vindouras.

Aqui no Brasil por exemplo, possuímos uma variedade de educação, partindo do ponto de vista que cada estado, cada local escondido em nosso país pode exibir características diferenciadas de ensinar determinada conduta aos indivíduos pertencentes aquela sociedade local. Costumes e hábitos que podemos ensinar para nossos filhos, também é educação, afinal, o vocábulo “educação” possui um significado extremamente amplo.

Podemos e devemos fazer educação, e, assim como no texto, podemos dizer que a escola nem sempre é o local que mais encontramos educação. Muitas vezes as comunidades oferecem espaços com voluntários que ensinam com riqueza de detalhes as pessoas a se portarem como verdadeiros cidadãos de bem perante a sociedade, ou até mesmo ferecem cursos específicos, ou ambientes de arte, esportes, jogos físicos e digitais.

A escola mostra a ciência, as vertentes de estudos, as diversas opiniões, induz o aluno ao questionamento e à visualizar diferentemente postulando-se de maneira imparcial, onde sem dúvidas, obterá melhor desempenho a frente de qualquer situação problematizada. Guerreiros e burocratas necessitam de conhecimentos específicos para lidar com planejamentos estratégicos específicos em prol de um objetivo qualquer.

O cenário atual da educação é defasado e reflete como vencida, pois o distanciamento dos alunos é cada vez maior, exigindo estratégias dos educadores e gestao escolar. Nós educadores, temos o dever de mostrar para os alunos e para a sociedade local que podemos juntos conhecer a história, ciência, o novo, descobrir que através de questionamentos colhemos bons frutos a nível de descobertas adquirindo muita sabedoria.

Nosso papel na sociedade é extremamente importante como profissional da educação, unificando com diversos tipos de educação que temos em cada canto deste mundo, aplicado em cada uma das regiões, dos povos, das tribos. Podemos e devemos fazer educação a qualquer hora.

1.2 O fax do Nirso

O texto embasa uma sequencia de fax com um português escrito incorretamente, porém, consguimos entender perfeitamente o que pede. Isso não é culpa do mercado de trabalho, atruirei a culpa na própria pessoa, vejo que trabalhar e estudar é muito comum, muitos de nós passamos por isso e muitos tem a oportunidade estudar e não aproveitam, pois não gostam de estudar. Muita gente gosta de estudar mas nao tem oportunidade. Estes que não possuem oportunidade, hoje podem contar com as escolas supletivas, educação de jovens e adultos, onde oferecem uma gama de opções.

Nós professores, devemos acoplar aos nossos planejamentos um conteúdo diferenciado no que diz respeito ao mercado de trabalho, afinal, os alunos terão que lidar com currículo, entrevistas e muito mais, onde tudo começa pela postura. Os alunos adoram quando introduzimos este tipo de assunto nas aulas. “Eu por exemplo quando leciono sobre currículo, faço uma comparação de uma pessoa que possui experiência com museu, porém está desempregada” ou “uma pessoa sem experiência que gostaria de atudar em uma biblioteca”... Utilizo inúmeros exemplos e percebo que consigo prender bastante a atenção deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (357.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com